O humilde USB percorreu um longo caminho ao longo dos anos. De um padrão um tanto pesado e lento até a porta rápida e reversível que é hoje.
O USB, ou Universal Serial Bus, é útil por várias razões - para transferir dados entre dispositivos para carregar o telefone, quase todos os smartphones e computadores modernos - além do iPhone, é claro, fazem uso do padrão brilhante. Mas de onde veio o USB? Aqui está um histórico e uma visão geral do USB.
USB 1.0
Links Rápidos
- USB 1.0
- USB 2.0
- USB 3.0
- Conectores USB
- USB-A
- MicroUSB A
- USB-B
- MicroUSB B
- USB Mini-b
- USB-C
- USB-A
- Conclusões
O primeiro padrão USB foi lançado no final de 1995 e oferece uma taxa de transferência de até 12 megabits por segundo. O 1.0, no entanto, teve vida curta - logo foi substituído pelo USB 1.1, que não apenas usava esses 12 megabits completos, mas também era capaz de operar em 1, 5 megabits muito menores - perfeito para dispositivos com largura de banda menor. Na época, no entanto, o USB não era muito conhecido, e o iMac G3 foi o primeiro dispositivo voltado para o consumidor a se livrar de portas antigas em favor do USB 1.1 em 1998. Esse foi um grande passo e catapultou o USB para o USB. os olhos do público. De fato, em breve também seria usado em outros computadores.
Obviamente, o USB 2.0 é o que realmente roubou o show.
USB 2.0
USB-C
O USB 2.0 foi lançado no ano de 2000, apenas cerca de quatro anos após seu antecessor. O novo padrão, no entanto, era muito mais rápido e útil do que o irmão mais velho, elevando a transferência de 12 megabits por segundo de dados a 480 megabits por segundo. Após um ano de seu lançamento, o USB 2.0 tornou-se um padrão oficial, quando começou a estar presente em computadores em todo o mundo, independentemente da marca. Além de oferecer 480 megabits completos por segundo, o USB 2.0 também era capaz de rodar a 12 megabits por segundo e 1, 5 megabits por segundo, o que era perfeito para dispositivos de baixa largura de banda, como mouses.
Outro recurso interessante que o USB 2.0 trouxe foi o plug and play para dispositivos multimídia e armazenamento externo, e trouxe suporte de energia - que é o que permite que os dispositivos sejam carregados via USB.
USB 3.0
Embora o USB 2.0 tenha demorado apenas quatro anos para ser lançado após o USB 1.0, o dobro do USB 3.0 - o USB 3.0 foi lançado em novembro de 2008, e definiu um novo modo de transferência SuperSpeed - que permitia velocidades de transferência de dados de até a 4, 8 gigabits por segundo - embora na vida real essa velocidade seja mais semelhante a 4 gigabits por segundo.
Cinco anos após o lançamento do USB 3.0 em 2008, o USB 3.1 foi lançado em 2013, o que elevou o padrão USB a enormes 10 gigabits por segundo, compatível com versões anteriores do USB 3.0 e do USB 2.0.
Conectores USB
Obviamente, enquanto o padrão USB define a velocidade do USB, às vezes é fácil confundir essas velocidades padrão com os tipos de conectores USB. Na realidade, quase qualquer conector pode ser usado com quase qualquer padrão - no entanto, geralmente, conectores mais novos são usados com padrões mais novos. Aqui está uma rápida descrição dos tipos comuns de conectores USB.
USB-A
USB-A
O USB-A é o conector USB clássico que todos conhecemos e amamos, embora o USB-C esteja assumindo o padrão - o que é bom, considerando o fato de que o USB-C é reversível e, portanto, muito mais conveniente. O USB-A é usado desde o USB 1.0 e geralmente é encontrado em computadores e hubs.
MicroUSB A
O MicroUSB A é relativamente incomum como conector, embora possa ser encontrado em alguns telefones e GPS '. o tamanho do conector é menor que o USB-B, mas ainda suporta velocidades de transferência de dados de até 480 megabits por segundo.
USB-B
USB-B é o estilo de USB projetado para uso em dispositivos periféricos USB - e é por isso que você o encontra em muitos equipamentos que não são de computador. Este conector tem uma forma quadrada, com cantos levemente chanfrados.
MicroUSB B
O MicroUSB B é a forma mais comum de MicroUSB e é encontrado em quase todos os smartphones (exceto o iPhone) dos últimos 5 anos. Agora, o USB-C está assumindo o controle, mas você provavelmente ainda tem pelo menos um cabo MicroUSB B flutuando.
USB Mini-b
O USB Mini-b é comum em câmeras digitais e possui um conector miniaturizado em comparação com outras formas de USB - tornando-o perfeito para dispositivos que possuem apenas muito espaço para oferecer. Este conector possui cinco pinos, no entanto, também há uma versão do USB Mini-b com quatro pinos.
USB-C
O USB-C existe há cerca de um ano nos dispositivos de consumo e apresenta um design reversível - ou simétrico. Qualquer extremidade de um cabo USB-C pode ser conectada a qualquer dispositivo USB-C, e o conector é capaz de transportar todos os padrões USB-C - embora geralmente seja emparelhado com USB 3.0 e USB 3.1.
Conclusões
O USB percorreu um longo caminho e provavelmente ainda um longo caminho - veremos mais padrões e conectores USB à medida que o tempo passa. Felizmente, eles serão agradáveis e fáceis de acompanhar!