O Google tem uma grande participação na tecnologia do consumidor, na Internet e no setor de tecnologia como um todo. Como uma das maiores empresas do mundo, a influência do Google é abrangente, mas muitas pessoas ficam sem aprender a história do que agora é uma potência reconhecida internacionalmente.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Google Chrome
Para aqueles que não conhecem, ou que gostariam de ter mais detalhes … fique por aqui! (Nota do autor: este artigo foi escrito em meados de agosto de 2016 e abrange principalmente os marcos anteriores do Google.)
Os Fundadores e o Backrub
Como muitas histórias de sucesso, esta começa na Universidade de Stanford, com Larry Page e Sergey Brin. Page e Brin tornam-se amigos rápidos e, em 1996, criam e lançam um serviço chamado "BackRub", um dos primeiros mecanismos de pesquisa eficazes de todos os tempos e o pai espiritual do Google, o mecanismo de pesquisa.
Devido à sua popularidade, o Backrub rapidamente supera os servidores de Stanford, por isso Page e Brin decidem comprar o domínio Google.com e começar a mudar seu serviço para outro lugar.
Nascimento do Google e crescimento inicial
Em 1998, o Google como o conhecemos hoje é lançado como um mecanismo de pesquisa e como uma empresa. Graças a uma doação de um co-fundador da Sun Microsystems (uma importante empresa nos primeiros dias do Vale do Silício que um dia se fundiria com a Oracle), os dois fundadores do Google podem se tornar uma empresa oficial e começar a trabalhar em seus primeiros escritório: a garagem de Susan Wojcicki. Mais tarde, Wojcicki iria ajudar a desenvolver o negócio de publicidade do Google e gerenciar a aquisição do YouTube em 2006, mas por enquanto ela era apenas uma amiga dos dois.
Em 1999, o Google inicia sua expansão, passando para dois novos locais ao longo do ano, adquirindo US $ 25 milhões em financiamento e até contratando um chef dedicado para seus negócios. No entanto, o crescimento do Google começa a ficar exponencial com a virada do século: a partir de 2000, eles expandem para quatorze novos idiomas e abrem um novo escritório em Nova York.
E esse é importante, eles lançam o Google AdWords e a Barra de Ferramentas Google no final desse ano.
AdWords, AdSense e expansão em massa
O trabalho de Susan Wojcicki no lado da publicidade do Google começa com o AdWords, que permite que anunciantes e proprietários de sites utilizem o mecanismo de pesquisa e a infraestrutura de publicidade do Google. Em dezembro de 2000, a Barra de Ferramentas Google é lançada e é compatível com a maioria dos principais navegadores, permitindo que as pessoas usem a pesquisa do Google de qualquer lugar da Web: isso um dia se tornaria um recurso básico em todos os navegadores.
Em 2002, o Google Notícias e o Froogle (Google Shopping) lançam um sucesso decente. O AdWords é reformulado mais uma vez neste ano, mas o AdSense será lançado no próximo ano, em 2003, expandindo ainda mais a influência do Google na publicidade na web.
Durante esse período de três anos, de 2000 a 2003, o Google estabeleceu suas bases em publicidade na web (a principal fonte de sua receita) e em vários serviços da web. Seus maiores nomes, no entanto, ainda não aparecem…
Gmail, Mapas, Celular e YouTube
2004 é um ano importante para o Google. O Gmail é lançado e desfruta de sucesso em massa como rival do Hotmail, enquanto as raízes do Google Maps e do Google Earth são plantadas. Em particular, o Google Local fornece mapas e direções locais, enquanto o Google adquire a Keyhole, cuja tecnologia dará origem ao Google Earth no futuro.
Em 2005, o Maps é lançado. Em abril, o Maps chega a dispositivos móveis e o primeiro vídeo do YouTube é carregado. A presença móvel do Google começa a se expandir à medida que a Mobile Web Search também é lançada. Junho ocorre o lançamento adequado da Terra e o lançamento da API do Google Maps, permitindo que o Google Maps seja usado por outros sites e serviços.
O crescimento do Google continua de 2005 a 2007, com novos sites e serviços aparecendo todos os meses, incluindo itens básicos como Google Talk, Google Analytics, Google Translate, Google Translate, Google Documents e Street View, além do Google Maps. No final de 2007, a próxima grande novidade do Google (embora eles provavelmente não soubessem na época) é anunciada: Android.
Android, Chrome e dispositivos
2008 é o anfitrião de muitos marcos para o Google, mas os verdadeiros destaques desse ano vêm em setembro. O T-Mobile G1 é anunciado como o primeiro telefone usando Android, enquanto o Chrome é lançado no mesmo mês. O Android cresceria para se tornar o sistema operacional móvel mais popular por participação de mercado (a partir de 2016), enquanto o Chrome se tornaria o maior navegador por participação de mercado.
Em 2009, o Chrome OS inicia o desenvolvimento. Mais tarde, isso geraria os Chromebooks. No início de 2010, o Google introduz o Nexus One, o primeiro dispositivo do Google Nexus. Com o Nexus e o Chrome OS, o Google marca sua passagem de um negócio puramente baseado em serviços para um que realmente cria e fabrica seus próprios produtos em eletrônicos de consumo. Este é um grande passo adiante para eles e nos leva ao que eles fizeram recentemente.
Fibra, vidro e hoje
Finalmente, vamos falar sobre os recentes avanços do Google. Em abril de 2010, o Google Fiber é anunciado. Em novembro de 2011, é lançado em Kansas City. O Google Fiber ganha notoriedade por oferecer velocidades de Internet de gigabit a um preço mais baixo, sendo uma pechincha muito maior do que a maioria dos ISPs nos Estados Unidos na época.
Em 2012, o Google Glass - um par de óculos que utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada antes da atual moda da Realidade Virtual - chega ao mercado e recebe muita atenção. Embora Glass mais tarde tenha desaparecido relativamente silenciosamente, isso desencadeou a conversa em computadores / tecnologias que usavam dispositivos que levaram a coisas como o smartwatch. Também demonstrou o tempo que o Google está disposto a experimentar no que há de mais avançado em tecnologia.
Atualmente, o Google comercializa em todas as extremidades da tecnologia. Como um provedor de serviços com seus serviços da Web, como um fabricante de dispositivos com seus dispositivos Chromebooks e Nexus, como um provedor de TI corporativo com o pacote Google Apps e até como uma empresa que explora a nova frente de IoT e dispositivos domésticos inteligentes.
A história do Google mostrou que eles estão sempre dispostos a experimentar e expandir - isso os levou a se tornarem o gigante maciço que são agora.
E, pensando: tudo começou com dois estudantes universitários e um simples mecanismo de busca.