Enquanto os clientes da Apple ainda aguardam o lançamento oficial, algumas informações de preços do novo Mac Pro começaram a vazar por meio das equipes de negócios da empresa. O MacRumors informou na sexta-feira que muitos dos clientes corporativos da Apple receberam cotações de preço para configurações personalizadas do novo carro-chefe da empresa, o Mac, com configurações de ponta chegando a US $ 10.000.
Os relatórios são notáveis porque representam o primeiro vislumbre de quanto custará as configurações mais sofisticadas do Mac Pro. Depois de anunciar o produto na WWDC em junho, a Apple até agora revelou apenas o preço de dois modelos básicos em seu site: um sistema quad-core por US $ 2.999 e um sistema de seis núcleos por US $ 3.999. No entanto, esses modelos apresentam relativamente pouca RAM para um sistema de classe de estação de trabalho e uma pequena unidade de sistema principal de 256 GB. A Apple oferecerá até uma CPU de 12 núcleos, duas GPUs FirePro D700, 64 GB de RAM e 1 TB de armazenamento flash baseado em PCIe, mas oficialmente não forneceu nenhuma orientação sobre os preços dessas atualizações.
De acordo com relatos de clientes, no entanto, os compradores de Mac Pro podem esperar que essas atualizações afetem fortemente seus orçamentos. O MacRumors faz referência a vários modelos, embora garanta que esses preços podem incluir pequenos descontos para clientes comerciais e que os preços de varejo para configurações comparáveis serão um pouco mais altos.
- CPU de 12 núcleos / 1 TB SSD / 64 GB de RAM / D700 GPU: $ 9.700 CAD
- CPU de 8 núcleos / SSD de 512 GB / RAM de 64 GB / GPU D700: $ 7.700 CAD
- CPU de 6 núcleos / 512 GB de SSD / 32 GB de RAM / GPU D500: US $ 4.500
Embora os modelos low-end apresentem preços relativamente razoáveis, a maior parte do mercado se concentrará nos high-end. Isso se deve à decisão da Apple de utilizar apenas uma única CPU no novo design do Mac Pro. Embora essas soluções de chip único ofereçam melhor desempenho em aplicativos de thread único, graças aos avanços na arquitetura de CPU da Intel nos últimos quatro anos, para aplicativos tradicionais de multitarefa, os clientes precisarão adquirir um modelo de 8 ou 12 núcleos para poder veja ganhos de desempenho em relação aos modelos Mac Pro de saída.
A avaliação acima é revertida para novos fluxos de trabalho baseados fortemente no OpenCL, o padrão de computação que permite que os aplicativos aproveitem os recursos da GPU de um sistema para tarefas de processamento paralelo. A inclusão de duas GPUs FirePro em todos os Mac Pro significa que mesmo o modelo mais baixo superará amplamente qualquer outro Mac em certos aplicativos que foram escritos para aproveitar significativamente o OpenCL. Embora a Apple tenha prometido que sua linha de aplicativos profissionais, especialmente o Final Cut Pro X, esteja sendo reescrita para fazer isso, muitas outras empresas de software profissional ainda não estão de acordo com a transição, tornando imprudente a compra de um novo Mac Pro para alguns clientes. .
Com as cotações de preços chegando nas mãos de clientes selecionados, ainda não há informações sobre quando o Mac Pro será lançado oficialmente. A Apple prometeu a data de lançamento de "dezembro" em seu evento para iPad em outubro e, com a próxima semana, a última oportunidade de lançar o produto antes das férias de Natal, muitos especulam que nesta segunda-feira, dia 16, poderá ver a introdução de pelo menos pré-vendas on-line. -ordens. Caso o suprimento não esteja pronto para um lançamento completo no varejo, a Apple pode optar por enviar um pequeno número de unidades no final do mês, enquanto aguarda até o início de 2014 por uma disponibilidade mais ampla.