Anonim

O seu computador está superaquecendo? Às vezes pode ser difícil dizer, mas se ficar ruim o suficiente, há alguns sinais sérios que podem indicar que algo está errado. Por exemplo, você pode experimentar lentidão ou talvez até reinicializações ou desligamentos frequentes. Como você já deve saber, o calor é tão perigoso para o computador quanto a poeira ou fiapos. Se o computador estiver muito quente, você poderá começar a sentir sintomas estranhos, como algumas das situações mencionadas acima. Todos os computadores têm um sistema de refrigeração para manter as coisas em uma temperatura ideal, mas se esse sistema estiver com falha ou um componente estiver com problemas, você poderá começar a perceber os sintomas de superaquecimento dos componentes.

, mostraremos os sinais de um computador superaquecido, bem como suas opções para solucionar problemas e, esperamos, corrigir o problema.

Advertências

Links Rápidos

    • Advertências
  • Solução de problemas
    • Superaquecimento do processador
    • Superaquecimento da fonte de alimentação
    • Superaquecimento da placa de vídeo
    • Superaquecimento do disco rígido
    • Problemas de ventilação
  • Pressão de ar positiva e negativa
    • Como sei se tenho pressão de ar positiva ou negativa?
    • Encerramento

Não tem certeza se seu computador está superaquecendo ou não? Na verdade, existem alguns sinais que podem indicar que o computador está sofrendo muito calor. Listamos a maioria deles abaixo.

  1. Sons anormais dos ventiladores: na maioria dos computadores, os ventiladores são o principal sistema de resfriamento para impedir o superaquecimento dos componentes. Normalmente, você possui um ventilador para sua fonte de alimentação e um para o processador, dois componentes que produzem mais calor. Às vezes, uma placa de vídeo também possui seu próprio ventilador dedicado. Se algum desses ventiladores falhar (pare de funcionar completamente, não está funcionando corretamente), pode permitir que um componente fique muito quente e, portanto, comece a superaquecer o computador, causando alguns problemas frustrantes.
  2. BSOD: Se o seu computador está sofrendo de um problema de superaquecimento, algumas vezes ele aparece em uma tela azul. Estamos todos familiarizados com aquela tela azul nervosa da morte. Por exemplo, se você ligar o computador, ele poderá começar a ser inicializado corretamente, mas eventualmente a tela azul ficará muito quente. Na maioria dos casos, isso geralmente coincide com uma falha no ventilador de refrigeração.
  3. Reinicializações ou desligamentos freqüentes: segue alguns dos sentimentos acima. Se o computador estiver superaquecendo, você verá reinicializações automáticas frequentes. Às vezes, o computador é desligado completamente e não liga até esfriar.
  4. Altas temperaturas: O mais óbvio de todos os sinais de alerta são as altas temperaturas dos componentes. Geralmente, você pode monitorar e medir a qualidade dos componentes com software de terceiros confiável (veremos mais detalhes na seção Solução de problemas).
  5. A caixa do computador está quente: um computador com refrigeração adequada quase nunca fica quente ao toque. Se o seu computador ou laptop for assim, há um bom sinal de que seu processador está superaquecendo.

Solução de problemas

A solução de problemas de um componente de superaquecimento é um pouco mais complicada do que a solução de problemas de componentes específicos. Isso ocorre porque existem muitas partes que podem superaquecer. Os principais são o processador, placa gráfica e fonte de alimentação. Vale a pena notar que os discos rígidos também podem superaquecer, mas isso é muito menos comum do que esses três componentes principais.

Com isso em mente, você encontrará uma seção para solucionar problemas de componentes específicos: CPU, fonte de alimentação, placa de vídeo e disco rígido. Seguindo todas as etapas listadas abaixo, você poderá encontrar rápida e facilmente a fonte do seu problema de superaquecimento.

Superaquecimento do processador

Para descobrir se está superaquecendo o processador, sinais geralmente óbvios são reinicializações constantes, desligamentos e, às vezes, até travamentos ou mensagens de erro. O sinal mais óbvio de um processador de superaquecimento é ver se ele realmente está superaquecendo. Você deve descobrir quais são as temperaturas "normais" recomendadas para o seu processador. Em seguida, baixe uma ferramenta como CPU-Z ou Speccy que pode monitorar a temperatura do seu processador. É claro que existem muitas outras ferramentas de monitoramento de temperatura disponíveis também.

Por fim, verifique as temperaturas recomendadas pelo fabricante em relação ao que você está vendo com Speccy ou CPU-Z. Se você não estiver obtendo bons resultados, pode ser necessário reaplicar a pasta térmica, pois ela pode quebrar e se tornar ineficaz; portanto, pode ser necessário reaplicar em alguns pontos. Se isso não funcionar, pode ser necessário um novo processador para corrigir o problema de superaquecimento. Se você não tem a opção de usar Speccy ou CPU-Z, também pode encontrar temperaturas do processador nas configurações de BIOS do seu computador. Vale a pena notar que um processador de superaquecimento pode resultar em eficiência e velocidade operacionais reduzidas. No pior cenário absoluto, o superaquecimento pode danificar o processador, embora isso exija algumas temperaturas seriamente fora do padrão.

A última coisa que você pode fazer para procurar um problema no processador são os testes POST. Se você inicializar o computador e ouvir 5 bipes curtos, isso indica um problema no seu processador, o que significa que ele desapareceu e precisa ser substituído.

Superaquecimento da fonte de alimentação

Uma fonte de alimentação pode superaquecer por vários motivos. Primeiro, você pode não estar recebendo circulação de ar suficiente (consulte o problema da circulação de ar para tentar corrigir isso). Também é possível que o ventilador / dissipador de calor da fonte de alimentação esteja entupido. Se você não limpá-lo por um tempo, é melhor fazê-lo completamente agora. Dependendo de quantos anos de poeira, partículas e até pêlos de animais são coletados, isso pode levar algum tempo. No entanto, a menos que você saiba o que está fazendo, não tente abrir a fonte de alimentação para limpar completamente o ventilador, pois pode correr risco de choque elétrico ou pior. Em vez disso, use uma lata de ar comprimido para limpá-la da melhor maneira possível. Certifique-se de desligar o computador antes de limpá-lo.

Se isso não funcionar, outro motivo pelo qual a fonte de alimentação pode estar superaquecendo é porque o computador precisa de mais potência do que a fonte de alimentação pode fornecer. Não apenas isso, mas fontes de alimentação fora da marca (e até algumas marcas respeitáveis) podem ser classificadas para temperaturas razoavelmente baixas. Com isso em mente, se o seu PSU começar a operar com algo muito maior do que o esperado, pode ser prejudicial.

Muitas fontes de alimentação simplesmente atingem o fim da vida útil e precisam ser substituídas. As unidades mais baratas geralmente precisam ser substituídas mais rapidamente do que as marcas respeitáveis. Com isso em mente, faça sua pesquisa e compre uma fonte de alimentação de um bom OEM com uma excelente reputação - você nos agradecerá mais tarde.

Superaquecimento da placa de vídeo

Uma placa de vídeo pode superaquecer com bastante facilidade se algo estiver com defeito ou se não estiver sendo resfriado corretamente. Se uma GPU estiver superaquecendo, geralmente você experimentará uma redução no desempenho e na estabilidade. Às vezes, o computador exibirá a tela azul ou fará uma reinicialização forçada. Outras vezes, o PC trava completamente, exigindo uma redefinição manual.

Geralmente, se o seu computador está congelando durante a inicialização, isso pode ser um problema com o superaquecimento do processador em vez da GPU. Agora, se o seu computador estiver reiniciando ou travando apenas quando você iniciar algo com intensos efeitos visuais (por exemplo, um videogame, filme ou qualquer tipo de mídia), isso pode indicar que o GPU é o problema.

Em alguns casos, o ventilador para de funcionar completamente. Isso, ou pode estar entupido de poeira e precisa ser limpo. Se não estiver funcionando corretamente e você não puder consertá-lo removendo poeira ou fiapos (com uma lata de ar comprimido), é quase sempre melhor substituir o ventilador, se possível. Reparar nem sempre é o melhor caminho a percorrer, pois provavelmente falhará mais rápido do que apenas substituí-lo.

Você pode verificar as temperaturas específicas da placa de vídeo baixando software de terceiros como o GPU-Z. Vá para a documentação do fabricante da sua placa para descobrir quais são as temperaturas adequadas para a placa de vídeo. Se eles são exorbitantemente altos e você não pode consertá-lo substituindo o ventilador ou reaplicando a pasta térmica, será necessário substituir sua placa de vídeo. Certifique-se de consultar nosso guia sobre falha na placa de vídeo para outros possíveis sistemas de uma placa gráfica com falha.

Antes de prosseguir e substituir a placa de vídeo, verifique se não está enfrentando um problema de refrigeração em todo o sistema. Por exemplo, veja a que temperatura sua CPU chega em comparação com a placa de vídeo antes de travar.

Superaquecimento do disco rígido

Você sabia que seu disco rígido pode superaquecer? Sim! É totalmente possível. Isso pode acontecer com frequência se o computador estiver em uma sala com temperatura alta. A melhor maneira de evitá-lo é mover o PC para uma sala mais fria ou aproveitar ventiladores de teto, ventiladores oscilantes e outras opções para essa sala específica. Fora isso, consulte a seção de problemas de ventilação abaixo para corrigir problemas específicos com poeira, fiapos e ventilação inadequada.

Em alguns casos, os discos rígidos simplesmente atingem o fim da vida útil e precisam de uma substituição.

No entanto, muitos problemas de superaquecimento do disco rígido estão relacionados à ventilação inadequada. Portanto, seguindo as etapas abaixo, isso deve corrigir o problema. Caso contrário, você pode ter outro problema no disco rígido. Confira nosso guia de falhas do disco rígido para obter etapas completas para diagnosticar o componente.

Problemas de ventilação

Problemas de ventilação são o problema mais comum de superaquecimento. Se um computador não for ventilado adequadamente, o calor não poderá escapar adequadamente, mantendo-o preso dentro do gabinete, fazendo com que os componentes fiquem mais quentes do que o normal. Nesse caso, você geralmente não precisará substituir nenhum componente, a menos que descubra que alguns de seus fãs pararam de funcionar corretamente.

Assim, fixar a ventilação é tão simples quanto limpar toda a poeira e fiapos do seu gabinete. Não use o aspirador para limpar seu PC. Pode gerar eletricidade estática e, finalmente, fritar seu sistema. Para limpar o seu PC, use ar comprimido - geralmente você pode encontrar latas dessas por um preço baixo na loja local. Esta é a melhor maneira de fazer isso. Se você achar que precisa limpar mais alguns componentes e ventiladores, use um pano e um pouco de álcool isopropílico a 99%.

Você também vai querer ver se há algo mais que possa ser feito para criar uma melhor ventilação, como organizar melhor os fios ou criar pressão de ar positiva ou negativa.

Pressão de ar positiva e negativa

Não existem muitas maneiras de impedir a entrada de poeira no seu PC. O pó, inimigo de equipamentos eletrônicos como esse, sempre parece acabar onde não é desejado. Dito isto, limpar regularmente o seu PC com ar comprimido ou outro método é quase necessário para manter seus componentes funcionando corretamente. Se você fuma ou tem animais de estimação, eu recomendo que você limpe esse caso com muito mais frequência, pois isso só piora a bagunça.

Você tem uma opção de manter uma boa quantidade de poeira, no entanto. E isso é com pressão de ar positiva. A pressão positiva do ar é para pessoas que desejam manter seus estojos o mais limpos possível. Em poucas palavras, significa que mais ar de entrada está sendo forçado para dentro da caixa do computador do que o que está sendo esgotado. Se houver mais ar entrando no gabinete do que o que está saindo , você criou um ambiente de pressão positiva do ar.

Então o que isso significa exatamente? Em termos leigos, com um ambiente de pressão positiva do ar, você terá pouca ou nenhuma poeira em todas as áreas, exceto nos ventiladores. Isso ocorre porque todo o ar extra no gabinete está sendo empurrado para fora através de todos os pequenos orifícios e rachaduras no gabinete. Os fãs ainda precisarão ser limpos ocasionalmente, é claro. Mas você pode esperar ter um ambiente geral menos empoeirado. Você também pode ter o benefício de obter alguns efeitos extras de resfriamento, pois possui mais ar frio no próprio gabinete. Mas há alguns argumentos que dizem que a densidade do ar não é suficiente para proporcionar uma grande participação, pois é apenas uma mudança minúscula nas temperaturas reais.

A pressão negativa do ar é, obviamente, exatamente o oposto da pressão positiva do ar. Portanto, se você tiver mais pressão de ar que está sendo exaurida do que absorvida, terá pressão de ar negativa. Isso causará um acúmulo de poeira maior, já que os ventiladores aspiram ar a cada pequena abertura. Isso também significa que o pó é proveniente de qualquer abertura possível e, por fim, cria um maior acúmulo de pó.

Tem sido muito debatido se a pressão do ar positiva ou negativa é melhor. Mas parece que você está melhor com um ambiente de pressão de ar levemente positivo, mantendo as coisas um pouco mais frias e tendo que lidar com menos poeira.

Como sei se tenho pressão de ar positiva ou negativa?

É bem fácil dizer, na verdade. Para um ambiente com pressão de ar positiva, você precisará de mais ventiladores do que ventiladores de exaustão. Portanto, se você tivesse duas ventoinhas de admissão e uma ventoinha de exaustão, criaria um ambiente de pressão de ar positivo (isso pressupõe que os dois tipos de ventoinhas sejam do mesmo tamanho). Da mesma forma, para um ambiente com pressão de ar negativa, você precisaria de mais ventiladores de exaustão que ventiladores de admissão.

É importante observar que todos os seus ventiladores de admissão também devem ter bons filtros de poeira. Ter um filtro geralmente depende do ambiente em que seu PC está, mas é uma aposta segura ter apenas esses filtros de poeira, não importa o quê. E, se você tiver um fã decente, também não reduzirá muito o fluxo de ar.

No que diz respeito ao posicionamento adequado para os fãs do computador, há muitas teorias diferentes. O caminho mais comum (porque a física) é ter os ventiladores de admissão na frente e o exaustor na parte de trás. Se você tem dois ventiladores de admissão e um de escape, isso não apenas fornece uma leve pressão positiva no gabinete, mas com os ventiladores de admissão na frente e o exaustor na traseira, também é uma espécie de fluxo de ar natural.

Por fim, cada caso é diferente, portanto, descobrir como configurar seus fãs pode ser um pouco diferente. Mas, a regra geral se aplica: ventiladores de admissão na frente, escape na traseira. Em alguns casos, as entradas na frente e na traseira são uma boa configuração, e você terá um exaustor na parte superior do seu estojo, à medida que o ar quente sobe.

Encerramento

Rastrear um problema de superaquecimento pode ser um pouco complicado, pois muitos componentes produzem calor. Mas, com um pouco de know-how e alguns programas de software na ponta dos dedos, você geralmente pode encontrá-lo facilmente. Apenas lembre-se: não negligencie nada. Vale a pena dedicar um tempo extra, analisar o panorama geral e, em seguida, analisar todos os seus componentes individuais, incluindo a fonte de alimentação. Lembre-se de que coisas como essa sempre são um processo de eliminação; portanto, quanto mais você cruza sua lista, mais perto fica de encontrar o problema real (por exemplo, você pode ver que o disco rígido e a CPU estão todos em temperaturas operacionais normais, mas o a placa de vídeo está completamente fora do padrão, o que indica que há algo errado com a própria placa de vídeo ou com sua ventilação).

Por fim, sempre vale a pena garantir que seus drivers estejam atualizados. Ou, se você atualizou recentemente um driver e só está enfrentando o problema de superaquecimento, pode ser um problema de driver no qual você precisa reverter para a versão anterior e aguardar que as peculiaridades sejam resolvidas com a nova antes de aplicar novamente o atualizar.

Esperamos que este guia de solução de problemas tenha ajudado você a resolver o problema. Mas se você ainda estiver travado, vá para o fórum PCMech e poste seu problema para obter ajuda adicional da comunidade PCMech!

Veja como você pode consertar um computador ou laptop com superaquecimento