Todo mundo usa seu computador para áudio, todo mundo . Você não precisa ser um audiófilo hardcore para se preocupar com os recursos de áudio do seu computador. De fato, se você é um audiófilo hardcore, este artigo não é para você. Este artigo é para jogadores, fãs de música, viciados em mídia de streaming e qualquer pessoa que deseje que o computador soe melhor.
Placa de Som vs. Integrada
Links Rápidos
- Placa de Som vs. Integrada
- O que é um DAC?
- Amplificadores
- Formatos de arquivo
- Codificação e compactação
- Equipamento de escuta
- O que atirar para
- Encerramento
Quando se trata de melhorar a qualidade do áudio do seu computador, a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas é uma placa de som adicional. A lógica é bem simples. Placas gráficas integradas são uma espécie de lixo, então compre uma placa gráfica. Se a sua placa de som integrada tiver qualidade de nível de lixo, compre uma placa de som, certo? Bem, não é tão claro assim.
No passado, era uma escolha clara. Placas de som integradas eram terríveis. Praticamente qualquer coisa era melhor, então uma placa de som era um acéfalo.
Agora, as placas de som integradas certamente não são de qualidade audiófila, mas também não são terríveis. Na verdade, com a maioria dos alto-falantes e fones de ouvido de faixa baixa a média, você notará problemas com o dispositivo de saída antes da placa de som.
Então, as placas de som ajudam? A resposta não é muito satisfatória; talvez. Depende muito do seu áudio integrado, mas nenhuma placa de som interna fará uma enorme diferença.
Na verdade, existem alguns segredos sujos sobre placas de som que os fabricantes realmente não querem que você saiba. Então, você estava curioso para saber por que uma placa de som não faz muita diferença em comparação com soluções integradas de última geração? É meio difícil fazer a diferença quando é a mesma coisa . Sim, você leu certo. As placas de som costumam usar os mesmos chips encontrados nas placas-mãe mais sofisticadas e nos jogos.
Se você pensar sobre isso, faz todo o sentido. Um fabricante de chips de som tem mais chances de ganhar mais dinheiro vendendo placas de som individuais ou vendendo cargas de chips para um grande fabricante de placas-mãe? A resposta aqui é clara.
Há também um problema que nem mesmo a placa de som mais alta poderia consertar completamente; interferência. Componentes eletrônicos emitem campos eletromagnéticos. Esses campos interferem com outros componentes eletrônicos. Para a maioria das coisas, isso não importa muito. Para componentes de áudio, porém, distorce os sinais e cria ruído.
Você viu como as placas-mãe de jogos mais recentes têm sua placa de som isolada no canto da placa com uma faixa de luz LED entre os componentes de áudio e o restante da placa? Essa separação não é apenas para olhares. É uma tentativa de reduzir a interferência. Infelizmente, nunca pode realmente ser suficiente. Enquanto a placa de som estiver no gabinete do computador com o restante dos componentes eletrônicos barulhentos, você sofrerá alguma interferência.
Então, é impossível? Certamente não. Se você realmente deseja um áudio melhor do seu PC, precisa de um DAC externo.
O que é um DAC?
Schiit Fulla 2 DAC
Um DAC é um inversor C digital para um analógico. Isso pode parecer ridículo. Por que você quer analógico? Isso não é datado? Isso é um pouco de uma interpretação errada. Os arquivos de som são armazenados em formato digital, porque é a única maneira que eles podem ser armazenados em um computador. Na realidade, porém, o som como o conhecemos é analógico. Os humanos não conseguem entender os sinais digitais, e os alto-falantes certamente não podem produzi-los como música.
Sua placa de som normalmente lida com essa conversão entre os arquivos digitais armazenados no seu computador e um formato analógico que seus alto-falantes ou fones de ouvido podem reproduzir. Um DAC serve como uma placa de som externa, exceto que produz saída de maior qualidade.
Amplificadores
O termo DAC, por si só, refere-se apenas ao dispositivo que converte digital em analógico. Isso significa que não há amplificação.
Existem algumas maneiras de lidar com a amplificação. Os DACs de extremidade inferior (geralmente na faixa de US $ 100) geralmente têm um amplificador embutido. Eles são feitos para uso doméstico básico e, às vezes, portabilidade com um laptop ou telefone.
Para configurações mais avançadas, você precisará de um amplificador separado. Você conectaria seu DAC ao seu computador. Então, você passaria a saída do DAC para o amplificador. Essas configurações geralmente excedem US $ 200 e podem continuar em configurações incrivelmente sofisticadas.
Formatos de arquivo
Se seus arquivos forem lixo, sua qualidade de som também será lixo. Você pode comprar equipamentos de áudio no valor de mais de US $ 10.000, mas se você estiver reproduzindo MP3s mal compactados e compactados no esquecimento, eles ainda parecerão terríveis.
Nem todos os formatos de áudio são iguais. Existem formatos sem perdas e formatos com perdas. A maioria das pessoas usa formatos com perdas porque são os mais populares e nem sabem que isso afeta negativamente sua música.
Os formatos de arquivo com perdas mais comuns são MP3, OGG, AAC e M4A. Todos eles sacrificam a qualidade do áudio para tamanhos de arquivo menores. Nenhum deles permitirá que você aproveite ao máximo seus arquivos de música e áudio.
Existem dois tipos principais de arquivos sem perdas, WAV e FLAC. O WAV é bastante específico do Windows, mas é suportado em outras plataformas. FLAC significa Free L ossless Audio Center. É um software gratuito e de código aberto, sendo a melhor opção para compatibilidade e portabilidade.
Se você deseja que sua música mantenha o mais alto nível de qualidade e detalhes, considere copiá-la no FLAC.
Lembre-se, você não pode recuperar magicamente a qualidade. Se você baixar MP3s, não poderá convertê-los em FLAC e recuperar os dados que foram perdidos quando eles foram codificados originalmente. Se você realmente gosta de música de alta qualidade, compre CDs ou vinil.
Codificação e compactação
Todo o áudio começa na mais alta qualidade possível a partir do material de origem. Se você está falando sobre música, seria um CD ou um registro. Para filmes, é o Blu Ray. Os jogos são um pouco mais complicados, mas a maioria dos jogos modernos possui arquivos de áudio HD.
Quando esse áudio é copiado desse material de origem, é codificado e, em muitos casos, compactado. O objetivo é codificar sem compactar arquivos até o ponto em que eles perdem a qualidade. Isso significa preservar a taxa de bits e a frequência originais, se possível. Alguma queda na taxa de bits, em torno de 192, geralmente é boa, mas nunca menor. A frequência nunca deve ficar abaixo de 44100Hz. Claro, quanto mais alto é sempre melhor.
Equipamento de escuta
Como as outras etapas desta cadeia, se o seu equipamento de escuta não tiver a mesma qualidade que tudo o resto, seu som será prejudicado.
Não existe uma solução única para todos. Você precisa adaptar seu equipamento à sua mídia. Por exemplo, um sistema de som surround é melhor para filmes do que para música. Um sistema de qualidade não será ruim para a música, mas não será tão bom quanto o equipamento especificamente para a música.
Não compre em truques. Se algo é feito para jogadores e estampado com a marca de jogos, provavelmente não fornecerá a melhor qualidade de som. Pode não ser ruim, mas essa empresa está vendendo toda a estética e estilo de vida dos jogadores mais do que áudio de pura qualidade.
O mesmo vale para alguns produtos de música. Só porque algum músico a apoia, ou custa muito dinheiro para parecer super estiloso, isso não significa que seja realmente o melhor.
Fones de ouvido e fones de ouvido não são a mesma coisa. Os fones de ouvido incluem um microfone e raramente chegam perto dos fones de ouvido em termos de qualidade. O mesmo pode ser dito para microfones. Se você realmente gosta de áudio, compre um microfone separado e fones de ouvido de qualidade. Isso é verdade, mesmo para os jogadores.
Não importa qual seja seu objetivo, leia as críticas. Compare produtos e teste-os, se puder. Certifique-se de comprar a coisa certa para sua faixa de preço e uso.
O que atirar para
Portanto, se você não estiver satisfeito com o áudio do computador, comece obtendo um DAC. Você não precisa enlouquecer com isso. Um modelo de ~ US $ 100 como o AudioQuest Dragonfly, FiiO E10k ou Shiit Fulla 2 funcionará bem, especialmente se você estiver atualizando de uma placa de som interna.
Em seguida, coloque seus arquivos de áudio em ordem. Abandone os MP3s de lixo e reproduza novamente sua música no FLAC, se puder. O mesmo vale para filmes. Tente manter a qualidade dos seus arquivos. Quando você estiver comprando músicas novas, opte por CD ou vinil e faça você mesmo. Os serviços de streaming quase nunca usam formatos de qualidade superior.
Por fim, faça sua pesquisa sobre fones de ouvido e alto-falantes. Existem muitas opções disponíveis para indicar um único par ou conjunto, mas você pode definitivamente encontrar uma qualidade razoável no segmento de preços de US $ 100-300 para ambos. Fique longe de marcas enigmáticas e procure marcas com reputação de qualidade. Se tudo mais falhar, peça conselhos a um verdadeiro audiófilo. Lembre-se de mencionar que você está apenas começando e não tem um orçamento selvagem.
Siga essas etapas básicas e terá uma experiência auditiva muito melhor com o seu computador.
Encerramento
O mundo do áudio é difícil de navegar. Há muito barulho (trocadilhos) e é fácil se distrair. Quando você se concentra, porém, os fundamentos são simples. Preserve a qualidade de seus arquivos de áudio e use o equipamento certo para reproduzir o mais preciso e claramente possível.
Essa parte "quanto possível" é importante lembrar. O áudio é um mercado especializado. Os dispositivos e equipamentos de ponta podem facilmente chegar a vários milhares de dólares. Se você tem muito dinheiro e gosta de retornos decrescentes, enlouqueça. Para a maioria das pessoas, porém, o objetivo é o equilíbrio. Existem muitos produtos excelentes por aí que podem custar pouco, mas durarão para sempre e parecerão incríveis.