Anonim

Com as TVs e monitores 4K finalmente começando a chegar ao mercado a preços relativamente razoáveis, era hora de um novo padrão de conectividade atender às demandas significativamente mais altas que a ultra-resolução exibe a demanda. O HDMI, por muito tempo a interface de entrada para vídeo e áudio, simplesmente não o cortou quando se tratava de fornecer todo o potencial de 4K. Para atender a essa necessidade, a Organização de Licenciamento HDMI anunciou na quarta-feira "HDMI 2.0", a próxima especificação da tecnologia de dez anos.

A nova especificação suporta um aumento na largura de banda para 18 Gbps, permitindo resoluções de 4K (aka 2160p) em 3840 por 2160 a até 60 Hz, uma grande melhoria em relação ao limite de 30 Hz das especificações HDMI atuais em 4K. Ele também oferece suporte para até 32 canais de áudio, preparando o caminho para tecnologias domésticas equivalentes ao Dolby Atmos.

Os recursos adicionais incluem suporte para áudio de até 1536 kHz, entrega simultânea de fluxos de vídeo duplos para vários usuários na mesma tela (pense em jogos em tela dividida ou telas compartilhadas "2D via 3D"), entrega simultânea de áudio para até quatro usuários, melhor suporte para a proporção ultra-ampla de 21: 9, sincronização dinâmica de fluxos de vídeo e áudio e melhor suporte CEC para controlar vários dispositivos via HDMI.

Todos esses avanços são compatíveis com versões anteriores quando combinados com dispositivos e cabos compatíveis com as especificações mais antigas. Os usuários com um link pré-HDMI 2.0 na cadeia não terão os novos recursos, mas o áudio e o vídeo serão transmitidos com a mais alta qualidade permitida pelo link mais fraco.

Do ponto de vista do consumidor, é importante lembrar que as versões HDMI não definem determinados produtos; são apenas descrições dos recursos que um determinado produto pode suportar. Portanto, espera-se que os cabos atuais que suportam “High Speed” ou HDMI da categoria 2, funcionem com a nova especificação assim que o suporte ao dispositivo for implementado.

Hdmi 2.0 traz vídeo em 60hz 4k e 32 canais de áudio