Anonim

As ferramentas do sistema Windows 10 não são totalmente diferentes daquelas das plataformas Windows anteriores. A única exceção notável é talvez o Gerenciador de Tarefas, que passou por uma revisão notável no Windows 8 e 10. Essas são algumas das ferramentas mais notáveis ​​do sistema Win 10 que serão úteis.

Gerenciador de tarefas

Como mencionado, o Gerenciador de tarefas é a ferramenta do sistema que sofreu as alterações mais notáveis ​​nas plataformas Windows mais recentes. O novo Gerenciador de tarefas agora possui mais guias, novos gráficos e inclui um gerenciador de início. A melhor maneira de abri-lo é provavelmente clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecionar Gerenciador de Tarefas a partir daí.

Existem inúmeras guias na parte superior da janela. Provavelmente será aberto com a guia Processos selecionada, que mostrará todos os processos e softwares em execução. Selecione um pacote de software listado lá em Aplicativos e clique em Finalizar tarefa para fechá-lo. Isso pode ser útil se o programa não estiver sendo fechado quando você clicar no botão X no canto superior direito. O fechamento de aplicativos também liberará um pouco de RAM e você pode ver quais estão consumindo mais recursos nessa guia.

Clique na guia Desempenho para abrir os gráficos mostrados na foto abaixo. Os gráficos mostram o uso da CPU e RAM. Abaixo deles, você também tem algumas estatísticas de recursos do sistema.

A inicialização é outra nova guia incluída no Windows 10 Task Manager. Isso mostra todo o software que é aberto na inicialização. Clique em um item de inicialização e pressione o botão Desativar para remover um programa da inicialização. A remoção de alguns programas listados nessa guia acelerará a inicialização do Windows 10.

Clique na guia Detalhes para obter mais informações sobre os processos em execução no seu desktop ou laptop. Eles podem estar executando aplicativos ou serviços em segundo plano gerenciados pelo Windows. Clique com o botão direito do mouse em um processo para obter mais opções ou clique em Finalizar tarefa para desativá-lo.

MSconfig

O MSconfig é uma ferramenta com a qual você pode configurar ainda mais o seu sistema. Pressione a tecla Win + R para abrir Executar e, em seguida, digite msconfig para abrir a janela Configuração do sistema na foto diretamente abaixo. Ele será aberto na guia Geral, na qual você pode selecionar algumas opções de inicialização, como Inicialização de diagnóstico, que carregarão apenas os dispositivos básicos da janela.

Clique na guia Inicialização para abrir mais opções. Lá você pode selecionar algumas opções extras de inicialização. Por exemplo, marque a caixa de seleção Sem inicialização da GUI para remover a barra móvel gráfica durante a inicialização do Windows 10.

A guia Ferramentas no MSconfig abre uma lista de ferramentas úteis do sistema. Como tal, você pode abrir as ferramentas do sistema listadas lá, selecionando-as e pressionando o botão Iniciar .

Monitor de recursos

O Monitor de Recursos é outra ferramenta do sistema com a qual você pode verificar a alocação de recursos do sistema. Você pode abri-lo na guia Ferramentas do MSconfig. No geral, ainda é mais detalhado que o Gerenciador de Tarefas.

Clique na guia Memória para abrir uma lista de processos como abaixo. Essa guia inclui outros gráficos que mostram quanto de sua RAM está em uso e quanto está disponível. Você pode fechar processos a partir daí, clicando com o botão direito do mouse neles e selecionando Finalizar Processo no menu de contexto.

O Monitor de Recursos não apenas mostra a alocação de RAM, mas também fornece uma visão geral mais detalhada do uso de CPU, disco e recursos de rede. Clique nas guias Disco, CPU e Rede para obter mais detalhes sobre esses recursos do sistema.

O Editor do Registro

O Editor do Registro não é exatamente uma ferramenta de manutenção do sistema, mas você pode fazer uma variedade de configurações. Essa é a ferramenta com a qual você pode editar o registro do Windows 10, que é um extenso banco de dados de configurações de plataforma e aplicativo. Digite regedit em Executar para abrir sua janela abaixo.

Então, como você pode personalizar o Windows 10 com o Editor do Registro? Para iniciantes, você pode adicionar uma variedade de opções de atalho aos menus de contexto do ambiente de trabalho ou do File Explorer. Você também pode acelerar o desligamento do Windows com ele.

Informação do sistema

Se você precisar verificar as especificações do sistema, as Informações do sistema são uma ferramenta a ser observada. Você também pode abrir isso na guia Ferramenta do MSconfig selecionando Informações do sistema e pressionando Iniciar . Isso abre a janela abaixo que fornece uma visão geral detalhada das especificações do seu sistema.

A janela acima fornece detalhes de todas as especificações do sistema referentes aos recursos de hardware, software e componentes. As categorias de informações do sistema estão listadas à esquerda e mais detalhes sobre elas estão incluídas à direita da janela. Pode ser útil verificar os detalhes do hardware, se você precisar fazer algumas atualizações.

Restauração do sistema

A Restauração do sistema é uma ferramenta que reverte o Windows 10 para um estado anterior. Seus pontos de restauração levarão seu laptop ou desktop para uma data específica e desfarão efetivamente todas as alterações feitas no sistema posteriormente. Você pode abri-lo pressionando a tecla Win + X, selecionando Restauração do sistema e do sistema . Em seguida, pressione o botão Restauração do sistema para abrir a janela abaixo.

Depois de abrir a janela acima, você pode selecionar um ponto (ou data) de restauração do sistema para voltar a partir daí. Essa pode ser uma ferramenta útil para restaurar documentos ou arquivos perdidos se eles forem excluídos. Basta voltar ao ponto de restauração antes de serem excluídos.

Você também pode corrigir uma conta de usuário corrompida com uma restauração do sistema. Basta pressionar F8 quando o Windows 10 inicializar para fazer login no Modo de Segurança e abrir a ferramenta Restauração do Sistema a partir daí. Selecione para voltar ao ponto de restauração antes que a conta do usuário seja corrompida para corrigi-la.

Limpeza de disco

A ferramenta Limpeza de disco também é útil para manutenção do sistema. Esta é uma ferramenta com a qual você pode excluir arquivos indesejados e liberar algum espaço de armazenamento em disco. Digite limpeza de disco na barra de pesquisa da Cortana para encontrar e abrir a janela desta ferramenta, como mostrado abaixo.

A janela acima mostra quanto espaço você pode liberar com a ferramenta. Marque as caixas de seleção para escolher categorias de arquivos específicas a serem excluídas e selecione Limpar arquivos do sistema para apagá-los. A ferramenta pode liberar mais de 500 megabytes de armazenamento em disco.

Portanto, essas são algumas das melhores ferramentas do sistema no Windows 10. Com elas, você pode consertar coisas, liberar recursos do sistema, personalizar menus de contexto no Windows 10 e limpar o disco rígido. Além disso, existem algumas outras ferramentas, como Visualizador de Eventos, Gerenciador de Dispositivos e Gerenciamento de Disco.

Guia das ferramentas do sistema do Windows 10