Anonim

Popularizada pela primeira vez há anos com produtos de última geração, como o Philips Ambilight, a iluminação tendenciosa responsiva pode realmente levar a experiência de assistir à sua TV ou monitor de tela plana para o próximo nível. A iluminação tendenciosa, embutida no próprio monitor ou adicionada através da fixação de faixas de luz na parte traseira do monitor, cria um brilho de luz ao redor da sua TV ou monitor que pode melhorar o contraste percebido e reduzir a fadiga ocular.

Quando essa iluminação tendenciosa se torna responsiva - em outras palavras, a cor e a intensidade da luz ao redor da borda da tela mudam com base no conteúdo da própria tela - ele pode criar uma experiência de visualização única que o imergirá ainda mais em seus filmes e jogos .

A iluminação tendenciosa responsiva é mais difícil de implementar do que a iluminação tendenciosa padrão, já que o sistema que fornece a iluminação deve saber qual conteúdo está sendo exibido na tela e, em seguida, alterar e responder rapidamente, conforme necessário. Tradicionalmente, esse problema é resolvido por sistemas que usam uma caixa ou dispositivo de passagem: os usuários conectam seus dispositivos de entrada, como players Blu-ray, PCs e consoles de jogos a um dispositivo que faz parte do sistema de iluminação polarizado e, em seguida, emitem um único cabo desse dispositivo para a televisão ou tela. Isso permite que o sistema de iluminação saiba qual conteúdo está prestes a ser exibido na tela e altere a cor e a intensidade das luzes de polarização de acordo.

Embora isso possa funcionar bem em muitas situações, existem dois problemas em potencial. Primeiro, aumenta os custos, pois os kits de iluminação viés devem incluir o custo da caixa de passagem. Segundo, esse tipo de kit funciona apenas para fontes que possuem saídas de vídeo HDMI (ou conversíveis em HDMI). Não há uma maneira fácil de usá-los com fontes de vídeo que não sejam HDMI ou com os aplicativos cada vez mais numerosos de “Smart TV” incorporados à maioria das novas TVs.

Uma solução para esse problema é abandonar o uso de dispositivos de passagem de entrada e simplesmente olhar para a tela através de algum tipo de câmera ou sensor, e uma empresa que segue essa estratégia é a Govee, uma das muitas novas empresas chinesas que desejam vender eletrônicos de consumo dispositivos diretamente.

A Govee oferece vários kits de iluminação RGB "inteligentes", incluindo um kit de luz de fundo de TV que usa uma câmera montada no monitor para detectar as cores na tela. Experimentamos a versão de primeira geração desse produto há cerca de um ano, mas descobrimos que ele apresentava vários problemas, tanto em termos de confiabilidade quanto de capacidade de resposta. Mas a Govee lançou recentemente uma versão atualizada do produto que, segundo eles, melhora as deficiências da primeira geração.

A Govee nos enviou uma unidade de revisão para que pudéssemos testar suas reivindicações por conta própria e descobrimos que, embora esse novo kit de luz melhore áreas importantes, como capacidade de resposta, ainda está longe de ser perfeito. Leia sobre a nossa experiência com o Govee RGB Bias Lighting Kit.

Conteúdo da caixa e instalação

A Govee vende vários kits de luz de fundo LED / RGB "inteligentes" e, como é típico dessa classe de produtos, possui vários nomes diferentes. Por exemplo, a listagem da Amazon o chama de "Kit Govee WiFi TV Backlights with Camera", mas a caixa real do produto diz "LED Strip Lights for TV". Confundindo ainda mais o problema, o site da empresa o rotula como "DreamColor for TV with Alexa". Felizmente, o número do produto do dispositivo permanece consistente nos vários nomes e nas listagens de produtos: H6104.

Depois de escolher o produto correto, o outro fator importante é o tamanho da sua TV. Cada kit inclui uma série de LEDs RGB com comprimentos adequados a um tamanho de tela específico, portanto, escolha a opção correta, caso contrário os efeitos de iluminação não corresponderão adequadamente. No nosso caso, como temos uma televisão de 55 polegadas, escolhemos o kit destinado a telas de 55 a 80 polegadas.

Na caixa, você obtém a faixa de luz LED com uma conexão USB Tipo A para sinal de energia e controle, a câmera e seu suporte, a caixa de controle, um adaptador de energia estilo “verruga de parede” para a caixa de controle, uma pequena preparação de álcool almofada para os componentes adesivos, seis guias de fio para ajudar a faixa de LED a ficar posicionada nos cantos e um breve cartão de instruções.

A configuração é relativamente simples: quando estiver voltado para a parte traseira da televisão, inicie no canto inferior direito e afixe ​​a faixa de luz LED usando o adesivo pré-aplicado. Ao chegar a cada canto, use as guias de arame conforme necessário para ajudar a fazer a curva.

Em seguida, conecte a câmera ao suporte e use o adesivo pré-aplicado para posicionar em cima da televisão, diretamente no centro.

Em seguida, use o adesivo pré-aplicado para fixar a caixa de controle, posicionando-a para que possa alcançar facilmente os cabos USB da sua faixa de LED e câmera. Por fim, conecte o adaptador de energia à caixa de controle e conecte-o a uma tomada.

Você precisará do aplicativo Govee Home gratuito para iOS ou Android para concluir a instalação e configurar o sistema de iluminação. Com o kit de iluminação ligado, basta iniciar o aplicativo e siga as instruções. O aplicativo inicialmente detecta o kit via Bluetooth, mas você pode sincronizar as informações de configuração da sua rede WiFi para facilitar as conexões no futuro.

O passo mais importante durante a instalação é a calibração, para que a câmera saiba onde estão as bordas da sua televisão para exibir as cores corretas nos locais corretos. A calibração é feita visualizando uma imagem grande angular da tela e arrastando cinco pontos de referência para os quatro cantos e para o centro superior. Certifique-se de que a TV esteja exibindo uma imagem brilhante e cheia de tela durante esta parte para ajudar no posicionamento dos pontos de calibração.

Depois de concluída a calibração, você pode optar por usar o kit de iluminação por vários modos. O mais óbvio é o modo Vídeo , que usa a câmera para tentar combinar cores com base na imagem na tela, embora existam outras opções, como Música , que muda com base nos níveis de áudio, Cor , que exibe cores predefinidas, independentemente da imagem ou da imagem. áudio e Cenas , que permitem determinadas predefinições de cores, como "Nascer do sol" ou "Romântico".

Os usuários também podem definir níveis de brilho personalizados, alterar a sensibilidade da resposta à luz e decidir se as luzes devem mudar de cor em uma escala mais granular ou todas juntas, com base na cor média da tela. Aqueles que preferem o visual popular “Ambilight” desejam mudanças parciais de luz com uma sensibilidade relativamente alta.

O kit de iluminação deve ser controlado pelo aplicativo; não há como ligar e desligar as luzes automaticamente com a TV (a menos que você corte a energia em um filtro de linha comum que controla a TV e o kit de iluminação). No entanto, os usuários podem ativar o suporte ao Alexa, que permite que o controle por voz acenda ou apague as luzes e altere o brilho, o modo e a cor.

Prós e contras

Quando o kit de iluminação LED Govee funciona bem, oferece uma boa experiência. A luz de viés responsiva realmente atrai você para o conteúdo, seja em filmes, esportes ou videogames. Por US $ 70, o kit também é relativamente acessível comparado às opções de passagem mencionadas acima.

No entanto, existem alguns pontos negativos que consideramos superiores aos positivos neste momento. Primeiro, embora a capacidade de resposta seja boa, ela ainda apresenta um pequeno atraso em comparação com as configurações reais de passagem. Muitos usuários podem não perceber, e mesmo aqueles que o fazem provavelmente se acostumarão a isso, mas pode ser um pouco perturbador se você for sensível à latência da luz.

Segundo, a precisão da iluminação nem sempre é ótima. Percebemos que brancos, amarelos e verdes em particular não são bem reproduzidos. Funciona muito bem para vermelhos, roxos e azuis, mas alguns conteúdos simplesmente não parecem corretos, porque a luz de fundo difere significativamente das cores na tela.

Terceiro, os adesivos pré-aplicados falharam rapidamente em nossa experiência, especialmente para a faixa de luz e a câmera. O adesivo da caixa de controle era sólido, mas nossas luzes começaram a cair depois de apenas uma semana e a câmera começou a cair pouco depois. A câmera também pode ser um problema para aqueles com televisões cada vez mais finas, pois você precisa de um bom centímetro de espessura na parte superior da TV para mantê-la no lugar. Os usuários podem criar uma solução alternativa para conjuntos mais finos, se necessário, mas é algo a ter em mente.

Por fim, e mais importante, o software é muito complicado, o que também foi um problema durante o teste da versão inicial deste kit no ano passado. Por exemplo, o kit freqüentemente "esquecia" sua calibração e precisava ser redefinido a cada poucos dias. Em várias ocasiões, as luzes também pararam de responder e exigiram um ciclo de energia da caixa de controle para voltar a funcionar. Esses problemas não são muito ruins para os usuários pacientes que são tecnicamente inclinados, mas eu certamente não deixaria essa configuração a longo prazo nas mãos de minha esposa, pais ou outros usuários inexperientes, que podem ficar assustados com a frequente solução de problemas necessária. .

Conclusão

Em resumo, o conceito por trás desse kit de luz de fundo da Govee TV é interessante e oferece novas opções para usuários que não poderiam usar uma configuração de luz de fundo responsiva baseada em passthrough. Mas, no estado atual, ainda é muito complicado, com muitos compromissos, para justificar o preço e o esforço.

Govee led tv backlight kit: iluminação viés barata, mas com falhas