Anonim

Há uma infinidade de benefícios em viver na era da informação e em ter uma economia digital tão robusta. Infelizmente, também existem algumas armadilhas, com as violações da segurança cibernética sendo a principal desvantagem. As principais instituições têm visto violações após violações, oferecendo todo tipo de desculpas e recompensas aos clientes afetados enquanto tentam construir sua infraestrutura de segurança cibernética.

Essa última violação pode ser uma das maiores ainda: uma invasão dos sistemas Equifax criou um risco insuperável para até 143 milhões de cidadãos americanos afetados. Cidadãos britânicos e canadenses também foram afetados, mas não sabemos quantos.

Violações como essa colocam a bola na quadra do indivíduo, fazendo perguntas como: "Como sei se fui invadido?" Ou "Como faço para limpar essa bagunça de informações roubadas?" Não há muita informação concreta sobre isso, e, portanto, navegar pelas águas dos dados digitais roubados - possivelmente até sua identidade - é obscuro. Mas não se preocupe, ajudaremos você a começar a navegar nessa jornada.

Como sei se fui invadido?

Links Rápidos

  • Como sei se fui invadido?
  • Como sei se meu PC foi invadido?
  • O que faço depois de ser invadido ou ter informações roubadas?
      • Relatórios de Crédito
      • Instituições de Contato
      • Entre em contato com a Federal Trade Commission
      • Seguro Social
      • Arquive seus impostos antecipadamente
  • Quais são os escopos desses hacks?
  • Como posso evitar isso no futuro?
      • Impedindo hacks de PC
      • Assista sua trilha digital
    • Encerramento

Identificar se você foi hackeado e qual foi a escala do hack é o seu primeiro passo. Algumas violações podem ter poucas conseqüências para você, enquanto hacks de maior escala, como a situação Equifax, podem trazer consequências extremas para você.

Então, sim - identificar a escala da referida violação é seu primeiro passo. Verifique os meios de comunicação para obter informações - isso lhe dará uma idéia do que você está vendo. Se é algo como o hack da Home Depot no final de 2014, onde os criminosos se apossaram dos cartões de crédito e débito dos clientes, é tão simples quanto fazer uma viagem à sua instituição financeira e obter um novo cartão relatando o antigo como roubado. A melhor maneira de identificar isso é, sim, verificar os meios de comunicação para obter informações, mas também acompanhar os saldos das contas, extratos e registros de transações para qualquer atividade fraudulenta.

Para algo mais drástico - como a violação do Equifax - é preciso um pouco mais de trabalho braçal. Você ainda precisa ficar de olho nos meios de comunicação para obter atualizações, bem como monitorar registros de suas instituições financeiras. No entanto, você precisa dar um passo adiante e ficar de olho nos relatórios de crédito para atividades fraudulentas. Nos EUA, por lei federal, você recebe um relatório de crédito gratuito por ano para cada uma das três instituições de monitoramento de crédito (3 relatórios no total). Você pode acessar esses relatórios em www.annualcreditreport.com (use um a cada quatro meses).

Como sei se meu PC foi invadido?

É extremamente difícil saber se um computador foi invadido ou se as informações foram roubadas. Alguns sinais reveladores são: se novos programas foram instalados no seu computador - programas que transportam coisas como cavalos de Troia e acesso backdoor - o computador faz as coisas sozinho (por exemplo, o mouse está se movendo sozinho, as palavras estão sendo digitadas por si só; pode ser indicativo de alguém) outro controle), programas de segurança desinstalados etc.

Vale a pena notar que a maioria dos problemas do computador não é causada por um hacker. O motivo mais comum é por causa de um vírus (que um hacker pode usar para roubar informações ou assumir o controle), que é facilmente tratado através de escudos e programas de segurança.

O que faço depois de ser invadido ou ter informações roubadas?

Se você descobrir, no seu relatório de crédito (ou em algum outro método, como uma empresa que o notifica pelo correio), que você foi afetado, precisará entrar em ação o mais rápido possível. Listei abaixo as etapas que as vítimas de roubo de identidade precisam seguir. É um pouco menos drástico se você tiver apenas um cartão de crédito roubado, pois você só precisará entrar em contato com o emissor do cartão de crédito para resolver o problema (geralmente você não precisa registrar uma ocorrência policial para coisas assim). No entanto, todas as informações que você precisa saber estão abaixo.

Relatórios de Crédito

Primeiro, congele seu crédito e / ou envie um alerta de fraude. Geralmente, você pode fazer isso on-line para TransUnion, Equifax e Experian, mas isso pode custar-lhe dinheiro. O alerta inicial de 90 dias é gratuito, mas, depois, você poderá ter algumas taxas pequenas. No entanto, esse nem sempre é o caso, pois a maioria das vítimas de roubo de identidade estende esses serviços sem nenhum custo. Este alerta de fraude informa as empresas de crédito a tomarem medidas extras para identificar adequadamente o indivíduo (ou seja, garantir que seja você mesmo) antes de oferecer uma linha de crédito.

Depois de colocar um alerta de fraude em seus relatórios de crédito, você tem direito a um relatório de crédito gratuito de cada uma das agências de relatórios de crédito. Examine esses relatórios com um pente fino. Você deseja garantir que não haja nenhuma atividade fraudulenta. E, se houver, normalmente há um botão de disputa que permite iniciar o processo de disputa. Muitas vezes, quando você disputa alguma coisa, isso deve ser comprovado por escrito, com a documentação adequada para que caia do seu relatório de crédito.

Eu também recomendo colocar um congelamento de segurança em seus relatórios de crédito. Um congelamento impedirá que alguém acesse seus relatórios de crédito. Dito isto, quando o crédito é solicitado, esse aplicativo será negado, pois o relatório de crédito não pode ser acessado. Após o congelamento, você pode removê-lo quando sentir que as coisas estão claras. Congele seu crédito nas três agências de relatórios de crédito - Experian, Equifax e TransUnion.

Instituições de Contato

Você precisará entrar em contato com qualquer instituição que acredite ter sido afetada como parte não apenas do roubo de identidade, mas também de cartões e números de contas roubados. Se o seu cartão de crédito foi comprometido, entre em contato com o emissor do cartão de crédito. Se o número da sua conta bancária foi roubado, entre em contato com seu banco. Se um empréstimo foi aberto em seu nome, entre em contato com o emissor do empréstimo o mais rápido possível e assim por diante.

Além disso, se você começar a receber cartas de cobrança, precisará enviar uma carta à agência de cobrança dentro de 30 dias após o recebimento. Obviamente, enviar uma carta pode ser uma tarefa assustadora, pois talvez você não saiba o que dizer. A Federal Trade Commission possui uma carta de amostra que você pode usar para enviar às instituições. Obviamente, você precisará personalizar a carta com suas informações, mas as informações necessárias que os cobradores de dívidas precisam saber estão disponíveis.

Entre em contato com a Federal Trade Commission

Você também deve entrar em contato com a Federal Trade Commission o mais rápido possível. Arquive uma Declaração Jurídica contra Roubo de Identidade com eles ou o Relatório de Roubo de Identidade o mais rápido possível. Eles ajudarão você a viajar por essas águas turvas até que as coisas voltem ao normal. Eles também fornecerão um plano de recuperação pessoal.

Você também precisa registrar uma ocorrência policial. O preenchimento da declaração juramentada de roubo de identidade e da polícia se combinam para criar seu relatório oficial de roubo de identidade. Às vezes, você pode fazer isso por telefone, mas a melhor maneira é ir até o departamento de polícia local e registrar uma pessoa pessoalmente com um policial.

Seguro Social

Agora, se você acha que seu número do Seguro Social foi roubado e está sendo usado incorretamente, solicite um cartão de Seguro Social novo ou de substituição, dependendo das circunstâncias. Se alguém tiver em mãos esse número, poderá usá-lo com muita facilidade para solicitar empréstimos, empréstimos estudantis e linhas de crédito gerais com facilidade.

Arquive seus impostos antecipadamente

Arquivar seus impostos assim que você tiver todas as informações necessárias também é uma excelente idéia. Se alguém tiver seu número de Seguro Social, alguém poderá usá-lo para obter um reembolso ou obter um emprego, cometendo roubo de identidade fiscal. Você deve registrar seus impostos o mais cedo possível para evitar parte disso. Mas, se você acredita que foi afetado, notifique o IRS imediatamente com o Formulário 14039. Certifique-se de responder a todas as cartas do IRS assim que possível.

Quais são os escopos desses hacks?

Não há uma maneira "verdadeira" de saber o escopo dessas violações. Não existe realmente uma maneira de "provar" que alguém roubou seu número de Seguro Social se alguém o tiver, mas não estiver fazendo nada com ele. Por isso, é difícil conhecer o escopo factual real dessas violações.

Se você sabe que houve uma violação de segurança e sabe que isso afetou você, mantenha um olhar mais cauteloso nos relatórios de crédito e registros financeiros. É o melhor que você pode fazer. E se uma instituição, como a Equifax, disser que acredita que seu número de Seguro Social foi roubado, acredite e permaneça cauteloso.

Como posso evitar isso no futuro?

Ao contrário de muitos, nem sempre o roubo de identidade pode ser parado. Assim como qualquer outro crime, é algo com o qual você precisa lidar às vezes. Obviamente, a melhor maneira de evitar ser vítima de roubo de identidade é manter suas informações pessoais sob um cadeado. Você não deseja que o seu número do Seguro Social seja divulgado com muita facilidade, nem os números da sua conta bancária.

Eu recomendaria que as pessoas não se apressassem em se inscrever em serviços como proteção de identidade, pois é apenas um desperdício de dinheiro para algo que não ajuda em nada. O problema com muitos desses "serviços" é que eles são reacionários. Eles alertam você quando algo já aconteceu, tornando-os não uma "proteção" real. Em vez disso, eu implementaria práticas apropriadas para manter suas informações seguras:

  1. Mantenha suas informações do Seguro Social e cheques em algum lugar discreto, como um cofre em casa em algum lugar.
  2. Nunca anote o número do seu CPF, número (s) da conta bancária ou número do cartão em papel. Estes podem ser facilmente perdidos e até roubados.
  3. Desconfie dos sites nos quais você digita suas informações. Alguns sites parecem seguros, mas na verdade não são. De fato, algumas pessoas criam sites falsos que parecem uma empresa real. Geralmente, você pode verificar isso certificando-se de que o nome do domínio ou o URL seja o URL real da empresa. Isso ficou mais fácil nos últimos dias, pois muitos estão implementando certificados SSL (a trava verde ao lado do nome de domínio), fornecendo não apenas segurança extra, mas também a garantia de que você está em um site oficial.

Infelizmente, às vezes a vida simplesmente acontece - ocorre uma violação do Equifax e, apesar dos seus melhores esforços, alguém tem seu número do Seguro Social de qualquer maneira. Nesse cenário, você só precisa seguir os golpes - mantenha um cuidado extra nos relatórios de crédito e tome as medidas acima, se necessário.

Impedindo hacks de PC

Impedir que hackers entrem no seu PC é uma das coisas mais fáceis de fazer. Primeiro, você deve garantir uma estratégia sólida de backup à prova de falhas, caso algo aconteça ao seu PC ou você precise redefini-lo para as configurações de fábrica. Nós mostramos como fazer exatamente isso. Em seguida, sua melhor aposta é garantir que você tenha programas antivírus monitorando seu computador, evitando anexos de email suspeitos e permanecendo em sites seguros e não clicando em sites que pareçam questionáveis. Também indicamos a você a direção certa para essa segurança.

Assista sua trilha digital

Outro aspecto a ter em mente é que, quanto maior a trilha digital, maior a probabilidade de que as informações sejam roubadas. Por exemplo, se você terminar de usar um serviço, é melhor fechar a conta - se puder - ou, pelo menos, remover as informações de pagamento. Isso reduz a chance de seus métodos de pagamento serem comprometidos, pois a quantidade de serviços aos quais você está conectado é menor após o fechamento ou a remoção das informações de pagamento.

Também vale a pena fazer regularmente uma pesquisa no Google (cerca de uma vez por mês). É tão simples quanto fazer uma pesquisa com o seu nome entre aspas, assim: "Brad Ward". Se você tem um nome bastante comum como eu, pode ser necessário adicionar modificadores na pesquisa, como sua cidade ou estado. Isso ajuda você a ficar de olho nas contas abertas em seu nome, como contas de mídia social. E quando você faz isso, geralmente também pode encontrar coisas que as pessoas estão postando sobre você online. Com essas informações, você pode fechar essas contas falsas e solicitar que uma discussão seja retirada, se necessário.

Isso basicamente ajuda a remover informações da Internet que você não deseja que sejam públicas.

Encerramento

O roubo de identidade ou qualquer dado pertinente roubado é uma situação deprimente. Mas tenha esperança! Não é uma situação impossível, e existem muitos recursos gratuitos para recuperar seu crédito de volta à sua forma original. Você só precisa saber onde estão todos esses recursos e esperamos ajudá-lo a encontrá-los aqui.

Foi hackeado? aqui está o que você precisa fazer para se proteger