Anonim

A Apple não será a única empresa de tecnologia que está apostando na integração automática no próximo ano. De acordo com o Wall Street Journal , o Google fará parceria com a fabricante de automóveis de luxo Audi para apresentar uma plataforma de informações e entretenimento para veículos com Android durante o Consumer Electronics Show, na próxima semana, em Las Vegas. Fontes informam que o sistema proposto permitirá que motoristas e passageiros “acessem música, navegação, aplicativos e serviços semelhantes aos amplamente disponíveis agora em smartphones com Android”.

O anúncio do Android Car, do Google, será uma resposta direta à iniciativa "iOS in the Car" da Apple, revelada pela primeira vez pela empresa Cupertino durante sua Conferência Mundial de Desenvolvedores, em junho. Caracterizado pelo CEO Tim Cook como um “foco principal” da empresa, o iOS no carro fornecerá uma profunda integração entre os dispositivos iOS dos motoristas e seus sistemas internos de informações e entretenimento para carros. Músicas, mapas, Siri, contatos, mensagens e muito mais estarão disponíveis para os ocupantes do veículo usando uma interface iOS unificada. Cerca de 20 fabricantes de automóveis manifestaram interesse em oferecer suporte ao iOS no carro, embora ele esteja disponível apenas em alguns modelos selecionados da Honda e Acura no início, com suporte mais amplo no final de 2014.

Com a inevitável entrada do Google no mesmo mercado, a experiência no carro está rapidamente se tornando o principal campo de batalha para a próxima onda de inovações em dispositivos móveis. Thilo Koslowski, analista do Gartner:

O carro está se tornando o melhor dispositivo móvel. A Apple e o Google veem isso e estão tentando alinhar aliados para trazer sua tecnologia para o veículo.

Processadores cada vez mais poderosos e acessíveis baseados em ARM, os mesmos que alimentam a maioria dos smartphones e tablets, estão permitindo que empresas de tecnologia e montadoras introduzam soluções de computação cada vez mais rápidas e capazes nos carros. A disponibilidade da plataforma Android, licenciada gratuitamente, do Google, pode dar à empresa a mesma vantagem que desfruta agora no mercado móvel mais amplo. "Estamos começando a ver um aumento no uso do Android nas montadoras, começando na Ásia e trabalhando em todo o mundo", disse Rajeev Kumar, da Freescale Semiconductor, ao The Wall Street Journal .

Outra diferença importante entre as implementações propostas pela Apple e pelo Google é a localização da computação primária. Enquanto os dois projetos ainda estão em desenvolvimento, a estratégia atual da Apple exige que a maior parte do processamento seja executada no dispositivo iOS, com o sistema interno do carro apenas atuando como um relé de controle e exibição, enquanto o Google está procurando uma parceria com fabricantes para instalar seu sistema operacional Android diretamente no hardware interno do carro. A última abordagem pode introduzir variações de desempenho e implementação, mas garantiria que os drivers pudessem acessar os recursos móveis avançados, mesmo na ausência de um dispositivo Android. Para iOS no carro, se o driver não possuir um dispositivo iOS, o sistema usará como padrão a interface e os recursos básicos do fabricante.

Mais informações sobre os planos do Google devem ser divulgadas na CES, que acontece de 7 a 10 de janeiro. Quanto à Apple, esperamos ver o iOS no carro sendo lançado em apenas alguns modelos no primeiro semestre de 2014, com adoção mais ampla no final do ano.

Google une-se à Audi para revelar a iniciativa para carros Android