Na quarta-feira da semana passada, o Google implantou um novo sistema que acelerará o tempo de carregamento dos artigos encontrados na pesquisa do Google. A mudança faz parte das alterações feitas por várias empresas, formando uma tendência do setor para facilitar e acelerar o consumo de conteúdo no telefone.
Agora, sempre que você procurar um artigo no Google usando seu navegador da web móvel, o Google começará a vincular t Accelerated Mobile Pages (AMP). O Google explicou que as páginas AMP carregam cerca de quatro vezes mais rápido que os artigos comuns e consomem cerca de 10 vezes menos dados sem fio do que outros artigos, o que significa que as pessoas podem fazer melhor uso dos dados em seu telefone e obter o consumo de dados e mídia mais rapidamente .
O sistema funciona carregando partes diferentes de um artigo com mais eficiência. Por exemplo, se houver imagens na parte inferior do artigo, essas imagens não serão baixadas, a menos que o usuário realmente role para baixo para vê-las. Isso significa que o telefone se concentra apenas no carregamento rápido dos dados na parte superior e consome apenas dados extras se o usuário exigir especificamente ver essa parte da página da web.
O Google tornou este projeto completamente de código aberto, para que qualquer pessoa possa usá-lo. Atualmente, o New York Times, o The Guardian, a BBC e o BuzzFeed estão trabalhando com o Google no projeto para garantir que seus sites estejam prontos. Porém, não é a primeira vez que uma grande empresa de tecnologia trabalha para tornar o consumo de dados móveis menos intenso. No ano passado, o Facebook começou a oferecer artigos instantâneos, que é essencialmente a mesma idéia.
Rudy Galfi, gerente de produtos do Google, disse:
"Isso realmente muda suas expectativas sobre como você interage com o conteúdo da Web e, francamente, com os resultados de pesquisa".
Fonte: http://www.cnet.com/uk/news/google-amp-wants-to-turbocharge-articles-loading-on-phones/