Quando a Microsoft finalmente eliminou o suporte para o Windows XP no ano passado, aqueles que ainda contavam com o sistema operacional conseguiram se confortar com o fato de ainda terem acesso a um navegador moderno e seguro, mesmo que o restante do sistema operacional se tornasse vulnerável. novas ameaças à segurança. Como centenas de milhões de usuários do Windows XP entraram em pânico coletivo, o Google anunciou que manteria e atualizaria o Chrome para Windows XP até pelo menos este mês, em abril de 2015.
Nesta semana, o Google esclareceu seu suporte ao Chrome no XP e prometeu continuar apoiando-o até o final de 2015. Mark Larson, diretor de engenharia do Chrome, fez o anúncio por meio de uma postagem no blog oficial do Chrome:
Sabemos que nem todos podem mudar facilmente para um sistema operacional mais recente. Milhões de pessoas ainda estão trabalhando em computadores XP todos os dias. Queremos que essas pessoas tenham a opção de usar um navegador atualizado e o mais seguro possível em um sistema operacional não suportado. Anunciamos anteriormente que continuaríamos suportando o Chrome no Windows XP até 'pelo menos' abril de 2015. Agora é abril de 2015 e estamos ampliando esse compromisso. Continuaremos a fornecer atualizações regulares e patches de segurança para o Chrome no XP até o final de 2015.
É uma boa notícia para aqueles que ainda estão presos no sistema operacional antigo, mas significa que mais um prego no caixão do XP foi colocado no lugar, pronto para ser atingido em apenas mais alguns meses.
O tempo do Google também não é surpreendente. A Microsoft aprimora constantemente seu próximo grande lançamento do sistema operacional, o Windows 10, por meio de testes internos e públicos. A atualização visa não apenas adicionar novos recursos, mas também atender às preocupações dos usuários corporativos e dos fãs de computadores que relutam em atualizar para o Windows 8 e sua interface de usuário híbrida "Metro".
Espera-se que o Windows 10 seja lançado no final do verão, e a Microsoft está fazendo uma atualização gratuita pelo primeiro ano para qualquer usuário com uma licença válida do Windows 8 ou Windows 7. A empresa espera que sua estratégia de preços e melhorias na interface do usuário ajudem a impulsionar as atualizações para a versão mais recente e segura do Windows e a reduzir o número de computadores executando o XP, que ainda era de aproximadamente 17% em março de 2015.
Aqueles que não desejam ou não conseguem atualizar além do Windows XP ainda podem ter uma opção de navegador seguro depois que o Google encerrar o suporte ao Chrome no final do ano. Os navegadores Opera e Firefox ainda são mantidos no XP, embora nenhuma empresa tenha revelado planos de descontinuação.