Desde o OS X Mountain Lion em 2013, as atualizações de software para Mac foram entregues aos usuários juntamente com as atualizações de aplicativos na Mac App Store. Com o macOS Mojave, isso muda. O Mojave apresenta uma Mac App Store completamente renovada, que segue o redesenho da iOS App Store no iOS 11. Como parte desse novo design, a Apple mudou as atualizações de software do Mojave para um painel de Preferências do Sistema dedicado.
Você ainda receberá atualizações de aplicativos na Mac App Store, mas as atualizações do sistema, como novas versões do macOS Mojave, patches de segurança e correções de bugs, agora terão sua própria interface. Veja como usar as atualizações de software do macOS Mojave.
A nova atualização de software do macOS Mojave
Para encontrar a ferramenta de atualização de software Mojave, você precisará iniciar as Preferências do Sistema (o ícone de engrenagem cinza localizado por padrão no Dock). Se você tiver o Mojave configurado para verificar automaticamente atualizações de software, ele saberá se um ou mais estão disponíveis com um emblema de notificação no ícone Preferências do Sistema.
Clicar no ícone Preferências do sistema quando estiver exibindo uma notificação de atualização de software o enviará diretamente para o painel de preferências Atualização de software. Se você voltar para a janela principal Preferências do Sistema, também verá um emblema de notificação quando houver atualizações pendentes disponíveis.
A atual interface de atualização de software do Mojave é relativamente simples. Quando você o inicia, ele verifica rapidamente todas as atualizações disponíveis e exibe os resultados. Clicar em Atualizar agora instalará as atualizações pendentes. Certifique-se de salvar qualquer trabalho aberto antes de clicar neste botão, pois muitas atualizações de software exigem uma reinicialização.
É nessa mesma tela que você pode ativar as atualizações automáticas de software, marcando a caixa Manter automaticamente meu Mac atualizado. Com essa opção ativada, o seu Mac irá verificar e baixar regularmente todas as atualizações de sistema recomendadas e instalá-las quando você não estiver usando o Mac.
Se for necessária uma reinicialização para essas atualizações aplicadas automaticamente, o processo deverá salvar seu trabalho para você e reabrir todos os aplicativos e janelas depois que ele for inicializado no macOS. Na prática, no entanto, nem sempre é perfeito. Portanto, se você optar por atualizações automáticas de software, tente deixar o hábito de deixar o trabalho não salvo em aberto quando sair do Mac.
Ao clicar em Avançado, você pode ajustar seu processo de atualização automática. Por exemplo, você pode fazer com que a Atualização de software verifique e baixe automaticamente as atualizações, mas aguarde a instalação. Você também pode fazer com que seu Mac instale automaticamente as atualizações potencialmente menos perturbadoras da Mac App Store, mas exija sua aprovação para atualizações do macOS.
Há também uma opção separada que permite aguardar a instalação de atualizações "regulares" do sistema (como a futura atualização do macOS Mojave 10.14.1), mas instalar automaticamente patches de segurança críticos que a Apple ocasionalmente libera.
Depois de configurar suas opções, clique em OK para salvar as configurações avançadas e, em seguida, feche as Preferências do sistema. No futuro, o macOS Mojave procurará, fará o download e instalará atualizações de software de acordo com suas preferências.
Novamente, lembre-se de que isso se aplica apenas às atualizações do sistema . Embora você possa ativar as atualizações automáticas de aplicativos através deste painel de Preferências do Sistema, você encontrará a lista de atualizações de aplicativos pendentes e instaladas reais na nova Mac App Store.