Anonim

Os teclados de terceiros personalizados atraem os usuários do iOS desde o lançamento do primeiro jailbreak em 2007. No entanto, como todos os ótimos recursos obtidos com o jailbreak, a Apple acaba alcançando sua própria versão. Com o iOS 8, a empresa trouxe teclados de terceiros para milhões de usuários. No início, apenas alguns teclados de terceiros estavam disponíveis, mas agora, três meses depois, a App Store tem muitas maneiras novas de digitar. No entanto, não estou convencido de que vale a pena mudar para teclados personalizados porque eles não têm um recurso crucial: o ditado. Isso e o processo de configuração do teclado real é muito complicado.

Configuração

Quando o iOS 8 foi lançado, eu, entre muitos outros usuários, tenho certeza, baixei o Swype. Depois de usá-lo no Android, há alguns anos, pensei em tentar novamente. Apesar do guia de instalação, foi inesperadamente difícil configurar o teclado. No geral, foram alguns passos, sim, mas eu não previa ir fundo às Configurações e dar ao teclado acesso total ao que eu digito. Mas mais sobre isso um pouco mais tarde.

Modelo de iPhone via Spektrum 44

A Apple poderia ter simplificado muito mais esse processo. É como se eles quisessem fornecer aos usuários teclados personalizados, mas mantê-los escondidos. “Você pode baixá-los, mas não queremos que você os use de verdade.” Isso é bastante ridículo. Não há razão para que os usuários precisem passar por dez loops apenas para instalar alguma coisa. Os teclados devem ser como qualquer outro aplicativo: faça o download, abra, conceda acesso a tudo que você digita e comece a usá-lo. De todas as coisas, eu esperava que o processo de instalação participasse da parte do teclado das configurações do iOS. Saltar entre aplicativos simplesmente não faz sentido.

Ditado

Meu principal motivo para não usar teclados personalizados no meu iPhone não é porque leva muito tempo para configurar ou pode não ser o melhor para minha privacidade (a seguir), é porque não há ditado.

Adoro usar a Siri para ditar. Eu o uso o tempo todo para enviar e-mails em qualquer lugar, escrever coisas no Simplenote e até pesquisar coisas na Amazon. O ditado do iOS 8 é o melhor até agora, fornecendo feedback ao vivo enquanto você fala. Então, por que eu desistiria? Alternar entre teclados não é conveniente quando você estiver em movimento, e essa é a única maneira de usar o ditado integrado do iOS.

Como a seção Teclado personalizado no Guia de programação de extensões de aplicativos da Apple afirma: “Os teclados personalizados, como todas as extensões de aplicativos no iOS 8.0, não têm acesso ao microfone do dispositivo, portanto, a entrada de ditado não é possível.” Como sempre, isso não significa ditado. nunca estará disponível em teclados personalizados, mas há algumas coisas que vêm à mente ao considerar as implicações de privacidade desse desenvolvimento.

As informações de correção automática e previsão devem ser trocadas com a API da Apple, assim como o Touch ID

Por um lado, se um teclado como Flesky suportasse ditados, o que seria usado para transcrever suas palavras? Existem algumas opções por aí. Um dos principais é o NDEV Mobile da Nuance, o desenvolvedor do Dragon Dictation. É gratuito para as implementações mais básicas. Você pode encontrá-lo em funcionamento no aplicativo iOS da Merriam-Webster, no aplicativo OnStar RemoteLink, no próprio aplicativo do Dragon Dictation e muito mais. Se os desenvolvedores pudessem acessar o microfone, eles poderiam integrar um serviço como o NDEV em seus teclados para fornecer ditados.

Há também outra opção: a Apple poderia permitir o acesso ao Siri Dictation por meio de uma API que também impediria que a fala do usuário fosse transmitida para um servidor de terceiros. Isso é teórico, é claro.

Privacidade

Por fim, gostaria de examinar as implicações de privacidade do uso de teclados de terceiros. A Apple levou anos para levar esse recurso altamente solicitado à sua plataforma móvel, mas ainda conseguiu abrir um buraco na parede da privacidade. Quando tentei usar o Themeboard, um aplicativo com uma coleção de belos teclados personalizados, fui recebido com um rosto triste e o pop-up "Permission Required". Ele pediu que eu permitisse ao teclado acesso total ao que eu estou digitando, para que ele pudesse fornecer informações de previsão e correção automática. Simplesmente não há maneira de contornar isso. Você precisa confiar que o desenvolvedor não armazenará ou venderá o que você digitar.

No Guia de programação de extensões de aplicativos mencionado acima, a Apple também afirma que “um desenvolvedor de aplicativos pode optar por rejeitar o uso de todos os teclados personalizados em seus aplicativos. Por exemplo, o desenvolvedor de um aplicativo bancário, ou o desenvolvedor de um aplicativo que deve estar em conformidade com a regra de privacidade da HIPAA nos EUA, pode fazer isso. ”Isso não inclui o Safari, no entanto, e como usuário você não tem como certificando-se de que o teclado não registre o que você está digitando no navegador, seja um número de cartão de crédito ou email no modo Navegação particular.

Conclusão

Pessoalmente, não gosto de não ter ditado quando estou na bicicleta, no carro ou com pressa. No entanto, o estado atual dos teclados personalizados para iOS é muito mais grave que isso. Ditado é algo que eu poderia viver sem. Falta de privacidade não é. Prefiro ter minhas informações nas mãos da Apple do que em terceiros, que podem não ser confiáveis.

Não deve ser tarefa do usuário pesquisar um desenvolvedor antes de baixar o teclado. A Apple deve simplesmente colocar limites em quais informações são transmitidas aos servidores do desenvolvedor, pois isso resolveria as questões de privacidade e facilidade de uso. As informações de correção automática e de previsão devem ser trocadas com a API da Apple, semelhante à maneira como a integração de terceiros do Touch ID opera. Em vez de manipular diretamente a impressão digital, o chip integrado da Apple a identifica e envia uma chave para o software, confirmando ou negando a solicitação de autenticação. É assim que os teclados de terceiros personalizados devem ser e é isso que quero ver antes do lançamento do iOS 9 no próximo ano.

O bom, o ruim e o feio dos teclados de terceiros da ios