Anonim

"Pegada" em relação a um sistema operacional significa simplesmente quanto espaço ocupa depois de ser completamente instalado e completamente atualizado. O exemplo do Windows XP se encaixa em um CD desinstalado; no entanto, após a instalação e a aplicação do Service Pack 3, ele aumenta para 1, 5 GB e sobe a partir daí.

A pegada importa agora? Sim. Muitos de vocês gostariam de passar para o SSD sobre o HDD, mas a desvantagem é que o SSD possui armazenamento notavelmente menor disponível.

O Windows XP requer um espaço mínimo de 1, 5 GB disponível. O Windows 7 requer 16 GB. Se você está chocado com a quantidade de espaço que o Win7 requer, bem, o Ubuntu é quase tão ruim quanto requer 15 GB. Os sistemas operacionais modernos precisam desse espaço para serem executados.

É sobre os derivados do Ubuntu nos quais vou me concentrar aqui, porque você obtém o máximo de SO com menos espaço enquanto permanece moderno.

No ponto moderno: eu não recomendo usar o Windows XP no SSD. Esse sistema operacional nunca foi projetado para funcionar com esse tipo de mídia de armazenamento e a operação será instável, na melhor das hipóteses. O Linux, por outro lado, não se importa realmente com o tipo de armazenamento primário que usa, daí a razão pela qual ele funciona tão bem no armazenamento baseado em Flash, como pen drives.

Um dos derivados mais leves do Ubuntu é o Xubuntu, que requer apenas 2 GB de espaço para instalar. Isso é ainda mais leve que o Ubuntu Netbook Remix, que requer 4 GB de espaço. Você pode escolher uma distribuição que seja mais leve que o Xubuntu (como uma que use o fluxbox), mas a parte legal do Xubuntu é que você realmente não precisa fazer nenhum compromisso com a GUI.

Minha recomendação para o tamanho mínimo de SSD é de 64 GB, pois permite a instalação de qualquer sistema operacional desejado. O tamanho de 64 GB pode lidar com o Ubuntu ou o Windows 7 de edição completa com facilidade e sem problemas. Se você quiser ganhar mais espaço, pode usar o Xubuntu. Atualmente, os SSDs de 64 GB custam 100 dólares.

Se você decidir economizar um pouco e optar por um SSD de 32 ou 16 GB, é basicamente forçado a usar o Xubuntu. O Windows XP, como dito acima, roda instável no SSD, e os SSDs menores não são grandes o suficiente para o Ubuntu ou o Windows 7, portanto, a razão pela qual eu recomendo usar 64 GB como o mínimo.

Você pode dizer: "E o tamanho de 40 GB?", Considero um desperdício de dinheiro, porque é aproximadamente o mesmo preço que os 64 GB (mais ou menos 5 dólares - literalmente), então é melhor optar pelo tamanho maior.

Por que considerar o SSD para começar?

Na verdade, existem algumas boas razões - todas relacionadas a notebook / laptop.

1. À prova de choque

Os HDDs modernos para notebooks podem certamente sofrer um impacto literal, mas você acha que sobreviveria a uma queda no concreto? A maioria não pode. Esta instância é algo que acontece mais do que você pensa. Alguém sai de um táxi carregando um laptop e opa , caiu na rua.

O SSD não possui partes móveis nem travessas para atrapalhar, portanto, a menos que o próprio SSD ou seu conector seja fisicamente quebrado - o que é improvável - os dados serão salvos, mesmo que você jogue seu notebook na rua.

2. Menos fome de energia

Isso depende do tipo de SSD que você compra, mas uma grande consideração de seu design foi fazê-los usar o mínimo de energia possível, prolongando assim a vida útil da bateria. Acima de tudo, esse é o maior ponto de venda do SSD em um notebook, pois economiza dinheiro a longo prazo ao não esgotar as baterias tão rapidamente.

3. Acesso mais rápido

Tudo sobre o SSD é mais rápido quando o sistema operacional correto está instalado (ou seja, não XP). A inicialização e o desligamento são incrivelmente rápidos. O carregamento de aplicativos, o uso do navegador e tudo o mais também é incrivelmente rápido. Desligar a hibernação leva apenas alguns segundos. É tudo realmente maravilhoso.

Vai ssd? conheça sua pegada de SO