Anonim

Se você é (ou talvez já foi a essa altura) um cliente do GoDaddy nesta semana, a vida foi ruim para você porque seu site estava fora do ar. Sim, com certeza, você recebeu um mês de crédito gratuito pelo tempo de inatividade, mas o ponto é que o site estava fora do ar e não havia nada que você pudesse fazer a respeito.

Ou estava lá?

A maioria das pequenas empresas que administram sites comerciais não possui DRP (Plano de Recuperação de Desastres). Você pensaria que, se estiver administrando um negócio, vendendo produtos e depender do seu site para manter-se atualizado, você terá algo pronto caso isso ocorra. Bem, um grupo inteiro de pessoas não tinha esse DRP e, quando seus sites foram desativados, tudo o que eles podiam fazer era ficar de fora e esperar. E como qualquer empresário sabe, tempo é dinheiro.

Existem algumas coisas que você pode fazer para fins de DRP, caso você já tenha um site comercial agora. Alguns destes são simples, outros não.

1. Você conhece a conta do Twitter do seu host?

Se o seu host da web ficar inoperante, melhores fornecedores de host da web o anunciarão em sua conta do Twitter, porque no momento da indisponibilidade do site não há como alertar a base de clientes.

Sempre que o seu site tiver algum problema e você não puder carregar o site do seu host, acesse a conta do Twitter.

Exemplo: no meu blog pessoal, uso o Fluid Hosting e tenho a conta do Twitter marcada. Como em qualquer provedor de host, às vezes ocorrem interrupções. Sempre que meu site tem desempenho lento, eu vou para essa conta do Twitter antes mesmo de enviar um tíquete de suporte, porque, se houver algo em todo o sistema, ele será anunciado lá e eu sei que dentro de uma hora será resolvido, portanto, o envio de um ticket não será necessário.

2. Você tem uma conta no Twitter?

Ame ou odeie o Twitter, é uma ótima maneira de alertar as massas se o seu site estiver com problemas, pois opera independentemente do seu site. Isso significa que, mesmo que seu site esteja inativo, o Twitter esteja ativo e você pode fazer anúncios lá. Ei, é melhor que nada.

3. Como regra geral, hospedar seu site no mesmo local em que seu domínio registrado é uma má idéia.

Quando você "coloca todos os seus ovos em uma cesta", por assim dizer, essa é uma receita para o desastre no que diz respeito à hospedagem de um site comercial. O registrador de domínio e o local onde o site está hospedado devem ser separados; caso contrário, você está se colocando na fila para obter um efeito dominó de interrupção (uma parte fica inativa, tudo fica inoperante).

Vou dar um exemplo de por que essa separação é importante.

Se meu blog pessoal caiu, e eu quero dizer, realmente caiu tanto que levaria vários dias antes de voltar a ficar on-line, eu poderia entrar no meu registrador de domínios e apontar o domínio para um site temporário , como uma conta do Twitter, enquanto meu principal site é consertado. Uma vez consertado, posso voltar.

4. É sempre bom ter um endereço de email de backup em um provedor de webmail gratuito para fins de DRP.

Os negócios adequados são realizados usando endereços de e-mail como _business_site.com, mas se o site estiver inativo, o e-mail também estará inativo.

Para fins de emergência, ter uma conta do Gmail ou Hotmail ou qualquer outra coisa hospedada em outro lugar pode ser suficiente até o backup do email principal.

Você também pode transmitir esse endereço de e-mail na sua conta comercial do Twitter, caso precise.

O Gmail é a melhor opção aqui, pois depois que o email principal for copiado, você poderá fazer login na sua conta do Gmail e encaminhar todo o email para o primário, para não perder nenhuma mensagem. Outros provedores (como o Hotmail) oferecem funcionalidade semelhante, mas o Gmail tem mais controle sobre onde seus emails vão e como chegam lá.

5. Você deve saber como "pular de navio" se for absolutamente necessário.

Como eu (ou Dave) posso lhe dizer, mudar para outro registrador de domínio e / ou host da web é uma enorme dor de cabeça. Não há maneira fácil de fazer isso, não importa o que alguém diga. Mas isso não significa que você não deva aprender como fazê-lo.

Mudar de um registrador de domínio para outro (como do GoDaddy para o NameCheap) não é o mesmo dia e leva aproximadamente de três a dez dias úteis para concluir o processo.

Mudando de um host para outro .. hoo boy, sim, essa é a parte realmente difícil. Provavelmente, é verdade que o site existente está executando um mecanismo de conteúdo como WordPress ou Drupal, onde a coisa toda está usando um banco de dados MySQL usando endereços e portas de servidor muito específicos, e o próprio mecanismo está usando caminhos de servidor muito específicos. Se tudo isso te assusta, deveria.

Embora Dave e eu tenhamos o know-how para mover sites onde tudo é migrado corretamente (apenas porque nós dois administramos o site desde o final dos anos 90 e praticamente tivemos que aprender da maneira antiga), você provavelmente não ' t. Tudo o que posso dizer é não descartar o pagamento de alguém para mover seu site corretamente para você. Vale a pena gastar dinheiro para realizar uma migração adequada de um site para outro.

Se você administra um site de negócios agora, espero que nunca precise realmente mudar isso, porque não é bonito. Para fins de DRP, no entanto, se você precisar enviar entre registradores e / ou hosts, aprenda como migrar ou saiba como encontrar alguém para fazer isso por você. Esse material não é nada parecido com trabalhar com arquivos no seu PC ou laptop em casa, onde você simplesmente copia as coisas de um lugar para o outro e tudo funciona bem. Os sites que usam mecanismos de conteúdo que funcionam em um nível dinâmico são um jogo totalmente diferente.

Se você é sério sobre o seu negócio, deve ser sério sobre o DRP do seu site

A maioria dos proprietários de pequenas empresas não aprende nada sobre a importância de um DRP até que algo realmente ruim aconteça, como o que aconteceu com uma tonelada de clientes do GoDaddy.

Você, como proprietário do site comercial, deve ter algo em que recorrer, mesmo que seja apenas uma conta do Twitter e um endereço de e-mail do Gmail. Os sites auto-hospedados estão sempre sujeitos à Lei de Murphy, portanto, você deve se preparar para isso.

Godaddy nos ensina em primeira mão o que acontece quando você não tem um plano de recuperação de desastres