As pessoas estavam perdendo suas contas de e-mail para hackers muito antes do Gmail, mas, infelizmente, a tendência ainda está presente, se não pior do que nunca. O Google tornou o serviço de email gratuito e disponível para todos e, ao longo dos anos, tornou-se a opção mais popular de email.
Consulte também o nosso artigo Os melhores aplicativos do Gmail para Windows 10
Como a maioria dos emails é enviada do Gmail, um único serviço de email, é natural que eles também sejam o principal alvo dos hackers. Muitas informações podem ser encontradas na conta de e-mail de uma pessoa, incluindo não apenas as credenciais, mas também informações confidenciais, como os detalhes da conta bancária.
Todo mundo deixa uma pegada digital na Internet hoje em dia, então é mais fácil para os hackers invadir a conta e abusar dela. Se sua conta foi invadida e você está bloqueado, não se preocupe, este artigo o ajudará.
Sinais de alerta de uma conta invadida do Gmail
Talvez você possa impedir um invasor na sua conta do Gmail antes que seja tarde demais. Alguns hackers gostam de ficar quietos e usar sua conta sem alterar a senha para evitar serem detectados. Caso eles ainda não tenham alterado sua senha, veja como você pode notar que algo está errado:
- Primeiro de tudo, o Google sempre notifica você sobre um novo dispositivo conectado à sua conta, mostrando sua localização. Se você for notificado de um login de um dispositivo que não pode reconhecer, confirme que não é você e bloqueie esse dispositivo de acessar seu perfil.
- Procure qualquer atividade suspeita em outros sites vinculados ao seu Gmail. Esses podem ser outros serviços do Google, como YouTube, Google Fotos, Google Drive e outras contas vinculadas do Gmail. Além disso, procure sites de terceiros nos quais você fez login no Gmail, especialmente se você usou seu cartão de crédito para comprar algo lá.
- Verifique se alguém violou suas configurações de segurança. Se você notar alterações na sua conta de e-mail de recuperação, número de telefone, compartilhamento de local etc., reverta-as rapidamente.
- Verifique sua atividade financeira nos serviços do Google, como Google Play, Google Pay ou Google Ads. Se houver pagamentos que você não autorizou, você pode denunciá-los ao Google e obter um reembolso.
Você deve alterar sua senha do Gmail assim que encontrar algum desses sinais. Além disso, altere a senha em qualquer site associado, especialmente se você estiver usando a mesma senha para vários sites.
Se sua senha do Gmail já foi alterada
Na pior das hipóteses, seu Gmail está comprometido e você não pode fazer login na sua conta porque a senha foi alterada. Não entre em pânico, porque ainda há esperança. Você pode recuperar sua conta seguindo as instruções de recuperação de conta do Google.
Antes de iniciar o processo de recuperação, tente se lembrar o máximo possível da sua conta. Você será perguntado sobre a senha anterior, o endereço de e-mail de recuperação e o número de telefone. O Google solicitará que você confirme que você perdeu o acesso à conta, excluindo-a ou não. Mesmo se você não tiver certeza de algumas respostas, tente pelo menos adivinhar em vez de pular perguntas.
O Google acompanha tudo, então use-o para sua vantagem. Faça login em um navegador familiar e no local em que você costumava entrar regularmente. Use um dispositivo que o Google reconhecerá, como seu telefone, tablet ou PC.
O que fazer a seguir?
Felizmente, você conseguiu recuperar sua conta do Gmail e evitar qualquer dano que o hacker possa ter causado. quais são os próximos passos?
Mude a senha
Você não deve apenas alterar a senha usada no Gmail, mas também revisar suas outras senhas importantes. É mais seguro alterar suas senhas de mídia social, senhas de qualquer site em que você fez compras e qualquer site conectado à sua conta do Google.
Escolha uma senha forte, algo completamente novo e difícil de decifrar. Use uma frase em vez de uma palavra e misture alguns símbolos e números. Nunca use a mesma senha duas vezes, pois assim você também pode comprometer suas outras contas.
Use diferentes métodos de recuperação
Se o hacker descobriu seu e-mail ou número de telefone de recuperação, altere-os também. Você também pode alterar a questão de segurança. Caso não tenha autenticação de dois fatores, você deve habilitá-la. Isso torna sua conta muito mais segura.
Usar proteção antivírus
Examine todos os seus dispositivos em busca de malware e vírus e elimine-os. Habilite seu firewall ou o Windows Defender para segurança extra.
De volta à segurança
Felizmente, isso ajudou você a lidar com sua violação do Gmail. Lembre-se de tomar precauções extras para manter sua conta e dispositivos seguros no futuro. Isso tornará mais difícil para os hackers sequestrar seu Gmail novamente. Dê-nos a sua opinião ou compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.