Anonim

Chromebooks ("Chromebook" é um termo genérico para um dispositivo de fator de forma para laptop que executa o Chrome OS, uma variante do Linux que usa o navegador Chrome como sua principal interface de usuário) lançado pela primeira vez em 2011 e nos anos seguintes à dificuldade da plataforma. um pouco para encontrar e definir seu nicho. Como o Chrome OS é muito mais eficiente no gerenciamento de recursos do que os sistemas operacionais Windows ou Mac, os Chromebooks podem ser executados em hardware mais leve, o que os torna competitivos em termos de custo. No entanto, a plataforma tem limitações significativas e há coisas nas quais os Chromebooks simplesmente não são bons.

Consulte também o nosso artigo Como usar o VLC no seu Chromebook

Existe um sentimento geral no mundo da computação de que a criação de mídia é uma dessas coisas, e é verdade que um Chromebook é uma má escolha para quem deseja fazer edição de vídeo ou até mesmo processamento sério de imagens. As máquinas tendem a simplesmente não ter os chops de hardware para fazer esse tipo de trabalho intensivo de processador. Mas e a criação de música? Bem, um Chromebook pode não ser o primeiro dispositivo que você pensa ao criar músicas, mas a plataforma realmente tem alguns aplicativos bons para o desenvolvimento de músicas. Existe um equivalente do GarageBand para o Chromebook? É capaz de criar música de alta qualidade?

Vou dar uma olhada em alguns dos principais aplicativos de criação de música que funcionarão no Chromebook. Agora, existem alguns equivalentes confiáveis ​​do GarageBand para o Chromebook.

Fazendo música no Chromebook

Links Rápidos

  • Fazendo música no Chromebook
  • Websites
    • Trilha sonora
    • Audiotool
    • Soundation
    • Looplabs
  • Aplicativos autônomos
    • Music Maker JAM
    • BandLab
    • Walk Band
    • edjing Mix: mixador de músicas para DJ

A maioria dos programas de música para o Chromebook são baseados na nuvem. Isso significa que suas criações musicais são armazenadas on-line (embora geralmente você possa retirar uma cópia local sempre que quiser). Isso tem a vantagem de tornar suas criações acessíveis de qualquer lugar, a qualquer momento.

Websites

Como os Chromebooks destinam-se principalmente à execução on-line, uma abordagem óbvia para fazer música com um Chromebook é usar um aplicativo baseado em site. Os aplicativos baseados em site têm a vantagem de fazer a maior parte do processamento pesado no servidor, portanto, o hardware leve do seu Chromebook é menos problemático. Eles também serão multiplataforma por definição; se o seu dispositivo tiver um navegador da web, você provavelmente poderá usar esses aplicativos do Windows, Mac, Linux e, claro, do Chromebook.

Trilha sonora

A trilha sonora vem em alguns sabores, a trilha sonora padrão e a trilha sonora para educação. O programa é baseado em nuvem e oferece a capacidade de fazer música, criar batidas, loops, sintetizar instrumentos e conectar seus próprios instrumentos reais. Você também pode colaborar com outras pessoas e utilizar ferramentas sociais.

A interface é relativamente simples e fornece uma boa base para a produção musical. A exibição principal é uma exibição multitrilha com menus para cobrir todas as eventualidades. Você pode usar centenas de loops predefinidos ou gravar seus próprios com sua voz ou instrumentos. Se o seu canto é parecido com o meu, o puro recurso de autotune é um vencedor garantido!

Audiotool

O Audiotool é outro equivalente do GarageBand para o Chromebook que vale a pena conferir. Como o Soundtrap, ele é baseado em nuvem e funciona totalmente online. O Audiotool é uma plataforma modular, o que significa que você pode usar os novos recursos conforme necessário ou à medida que são lançados. O produto principal é muito capaz e permite criar músicas usando instrumentos sintetizados ou conectando os seus.

A interface do usuário é um pouco mais complicada do que a Soundtrap, mas é clara e fácil de entender. Permite visualizar gravações múltiplas, criar loops, amostras e muito mais. Existem mais de 250.000 amostras incorporadas, enquanto existem milhares de predefinições de instrumentos para experimentar. Todas as suas criações serão armazenadas on-line, mas você pode fazer o download ou publicá-las conforme necessário.

Soundation

Soundation é outro programa que possui uma versão padrão e uma educacional. É uma ferramenta de criação de músicas muito bem-sucedida, com muitos recursos. Este aplicativo tem vários níveis, a versão gratuita oferece mais de 700 loops e muitos instrumentos virtuais, enquanto as assinaturas premium permitem mais recursos, como gravação de áudio ao vivo, armazenamento online, mais loops, efeitos e sons.

A interface é semelhante ao Soundtrap e Audiotool com uma visualização de instrumento ou de mixagem multicanal. Os menus são diretos e lógicos e tudo é onde você espera que seja. Criar música é relativamente simples quando você descobre onde está tudo e nada atrapalha o processo de criação. Se você está procurando uso doméstico ou escola, o Soundation é uma opção confiável.

Looplabs

Looplabs é o nosso site equivalente ao GarageBand final. É principalmente um criador de batidas, mas com um aspecto social pesado. É tanto sobre compartilhar sua criação quanto o próprio processo de criação. Alguns se dão bem com isso, enquanto outros podem achar uma distração. De qualquer maneira, criar música é simples. Ele não é tão completo quanto os outros desta lista, mas para entender a composição da música, é mais do que capaz.

A interface do usuário é direta e um pouco menos ocupada do que outras. A visualização de mixagem permite criar seus loops ou usar os fornecidos. Você pode adicionar efeitos, instrumentos, batidas e todos os tipos enquanto altera o andamento, o corte e todas as ferramentas necessárias. Não depende da complexidade do GarageBand, mas para iniciantes é mais do que capaz.

Aplicativos autônomos

O Chromebook é capaz de executar uma grande parte do ecossistema padrão de aplicativos Android, e os aplicativos de música não são exceção. Aqui estão alguns dos melhores aplicativos alternativos do GarageBand que eu pude descobrir.

Music Maker JAM

O Music Maker JAM é o principal aplicativo de criação de música no Android, com diversos recursos. O aplicativo oferece acesso (pago) a mais de 300 pacotes de mixagens contendo mais de 500.000 loops, possui um mixer de oito canais para gravação ao vivo e possui controles fáceis de usar. O Music Maker JAM suporta o upload direto de faixas para o YouTube, SoundCloud, Facebook, WhatsApp e outras redes de mídia social. O aplicativo também possui desafios globais para que os criadores enviem músicas também, oferecendo o potencial de exposição imediata e o desenvolvimento de seguidores.

BandLab

O BandLab é um estúdio de música e rede social reunidos em um. Existem milhões de pessoas usando o aplicativo e compartilhando suas músicas em todo o mundo. O BandLab começa com uma sólida suíte de estúdio, incluindo um mixer de várias faixas, uma lista diária de hot beats, mais de cem instrumentos predefinidos, um looper e um sintonizador e metrônomo embutidos. Tudo isso acontece com um enorme ecossistema de outros criadores que se encontram, criticam e colaboram com outros músicos. Com mais de 6 milhões de faixas criadas a partir de março de 2019, o BandLab é uma plataforma muito quente e vale a pena explorar.

Walk Band

Walk Band é um aplicativo de estúdio de música completo com muitos instrumentos embutidos. Oferece piano, guitarra, baixo e bateria incorporados e suporta instrumentos MIDI através de uma porta USB. O Walk Band possui um sintetizador multipista com gravação e edição de faixas MIDI e de voz, e o aplicativo suporta o upload de arquivos de música para a nuvem. O Walk Band é suportado por anúncios na versão gratuita, mas oferece uma atualização para se livrar dos anúncios e também possui suplementos disponíveis para usuários que desejam expandir o aplicativo.

edjing Mix: mixador de músicas para DJ

Edjing Mix não é um aplicativo de criação de música em si; em vez disso, é um aplicativo de mixagem e amostragem que possui um alto grau de funcionalidade para DJing. Possui funções de amostragem e remixagem, incluindo acesso a uma biblioteca de amostras grátis e muitos pacotes de amostras pagos. O aplicativo também se integra à sua própria biblioteca de músicas e ao Soundcloud e (com uma assinatura paga) Deezer.

Mix não é o programa ideal para quem deseja criar suas próprias composições originais, mas para quem planeja DJing ou sintetiza músicas novas e antigas em algo original, é um item obrigatório.

Você tem sugestões para ótimos sites ou aplicativos para criação de música baseada no Chromebook? Compartilhe-os conosco nos comentários abaixo!

Alternativas ao Garageband para o chromebook