Parece que ontem mesmo os fins de semana significavam ir à casa de um amigo por uma tarde de Mario Kart enquanto descansava em cadeiras estofadas demais. E nada era melhor do que quando seus pais estavam livres para levá-lo ao shopping, onde você podia passar horas com uma xícara de quartos jogando Street Fighter II no fliperama. Entrar naquele espaço escuro iluminado por telas brilhantes e piscantes o transportou para outro mundo onde o tempo deixou de existir e você poderia passar horas na frente de um único jogo.
Já está se sentindo nostálgico? Nós definitivamente somos. Mas antes de começar a sentir remorso pelo console original da Nintendo que você descartou, considere que pode estar olhando para o seu histórico de jogos através de óculos cor de rosa. A seguir, apresentamos os prós e contras dos jogos on-line de hoje, que podem nos ajudar a ver se a sua nostalgia nos jogos é justificada ou apenas uma memória distorcida por uma época passada.
Por que estamos com saudades dos bons velhos tempos dos jogos
Houve muitas mudanças quando a Internet e os videogames começaram a se fundir, mas do que sentimos mais falta nos jogos de nossa juventude?
- Menos assédio: você provavelmente trocou uma conversa bem-humorada com seus amigos enquanto jogava Donkey Kong , mas o anonimato dos jogos on-line gerou um ambiente hostil, onde as pessoas sentem que podem dizer qualquer coisa sem repercussões.
- Menos trapaça: Você pode ter desconectado o controle do seu amigo enquanto jogava Halo, mas os jogadores de hoje levam a batota um passo adiante. Os pesquisadores descobriram que a relativa privacidade dos jogos online incentiva as pessoas a trapacearem com mais frequência do que na vida real. Portanto, se você sente que as pessoas eram mais confiáveis no passado, não está errado quando se trata de jogos.
- Menos sequências coxas: A conveniência dos jogos se tornou um grande problema para os desenvolvedores. Os jogadores esperam emoções rápidas e contínuas e ficam entediados depois de apenas algumas horas jogando. Para gerar lucros, os produtores de videogame precisam lançar sequências constantes. Esses jogos geralmente são muito piores que o original e fazem com que os fãs abandonem a linha do jogo para sempre.
- Mais paciência necessária: arcadas e jogos do passado desafiavam os jogadores a usar paciência e intelecto para derrotar níveis difíceis. Agora, um jogador frustrado precisa de menos de cinco minutos de pesquisa on-line para aprender como vencer os jogos mais difíceis.
O que gostamos hoje sobre jogos
A introdução de jogos online mudou os videogames para sempre, de várias maneiras. Mas essas mudanças valem o preço?
- Mais conveniência: você não precisa mais acampar por horas em frente à loja de videogame local, aguardando o lançamento mais recente do seu jogo favorito. Em vez disso, você pode acessar sua conta online e comprar um jogo em poucos minutos.
- Menos comprometimento: além de reduzir o tempo de espera para adquirir um jogo, os jogos atuais exigem um comprometimento de tempo mais curto. Você provavelmente se lembra de ter reservado uma tarde inteira para jogar Halo com seus amigos. Jogos mais recentes, especialmente a onda de jogos casuais, como o FarmVille, que permeiam as mídias sociais, são projetados para atender a um menor tempo de atenção, permitindo que os usuários façam logon e joguem facilmente em pedaços em apenas cinco minutos.
- Mais oportunidades de economizar: Lembre - se de implorar à mamãe apenas um pouco de tempo extra para chegar ao próximo posto de controle? Jogos mais recentes geralmente permitem que os jogadores economizem a qualquer momento, tornando comum pegar alguém jogando durante o intervalo para o almoço ou durante o trajeto. O design de "reprodução rápida" dos videogames atuais permite que você os desfrute ao longo do dia sem nenhum planejamento prévio.
- Mais opções: os consoles de jogos originais eram extremamente básicos, usando apenas alguns botões para controlar imagens pixeladas que se moviam erraticamente pela tela. Além dos controladores mais avançados, hoje os jogadores também podem usar dispositivos com tela sensível ao toque, como um smartphone ou tablet, para manobrar os controles sem problemas.
- Mais histórias: Os jogos de hoje apresentam longas histórias de fundo, dublagem reconhecível e gráficos de tirar o fôlego que tornam o jogo em uma experiência interativa e fascinante. As histórias complexas de origem por trás de jogos como Mass Effect e Assassin's Creed soam como planos para extensas trilogias de filmes em vez de videogames.
- Mais interação: quando os consoles dominavam o mundo dos jogos, no máximo quatro pessoas jogavam em um jogo. Usando a Internet, os videogames permitem conhecer e jogar contra dezenas de pessoas em todo o mundo durante um único jogo. De fato, um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Münster descobriu que pessoas tímidas tendem a tornar os amigos mais fáceis nas comunidades de jogos online. Os jogadores podem formar amizades enquanto jogam World of Warcraft ou se unir a dicas de compartilhamento em um fórum on-line para seu jogo favorito. Com uma conexão rápida à Internet, você pode interagir com jogadores de todo o mundo e criar conexões sociais facilmente.
Existem alguns aspectos dos jogos de hoje que podem torná-lo nostálgico para seus sistemas de jogos antigos, mas no geral, a transição para os jogos on-line foi sem dúvida uma mudança positiva. Você acredita que os jogos online melhoraram ou arruinaram o domínio dos videogames? Som desligado nos comentários!