As atualizações de firmware mais recentes do Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus geraram uma onda de reclamações dos usuários desses dispositivos. Nos últimos dois meses, várias pessoas relataram que seus telefones começaram a se desligar aleatoriamente, nos momentos mais inesperados. Se você está enfrentando o mesmo problema, no entanto, não precisa necessariamente culpar as atualizações. Também pode ser um problema de hardware, uma bateria com defeito, um dano físico que o telefone sofreu e você não prestou muita atenção e assim por diante.
Por outro lado, se você pode conectar diretamente o momento em que executou uma atualização ao momento em que os desligamentos aleatórios começaram a se manifestar, você está claramente lidando com problemas relacionados ao firmware. Como estamos recebendo tantas solicitações e perguntas sobre solução de problemas de nossos leitores, decidimos montar um guia abrangente nessa direção.
Nosso conselho é procurar ajuda profissional de um técnico autorizado. Isso ocorre porque, embora os conselhos de solução de problemas sejam geralmente sãos e salvos, ainda pode haver casos em que a situação pode ir de mal a pior. Conseqüentemente, se você estiver tentando consertar sozinho o Galaxy S8 ou o Galaxy S8 Plus que é desativado aleatoriamente, estará fazendo isso por seu próprio risco.
Agora, deixemos esse aviso de lado e apresentamos as quatro coisas mais importantes que você pode verificar por conta própria.
Isso tem a ver com a bateria?
Uma das razões pelas quais um smartphone será desligado repentinamente é uma bateria com defeito. Se o problema desencadear, mesmo quando você estiver conectado a uma fonte de energia estável, não é a bateria. Mas, se não, você pode suspeitar que a bateria foi danificada ou acabou de perder sua capacidade de alimentar o telefone.
Para verificar se há apenas um problema de carga da bateria, conecte o carregador, deixe-o descansar assim por alguns minutos e reinicie o dispositivo Galaxy. Se você não tiver mais esses problemas depois disso, precisará procurar um técnico e solicitar a substituição da bateria. Você pode solicitá-lo on-line e pagar pela intervenção de substituição ou pode pedir que eles cuidem de todo o processo. De qualquer maneira, você não poderá remover a bateria por conta própria e, por fim, acabará em um serviço.
Isso tem a ver com um aplicativo de terceiros?
A prática nos mostrou que, às vezes, um aplicativo com defeito pode congelar seu telefone ou até mesmo desligar do nada. Como você provavelmente já sabe, o melhor ambiente para testar os problemas de aplicativos de terceiros e remover com segurança os aplicativos com defeito é o Modo de Segurança.
Para esse fim, você terá que:
- Inicialize o seu Samsung Galaxy S8 no modo de segurança;
- Use-o no modo de segurança pelo tempo que puder e determine se ele ainda é desligado inesperadamente;
- Se houver, identifique e desinstale o aplicativo;
- Se você não encontrar o aplicativo responsável, faça backup dos seus dados e redefina o dispositivo.
Para inicializar no modo de segurança, basta pressionar e segurar o botão liga / desliga. Quando o texto “Samsung Galaxy S8” aparecer no visor, solte o botão e toque na tecla Diminuir volume. Pressione esta segunda tecla até o telefone reiniciar e solte-o somente quando vir o texto "Modo de segurança" no visor.
Se o telefone ainda desligar no modo de segurança, claramente não é um aplicativo de terceiros. Isso ocorre porque esses aplicativos não são executados nesse modo, apenas alguns aplicativos e serviços predefinidos. Portanto, se continuar, você precisa identificar o aplicativo com defeito e desinstalá-lo. A alternativa, como mencionado, é simplesmente fazer backup de todos os dados importantes e iniciar a redefinição da seguinte maneira:
- Saia do modo de segurança;
- Volte para a tela inicial do seu Galaxy S8 Plus;
- Toque no ícone de aplicativos;
- Abra a seção Configurações;
- Clique em Backup e redefinição;
- Selecione Redefinição de dados de fábrica;
- Toque em Redefinir dispositivo;
- Use seu PIN ou senha quando solicitado (este provavelmente aparecerá para aqueles com um recurso de bloqueio de tela ativo em seus dispositivos);
- Confirme tocando no botão Continuar;
- Inicie o processo tocando no botão Excluir tudo.
Isso tem a ver com o cache do sistema?
Provavelmente, essa não é a opção mais intuitiva quando você suspeita que o seu problema foi iniciado com uma atualização de firmware. Mas, considerando que um número impressionante de dispositivos Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus tem problemas precisamente por causa do cache corrompido, é obrigatório que você verifique essa situação também.
Basicamente, você precisará inicializar o telefone no modo de recuperação e, uma vez lá, excluir o cache do sistema. O processo é totalmente não invasivo e seguro, sem o risco de perder qualquer tipo de arquivo ou dado, desde que você siga as instruções abaixo:
- Desligue o dispositivo;
- Pressione e mantenha pressionado, ao mesmo tempo, o botão Início, o botão Aumentar volume e o botão Liga / Desliga;
- Quando vir o texto “Samsung Galaxy S8” no visor, solte o botão Liga / Desliga;
- Quando vir o logotipo do Android na tela, solte os outros dois botões;
- Aguarde até 60 segundos e então você poderá começar a navegar no modo de recuperação.
- Destaque o recurso Wipe Cache Partition com a tecla Diminuir volume;
- Inicie o cache de limpeza com o botão Liga / Desliga;
- Use os mesmos dois botões mais uma vez para destacar e iniciar a opção "Sim" na próxima opção da tela;
- Aguarde o término do processo de partição de cache de limpeza;
- Use os dois botões, novamente, para destacar e iniciar a opção Reiniciar sistema agora;
- Aguarde o dispositivo concluir a reinicialização, o que levará um pouco mais do que o normal.
A solução definitiva é um Master Reset
Quando nem mesmo a partição de cache de limpeza impediu o desligamento aleatório do Galaxy S8 ou Galaxy S8 Plus, parece que você precisará executar uma redefinição principal. Faça backup de todos os seus arquivos do armazenamento interno, para que você não fique sem os dados importantes ao começar a excluir tudo. Depois disso:
- Desligue o smartphone;
- Coloque o telefone no modo de recuperação
- Enquanto pressiona esses dois botões, toque também na tecla Liga / Desliga - este é o momento em que o comando é levado em consideração; portanto, não se preocupe se estiver segurando as outras duas teclas por muito tempo;
- Quando vir o texto “Samsung Galaxy S8 Plus” no visor, solte o botão Liga / Desliga;
- Quando vir o logotipo do Android na tela, solte os outros dois botões (você também poderá ver a mensagem Instalando a atualização do sistema; nesse caso, terá que esperar um pouco mais até que o logotipo apareça no visor);
- Quando você entrou no modo de recuperação, use a tecla Diminuir volume e selecione Limpar dados / redefinição de fábrica;
- Use a tecla Liga / Desliga para iniciar a redefinição;
- Use a tecla Diminuir volume para destacar a opção solicitando que você confirme esta ação: “Sim - exclua todos os dados do usuário”;
- Use a tecla Liga / Desliga para iniciar oficialmente a redefinição;
- Quando a redefinição for concluída - o que levará algum tempo, realce a opção Reiniciar o sistema agora;
- Inicie com a tecla Liga / Desliga e aguarde a reinicialização do telefone - novamente, será necessário mais do que você está acostumado.
Quando tudo isso acabar, o seu Samsung Galaxy S8 ou Galaxy S8 Plus será executado no modo de funcionamento normal. Até agora, os desligamentos aleatórios deveriam ter encontrado uma correção, mas se ainda estiver acontecendo, é hora de levá-la a um serviço autorizado. Esses técnicos terão todas as ferramentas necessárias para solucionar até os problemas mais complicados de hardware.