Anonim

Atualização : A Apple não lançou o Retina Thunderbolt Display hoje, mas apresentou um novo “iMac com Retina 5K Display” com uma resolução de 5120 × 2880. Confira os detalhes aqui. Esperamos que uma atualização Retina 5K para o Thunderbolt Display chegue no próximo trimestre ou dois.

Agora que toda a bobagem móvel / vestível está fora do caminho, podemos começar a ansiar pelas atualizações de hardware do outono, que podem finalmente nos trazer o tão esperado Retina Thunderbolt Display. Um relatório divulgado na sexta-feira pelo DigiTimes afirma que a Apple está se preparando para lançar uma tela de 27 polegadas com resolução de 5K até o final do quarto trimestre.

Para os não iniciados, 5K é um passo acima do 4K cada vez mais comum, com uma resolução de 5120 × 2880 em comparação com 4096 × 2160 (embora algumas empresas também comercializem Ultra HD, ou UHD, com uma resolução de 3840 × 2160 como “4K”) . Se for verdade, a Apple não seria a primeira a apresentar um produto com essa resolução; A Dell apresentou sua própria tela 5K no início deste mês, com 14, 75 milhões de pixels (em comparação com cerca de 2 milhões de uma tela 1080p típica).

O próximo monitor 5K da Dell

Uma preocupação, no entanto, é que as resoluções 5K excedam as especificações oficiais do DisplayPort 1.2, o padrão encontrado em Macs modernos com Thunderbolt 2. Embora os detalhes técnicos do monitor 5K da Dell ainda não sejam claros, especula-se que a empresa esteja utilizando duas conexões DisplayPort 1.2 e dividir o sinal em metades iguais de 2560 × 2880.

A Apple poderia optar por implementar uma solução semelhante para uma futura tela Retina Thunderbolt, mas isso limitaria a compatibilidade da tela a Macs com várias portas Thunderbolt 2, a saber, o Mac Pro e o Retina MacBook Pro (embora seja provável que o iMac seja atualizado em um futuro próximo para apoiar o Thunderbolt 2). De fora da mistura, com apenas uma única porta Thunderbolt de primeira geração estão o MacBook Air e o Mac mini há muito negligenciado.

Como um monitor "profissional", no entanto, é viável que a Apple opte por limitar a compatibilidade do Retina Thunderbolt Display a certos Macs avançados, mas ainda assim exigiria que os usuários conectassem dois cabos Thunderbolt para ativar o monitor, uma solução que a empresa pode achar deselegante em comparação com o esquema atual que utiliza dois cabos no total (um para Thunderbolt e outro para energia MagSafe).

Outra solução, e amplamente divulgada antes do relatório de sexta-feira, é que a Apple introduza uma nova tela com uma resolução “Cinema 4K” de 4096 × 2160. Essa é a resolução máxima que o padrão pode suportar a 60Hz, embora a prevalência dos UHD exibidos em 3840 × 2160 possa tornar essa resolução mais atraente devido aos custos de produção mais baixos.

Independentemente da rota que a Apple decida seguir, muitos consumidores esperam que a empresa introduza uma atualização do Thunderbolt Display em breve. A Apple começou a vender um número muito limitado de telas UHD (4K) de terceiros ao lado do lançamento do Mac Pro no final do ano passado, mas o suporte é escasso na melhor das hipóteses para outros modelos. Como discutimos em maio, os drivers AMD do Mac Pro não suportam totalmente a nova rodada de monitores 4K de fluxo único mais baratos, forçando os usuários a manter uma taxa de atualização inaceitavelmente lenta de 30Hz ou executar em uma resolução mais baixa, como 2560 × 1440, com aumento de escala indutor de desfoque.

A falta de entusiasmo da Apple em lidar com o suporte a monitores 4K de fluxo único provavelmente se deve aos esforços da empresa em seu próprio monitor de alta resolução. A introdução de telas Retina de alta resolução com o iPhone 4 em 2010 foi uma revelação para os consumidores que viviam em um mundo pixelizado, e as coisas só ficaram mais interessantes com o lançamento do MacBook Pro com Retina Display dois anos depois. Agora, os usuários de desktop clamam pela mesma experiência, e é cada vez mais provável que a Apple ofereça em breve um atraente Retina Thunderbolt Display e, certamente em breve, um Retina iMac.

Esqueça o relógio da Apple, aqui vem a tela retina do raio