O Ford SYNC, uma vitrine para a plataforma Windows Embedded Automative da Microsoft, pode em breve mudar para o sistema operacional QNX do BlackBerry como base dos recursos de entretenimento e entretenimento para carros. A mudança do Windows para o QXN permitirá que a montadora corte custos, além de aumentar a flexibilidade e a velocidade das versões futuras do SYNC, segundo fontes conversando com a Bloomberg neste fim de semana.
O SYNC é um sistema de comando de voz instalado pela fábrica, exclusivo da Ford, que permite aos usuários fazer chamadas em mãos livres, controlar configurações de música e entretenimento no carro e gerenciar recursos de navegação. Foi introduzido em 2007 como uma parceria conjunta entre Ford e Microsoft e atualmente é baseado no sistema operacional Windows.
Embora avançado na época, o SYNC enfrentou, nos últimos anos, grandes desafios com os sistemas aprimorados de informação e entretenimento para automóveis dos fabricantes concorrentes. O CEO da Ford, Alan Mulally, que até recentemente era candidato a um dos principais cargos da Microsoft, viu os índices de sua empresa caírem nos últimos anos, com muitos consumidores apontando para problemas com a tecnologia automotiva e as telas sensíveis ao toque. Ao adotar o QNX semelhante ao UNIX, da Blackberry, afirmam as fontes, a Ford poderá não apenas reduzir custos, mas também aumentar o desempenho do sistema SYNC para os usuários finais.
A QNX já aciona os sistemas automotivos de outros fabricantes líderes, incluindo Volkswagen, Audi e BMW, facilitando a transição relatada para a Ford e sem interrupções para os clientes. A BlackBerry adquiriu a QNX Software Systems, empresa controladora do sistema operacional, por US $ 200 milhões em 2010.
A mudança da Ford em plataformas subjacentes não é a única grande mudança na indústria de entretenimento automotivo. Atualmente, tanto a Apple quanto o Google estão desenvolvendo suas próprias plataformas de carro baseadas em iOS e Android, respectivamente, com lançamentos completos esperados para o final deste ano de vários fabricantes.