Os jogos com vários monitores podem fornecer uma experiência divertida e interessante para os usuários que desejam comprar uma variedade de displays e pelo menos uma GPU de alto desempenho. Mas, apesar do forte impulso de marketing das empresas de GPU AMD e NVIDIA, muitos jogos ainda não são exibidos corretamente por padrão em vários monitores.
Problemas com alguns jogos e monitores com vários monitores geralmente podem ser resolvidos manualmente, editando os arquivos de configuração dos jogos, e sites como o WidescreenGaming.net existem para orientar os usuários nesse processo. Para usuários que não desejam mergulhar nos arquivos de configuração manualmente, existe o Flawless Widescreen, um utilitário gratuito que lida com as modificações necessárias para executar jogos não suportados pelas tecnologias Eyefinity da AMD e Surround da NVIDIA.
O Flawless Widescreen não suporta todos os jogos, mas sua lista atual de títulos suportados inclui muitas opções populares, como Call of Duty: Black Ops, Diablo III e StarCraft II. Além de fornecer suporte a vários monitores para jogos mais antigos, o utilitário também otimiza a experiência do usuário para jogos que já suportam tecnicamente vários monitores. Por exemplo, o Flawless Widescreen ajusta automaticamente os menus e o HUD do Mass Effect 3 para exibir melhor quando usado com o NVIDIA surround.
O aplicativo em si é bastante direto e fácil de usar e entender. As opções do botão de seleção ajudam os usuários a detectar automaticamente o tipo de GPU e a versão do driver e habilitam recursos úteis, como a correção do painel. O aplicativo e seus perfis de jogo também podem ser configurados para atualizar automaticamente à medida que novas versões se tornam disponíveis.
Os perfis de jogos são chamados de "plug-ins" e o usuário pode optar por baixar apenas perfis individuais para cada jogo desejado ou todos os plug-ins disponíveis de uma só vez. Uma vez instalado, cada plug-in apresenta uma arte personalizada do jogo, a capacidade de escolher entre várias versões (como Steam versus Retail) e uma descrição completa das alterações que o plug-in faz. Uma interface com guias permite aos usuários navegar e alternar facilmente entre jogos.
Em nossos testes do Mass Effect original em 5760 × 1080, os menus foram exibidos corretamente, as cenas cinematográficas preencheram a tela em vez de serem focadas na tela central e o campo de visão foi melhorado significativamente. Todas essas correções poderiam ter sido realizadas manualmente editando os arquivos de configuração, mas iniciar o Flawless Widescreen e ativar o plug-in Mass Effect foi significativamente mais fácil e nos permitiu focar em salvar a galáxia em vez de mexer nas configurações de proporção.
O Widescreen impecável já está disponível gratuitamente. Confira se você está procurando uma maneira simples de fazer com que os jogos em sua configuração de vários monitores sejam os melhores.
