Anonim

Eu acho que uma vida inteira usando PCs com Windows me fez odiar a cor azul. Chegou a ser a cor que associo ao infortúnio; o azul no branco para mim significa pouco mais que puro medo. Muitos de vocês provavelmente compartilham meus sentimentos. Afinal, o conhecido erro crítico de parada existe desde que a maioria dos usuários consegue se lembrar. Embora seja mais difundido em alguns sistemas operacionais do que em outros (no Windows Me, por exemplo, você dificilmente poderia ligar o computador sem ser atingido na cara por um erro de parada), sempre fez parte da experiência do Windows; assim como as mensagens de erro enigmáticas que inevitavelmente aparecem com ele.

O engraçado sobre essas mensagens de erro … se você conseguir descobrir, elas podem ajudar bastante a consertar o computador. Sim, veja … essa é a coisa mais desagradável sobre telas azuis. Embora eles possam ocasionalmente ocorrer como resultado de um programa mal otimizado ou codificado, eles quase sempre significam que há algo errado com seu sistema. Pode ser algo tão simples quanto um driver corrompido ou tão sério quanto um disco rígido que está morrendo. De qualquer forma, você deseja descobrir o que há de errado o mais rápido possível, a fim de minimizar o tempo que você precisa gastar sem um computador.

Aqui estão alguns aplicativos que podem ajudá-lo.

Visualizador de Eventos do Windows

Incluí o Visualizador de Eventos do Windows na lista para fins de conclusão. Para ser totalmente honesto, não acho que seja terrivelmente útil quando se trata de solucionar problemas do meu sistema. Pode dar uma idéia geral do que aconteceu, é verdade, mas as informações são geralmente gerais demais para serem de muita utilidade para qualquer pessoa. O Visualizador de Eventos, por si só, geralmente é bom apenas para informar quando os erros ocorreram, e não o que os causou. Você pode acessar o Visualizador de Eventos através do painel de controle.

Whocrashed

Agora estamos chegando a algum lugar. O Whocrashed, disponível como um download gratuito, verifica seus arquivos de despejo e fornece uma estimativa do que causou a falha do sistema em primeiro lugar; prever se a falha estava relacionada ao hardware ou software. Ele também fornece o código de verificação do erro, a mensagem de erro e o caminho do arquivo que causou o erro. Há também uma versão mais avançada, que fornece uma análise mais detalhada usando a resolução de símbolos. Você pode encontrar as duas versões no site oficial.

Visualização de tela azul

O Bluescreen View é um pouco mais avançado que o Whocrashed e oferece a capacidade de examinar em profundidade todos os arquivos associados a uma tela de morte do blues. Como o Whocrashed, ele fornece todas as informações básicas sobre o problema do sistema, mas além disso, também permite salvar os arquivos de despejo como texto e exibir uma análise bastante abrangente do que pode estar relacionado ao seu BSOD. Infelizmente, é notoriamente ruim em capturar certos tipos de erros (principalmente os que envolvem drivers corrompidos); portanto, sinceramente, é melhor usar algo como o Windbg (disponível no Windows SDK).

Diagnostico de memoria do Windows

Se você estiver preocupado com o fato de estar lidando com algum software corrompido, sua melhor aposta é executar alguns dos utilitários de bordo que a Microsoft incluiu em todas as instalações do Windows. Basta abrir o prompt de comando do Windows (digite “cmd” na barra de pesquisa do menu iniciar) e, em seguida, digite / chkdsk / r, seguido de sfc / scannow. Depois que os dois testes forem executados na íntegra, verifique os resultados. Se houver arquivos corrompidos ou erros sérios encontrados, você pode apenas rastrear a fonte do seu BSOD.

Memtest86 +

Você ficaria surpreso com quantos BSODS estão realmente relacionados à RAM / memória defeituosa. A sério. Você poderia. É aí que entra o Memtest86. Esse utilitário executa uma série completa de testes na memória do sistema, analisando cada pedaço de RAM para determinar se há algo com defeito. Sua principal fraqueza é quanto tempo leva. Sete passagens completas com o Memtest (que é o número recomendado) podem durar de algumas horas a alguns dias, dependendo do tipo de sistema que você está executando. Ainda assim, se você tiver um hardware com falha, o Memtest poderá corrigi-lo. Verifique aqui a ferramenta, que pode ser executada em um pendrive ou em um CD gravado.

Cinco ferramentas para ajudá-lo a solucionar sua tela azul da morte