A configuração do roteador e a instalação de uma rede podem ser um pouco trabalhosas, especialmente se você planeja executar aplicativos que exigem a abertura de portas específicas. Felizmente, existe uma infinidade de ferramentas on-line para facilitar sua vida. Vamos começar, sim?
Port Forward: cobrimos o Port Forward antes, mas ainda vale a pena mencionar novamente. Se você precisar encaminhar portas no seu roteador por qualquer motivo, este é o site a ser usado. Possui guias abrangentes para praticamente todos os roteadores do mercado, inclui vários guias bem escritos sobre redes e software em geral, e ainda possui uma seleção de ferramentas úteis para download, para inicializar. Basicamente, é provavelmente um dos sites mais úteis nesta lista - os guias de encaminhamento desempenham apenas um pequeno papel nisso.
Senhas do roteador: se você conseguiu esquecer a senha padrão do seu roteador (ei, isso acontece) e prefere não jogar um jogo de adivinhação, vá e verifique se o seu roteador aparece na lista. Existe um banco de dados bastante abrangente, e é provável que você encontre o nome de usuário e a senha padrão do seu dispositivo e volte a configurá-lo rapidamente.
Speedtest e Pingtest: essas duas ferramentas são outra coisa que abordamos antes - mas, novamente, vale a pena reiterar o quão úteis elas são. Basicamente, eles podem ser usados para ter uma boa idéia de quão bem o seu computador é capaz de se conectar à Internet e a velocidade da sua conexão. Se você parece estar tendo problemas de rede, esses dois sites são um bom lugar para começar a solucionar problemas.
Você recebe sinal: o site da You Get Signal inclui uma lista bastante extensa de ferramentas, incluindo um verificador de encaminhamento de porta, rastreadores de rede, monitores de desempenho e pesquisas de nomes de domínio. Você também pode verificar o endereço IP global do seu computador e determinar se está se conectando ou não por trás de um proxy.
Créditos da imagem: