A série Intel Core i3 é a extremidade mais baixa da série de processadores "Core" da Intel. No entanto, isso não significa que os i3s sejam ruins ou com pouca potência: as linhas Pentium e Celeron ainda existem para usuários low-end, com a linha i3 servindo como mais uma entrada no mundo das CPUs de médio porte.
Por esse motivo, os processadores i3 são particularmente populares para os entusiastas do orçamento, que não podem gastar mais de US $ 400 ou US $ 500 em um PC personalizado. Os mais recentes processadores i3 estão melhorando ainda mais com as GPUs modernas, em parte graças ao hyperthreading, maior número de núcleos e recursos de overclock desbloqueados em alguns chips.
Hoje, discutiremos tudo o que você precisa saber sobre a série de processadores Intel Core i3 e ajudá-lo a escolher o melhor para suas necessidades.
Onde o Intel Core i3 se destaca?
A série de CPUs i3 se destaca nos seguintes contextos:
- Uso geral e produtividade . Os processadores Intel i3 devem ser capazes de gerenciar suas tarefas típicas - navegação na web, ouvir música, assistir vídeos - com pouco ou nenhum problema. A menos que você esteja usando o Chrome com, digamos, mais de 30 guias, não deverá ter problemas com o processador i3 no uso diário.
- Consumo de mídia e uso de HTPC . Se você deseja usar um i3 no seu PC Home Theater, vá em frente! É perfeito para o trabalho, com gráficos integrados capazes de lidar com renderização de vídeo HD e um perfil de baixa potência e baixo calor. Isso também significa que os processadores i3 são ótimos para longas maratonas do Netflix, Hulu e YouTube.
- Cria jogos de orçamento . Executando uma GTX 1050 Ti ou inferior? Um processador i3 será ótimo para você, fornecendo o desempenho necessário para levar sua placa de vídeo ao limite sem gargalhar o sistema. No entanto, você ainda pode ter problemas com os jogos modernos com uso intenso de CPU.
O Intel Core i3 é muito pouco para os meus cenários de uso?
Preocupado o i3 pode não ser suficiente para você? Aqui estão algumas situações em que não será:
- Jogos hardcore . Se você estiver executando um GTX 1060 ou melhor, um i3 irá afunilar seu sistema. Se for esse o caso, você deve atualizar para um i5 ou diminuir sua seleção de GPU e colocar o dinheiro de reposição em outro lugar no seu orçamento, como um SSD ou um HDD maior. Além disso, não espere aumentar os títulos de eSports para 144hz ou jogar jogos modernos em ambientes altos com desempenho confiável de 60FPS.
- Streaming no Twitch . Se você gosta de um livestreamer, precisa comprar um i5 ou i7 topo de linha. A transmissão no Twitch, mantendo o desempenho aceitável no jogo, seria praticamente impossível com uma CPU i3 e, por esse motivo, recomendamos fortemente que não seja possível.
- Renderizando vídeo . Mesmo fora dos cenários em tempo real, um i3 será terrivelmente lento para renderizar vídeo, especialmente quando comparado ao i5 ou i7. Ele funcionará muito bem, mas você realmente não deve fazê-lo se precisar renderizar vídeos regularmente.