Quando a Apple lançou o novo Mac Pro na WWDC em junho, a empresa divulgou os possíveis ganhos de desempenho que a configuração de GPU dupla do sistema poderia trazer para fluxos de trabalho exigentes, como edição de vídeo e renderização de efeitos. Mas os aplicativos precisariam ser atualizados para aproveitar as GPUs, e a Apple prometeu que seus aplicativos profissionais, como o Final Cut Pro X, estariam prontos para o novo hardware.
Com o Mac Pro agora disponível para encomenda, a empresa pretende cumprir essa promessa com o lançamento das principais atualizações do Final Cut Pro, Motion e Compressor.
O Final Cut Pro foi atualizado para a arquitetura de próxima geração no novo Mac Pro, oferecendo desempenho sem precedentes ao editar e monitorar vídeos em 4K e ao trabalhar com efeitos e gráficos complexos.
O Final Cut Pro 10.1 traz uma série de novos recursos, incluindo suporte para o novo hardware Mac Pro, suporte para monitores 4K e Thunderbolt 2, novo conteúdo 4K, opções de compartilhamento e exportação de 4K, incluindo a capacidade de enviar diretamente projetos de vídeo 4K para o YouTube, e uma nova opção de gerenciamento de arquivos chamada Bibliotecas, que combina projetos e eventos em um pacote unificado.
Existem também dezenas de correções adicionais e aprimoramentos de recursos. Os interessados podem conferir a lista completa de alterações na Mac App Store.
Com o novo hardware e o software otimizado, a Apple alega que os usuários do Final Cut Pro podem esperar melhorias de desempenho de até 4, 4 vezes a do Mac Pro da geração anterior.
O Final Cut Pro 10.1 é uma atualização gratuita para todos os usuários atuais do Final Cut Pro X. Os novos no aplicativo podem comprá-lo na Mac App Store por US $ 299, 99. Os aplicativos complementares Motion e Compressor receberam pequenas atualizações e estão disponíveis por US $ 49, 99 cada.