Anonim

Todos nós odiamos spam. Não, não a carne enlatada perturbadoramente deliciosa. Estou falando de spam por e-mail. Apesar das melhorias contínuas na detecção e filtragem de spam, é quase inevitável hoje em dia e, embora você provavelmente nunca seja capaz de pará-lo completamente, existem etapas que você pode seguir para minimizá-lo. Uma dessas etapas é desativar o conteúdo remoto no aplicativo OS X Apple Mail. Aqui está o porquê e como fazê-lo.
Primeiro, um pouco de fundo. Os imorais idiotas por trás do e-mail com spam costumam enviar milhões de mensagens por vez, frequentemente "adivinhando" os endereços de e-mail de domínios populares como Gmail, Yahoo e iCloud. Da perspectiva de um remetente de spam, por exemplo, é uma aposta segura que "" seja um endereço de e-mail real e, quando você tiver computadores modernos e poderosos softwares de script, poderá gerar facilmente ", " ", " e assim por diante, com praticamente variações sem fim. O remetente de spam acabará tendo uma lista enorme de vítimas em potencial, mas uma que é preenchida com endereços de e-mail que na verdade não funcionam.
Em termos dos grandes números com os quais os spammers lidam, essa lista ainda é relativamente valiosa, mesmo que apenas um em cada mil endereços seja real e usado ativamente pelo titular da conta. Mas restringir essa lista para maximizar o número de contas de e-mail "reais" pode ser extremamente lucrativo para os spammers, tanto por suas próprias ambições criminais de marketing quanto por aumentar o valor para os possíveis compradores dessa lista.
Portanto, os spammers geralmente empregam várias táticas para tentar confirmar se os endereços de email em seus sistemas são reais e estão em uso ativo. A primeira e mais óbvia tática é, obviamente, tentar induzir o destinatário a agir de acordo com a oferta do email de spam, atraindo o destinatário a clicar em um link para "comprar" um produto, receber um "desconto" ou fornecer informações pessoais em algumas outro jeito. Felizmente, os usuários de e-mail mais experientes já aprenderam a ter cuidado com essas ofertas.
O segundo método é um pouco mais desonesto: oferecer um link para "cancelar a inscrição". Empresas reais são obrigadas por várias leis e regulamentos a oferecer aos destinatários de e-mail uma maneira segura de se removerem de uma lista de e-mails legítima, e os remetentes de spam aproveitam esse requisito para induzir os usuários a clicar em "cancelar a inscrição" ou "me remover desta lista" ligação.

Este email de spam está usando todas as três táticas, incluindo o botão de cancelamento de inscrição perigosamente falso.

Na melhor das hipóteses, clicar em um link como este confirma ao remetente de spam que seu endereço de email é real e que você usa ativamente a conta. Na pior das hipóteses, leva você a uma página de phishing na tentativa de verificar suas informações pessoais ou leva a um site seqüestrado que tentará infectar seu computador com malware. De qualquer forma, nunca clique nos links "cancelar inscrição" em mensagens de email suspeitas. Isso garantirá que você receba ainda mais spam.
Mais uma vez, espero que a maioria dos usuários já esteja ciente do truque para cancelar a inscrição e chegará o dia em que essa tática não será mais eficaz para os remetentes de spam. Mas ainda há uma terceira tática menos óbvia: imagens e conteúdo remotos.
Veja bem, era uma vez que o e-mail era apenas texto sem formatação, imagens ou outros recursos sofisticados. Porém, à medida que as necessidades e desejos dos usuários da Internet aumentavam, também aumentavam as expectativas dos usuários por email, e o email de hoje está disponível em HTML completo, com links, imagens, formatação de texto e código. O problema é que o código que exibe imagens ou conteúdo em seu email está hospedado em um servidor externo. Quando você recebe um email da Amazon.com, por exemplo, o logotipo da Amazon e as imagens do produto não são anexadas ao email, elas são armazenadas nos servidores da Amazon e, quando você abre o email para visualizá-lo, um pouco de código na mensagem de e-mail faz uma chamada para os servidores Amazon e exibe as imagens pretendidas. Tudo isso é fácil para o usuário, mas existem algumas implicações importantes de privacidade e segurança aqui, especialmente quando se trata de spam.

Um exemplo de email com imagens remotas desativadas (esquerda) e ativadas (direita).

O uso de imagens e conteúdos remotos permite que empresas e usuários legítimos mantenham pequenas mensagens de email e permita uma formatação mais útil. Mas os spammers e outros bandidos online podem usar código remoto para saber se você recebeu o email. Diferentemente do exemplo da Amazon, um remetente de spam usará um código de rastreamento que associa seu endereço de email específico a um link para uma imagem remota no servidor do remetente. Se você abrir o email de um remetente de spam que contém imagens, o remetente de spam imediatamente saberá que seu endereço de email é válido e que você viu o email de spam. Pior ainda, o remetente de spam também poderá obter informações importantes sobre você, como seu endereço IP, que para a maioria dos usuários revela sua localização geográfica geral.
Assim como as duas primeiras táticas acima, isso prova que você é uma pessoa real e fornece ao spammer muito mais informações sobre você que você pretendia fornecer. É ainda mais insidioso, no entanto, porque o usuário nem precisa fazer nada além de abrir a mensagem de email, que nem sempre pode ser facilmente identificada como spam até que você a abra . Felizmente, você pode atenuar esse risco com bastante facilidade nos aplicativos de email mais modernos, incluindo o Apple Mail, impedindo o carregamento automático de imagens e conteúdo remotos.


Inicie o Mail no OS X e vá em Mail> Preferences> Viewing . Localize a caixa Carregar conteúdo remoto nas mensagens e desmarque -a. Isso impede que o Mail carregue automaticamente imagens e outro conteúdo remoto quando você abre uma mensagem de email. Em vez disso, você verá uma nova barra na parte superior de cada email que contém conteúdo remoto, perguntando se você deseja "Carregar conteúdo remoto" (você pode ver exemplos desse prompt nas capturas de tela acima). Basta clicar nesse botão quando tiver certeza de que o e-mail é legítimo e você verá as imagens e a formatação remotas na mensagem.
Observe que o Apple Mail não salva ou lembra a sua escolha, portanto, você precisará carregar o conteúdo remoto cada vez que abrir uma mensagem de email, mesmo que tenha escolhido anteriormente carregar conteúdo remoto no mesmo email.
A possível desvantagem de desativar o conteúdo remoto é que os e-mails de remetentes legítimos não serão renderizados corretamente, a menos que você clique em "Carregar conteúdo remoto" para cada mensagem, mas considerando o problema de spam cada vez mais perturbador, essa desvantagem é sem dúvida um preço pequeno a pagar pela redução risco. Desabilitar imagens e conteúdo remotos no Mail não eliminará totalmente o spam, mas é um passo importante na grande batalha contra essa prática terrível.
Embora essa dica tenha se concentrado no Mail para OS X, você pode obter o mesmo resultado no Mail para iOS acessando Configurações> Correio, Contatos, Calendários e desativando “Carregar Imagens Remotas”. Outros aplicativos de email, como o Outlook e o Thunderbird, têm uma aparência semelhante., embora ambos evitem imagens remotas de remetentes desconhecidos por padrão.

Lute contra o spam e proteja sua privacidade desativando o conteúdo remoto no Apple Mail