Ao formatar um pendrive no Windows (algo que muitos de nós fazemos de tempos em tempos), no XP você normalmente tem apenas duas opções de sistema de arquivos, FAT ou FAT32. "FAT", a propósito, significa "Tabela de alocação de arquivos".
Se você estava se perguntando qual escolher, a resposta é FAT32, pois supera certas limitações do FAT.
No entanto, se você tiver um pendrive com mais de 4 GB de tamanho, considere a formatação com o NTFS.
O motivo? O FAT32 pode reconhecer apenas um tamanho de arquivo individual máximo de 4 GB (ou, para ser exatamente específico, 4GiB menos 1 byte). Se um único arquivo for maior que isso, o FAT32 não o “entenderá” e você receberá um erro ao tentar copiar esse arquivo grande.
Para aqueles que se perguntam “Que arquivo poderia ser tão grande?” As imagens de disco de vídeo e ISO (como algumas grandes distribuições Linux) podem facilmente ultrapassar 4 GB de tamanho - e sim, algumas pessoas enviarão esses arquivos para pen drives se tem o espaço. Por que não, certo?
No XP (mas não no Windows 2000), o problema que se apresenta é que, se você tem um pendrive com mais de 4 GB de dados, como você o formata usando NTFS em vez de FAT32?
Uma maneira de fazer isso é através do Gerenciador de dispositivos.
- Vá ao painel de controle.
- Clique duas vezes no ícone Sistema .
- Na janela que aparece, clique na guia Hardware .
- Clique no botão Gerenciador de dispositivos .
Em "Unidades de disco", se o pendrive USB estiver conectado ao seu computador, ele aparecerá lá embaixo, assim:
O que precisamos fazer aqui é alterar a política para "Desempenho" em vez de "Remoção rápida".
A maneira como fazemos isso é clicando com o botão direito do mouse na lista de unidades USB, selecionando Propriedades e, na janela exibida, selecione a guia Políticas .
Se parece com isso:
Clique em Otimizar para desempenho e clique em OK.
Vá para formatar o seu pendrive (você precisará formatá-lo) e…
Sucesso! Agora temos a opção NTFS!
RECUA:
Sim, há uma desvantagem nisso e uma grande.
Quando o seu pendrive USB estiver configurado nesse modo, você absolutamente deve usar o método “Remover o hardware com segurança” antes de desconectar o pendrive do computador e absolutamente NÃO se esqueça de fazer isso. Se o fizer, os dados certamente ficarão corrompidos em pouco tempo.
Se você pode lidar com essas coisas de "Remover com segurança", vá em frente com um sistema de arquivos NTFS em um pendrive maior que 4 GB para poder gravar nele arquivos maiores que 4 GB.
E lembre-se, não há necessidade de fazer isso, a menos que você pretenda enviar arquivos de mais de 4 GB em um pendrive.