Um desligamento rápido em um computador deve ser uma coisa normal. Se o seu PC precisar de mais tempo do que o esperado, você pode estar lidando com um desligamento lento. A maioria dos usuários que reclamam sobre esse problema geralmente está executando um sistema operacional Windows 10. Portanto, perguntas como "como acelerar o processo de desligamento do Windows 10" são bastante comuns em nossa comunidade e também na web. Abaixo, explicaremos como obter um registro de desligamento rápido para o Windows 10.
Se você deseja descobrir a maneira mais fácil de acelerar esse processo, veio ao lugar certo. Na verdade, temos duas soluções para você sobre como concluir um registro de desligamento rápido para Windows 10. Antes de detalhá-los, no entanto, vamos explicar brevemente o que causa esse atraso no desligamento do computador.
Basicamente, quando você clica no menu Desligar, o sistema começará a fechar todos os serviços e aplicativos em execução. Você pode não ter o software aberto na área de trabalho, mas definitivamente existem muitas coisas acontecendo em segundo plano. Na verdade, essas coisas estão causando um lento desligamento.
Se você deseja acelerar o processo de desligamento do Windows 10, precisa ajustar o tempo de resposta do sistema para esses aplicativos e serviços em execução. E você pode fazer isso no registro do Windows, onde controla não apenas os processos em segundo plano, mas também os aplicativos que são executados nas sessões de usuário ativo.
Você está um pouco relutante com a idéia de acessar e editar os registros? Pode parecer intimidador, mas preparamos um guia passo a passo para você seguir como obter um registro de desligamento rápido para o Windows 10. Se você está fazendo isso de acordo com as instruções, não há realmente nada com que se preocupar.
Solução 1 - Como acelerar o desligamento lento do Windows 10 a partir de processos em segundo plano
Como mencionado, seu computador está lento porque precisa de tempo para fechar tudo. Mas esse tempo é ajustável e você pode ajustá-lo no Registro do Windows. Lá, há uma seção especial onde você pode digitar um valor de tempo específico. Esse valor é expresso em segundos e determinará a quantidade de tempo que uma vez excedida levará a um desligamento forçado de todos os aplicativos e processos.
O valor exato que você deseja definir será sua escolha. Aqui estão as etapas que você precisa seguir para chegar lá:
- Pressione simultaneamente a tecla Windows e a tecla R do teclado para iniciar o editor do Registro;
- Na caixa recém-aberta, digite regedit e pressione enter para iniciar o editor;
- Uma vez dentro do editor, identifique o seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control
- Agora olhe para o lado direito e identifique o valor WaitToKillServiceTimeout REG_SZ
- Modifique o valor dessa opção com o período de tempo desejado - você pode escolher qualquer coisa entre 1000 e 20000 e pressionar Enter (esse valor é expresso em milissegundos, ou seja, de 1 a 20 segundos);
- Depois de executar essa configuração, você pode fechar o registro e reiniciar o computador para que as alterações ocorram.
A partir de agora, quando você desligar o computador, não demorará mais e um registro de desligamento rápido para o Windows 10.
Solução 2 - Como acelerar o desligamento lento do Windows 10 a partir de aplicativos de sessão de usuário ativo
A primeira solução foi direcionada apenas aos processos em segundo plano. Agora, você quer acelerar um pouco os aplicativos executados em sessões de usuário ativo, como Word, Notepad e outros? Você precisará fazer algumas edições extras.
Depois de modificar o valor de WaitToKillServiceTimeout REG_SZ:
- Identifique o seguinte caminho: HKEY_CURRENT_USER \ Control Panel \ Desktop
- Olhe no lado direito do editor e crie 2 novos valores REG_SZ: nomeie um HungAppTimeout e o outro WaitToKillAppTimeout.
- Assim como você fez com a solução anterior, ajuste os valores deles de acordo com seu próprio desejo;
- Feche o registro e, novamente, reinicie o computador para que as alterações ocorram.
Como uma breve explicação final, a configuração do HungAppTimeout que você criou considerará os aplicativos em execução no momento do desligamento como sem resposta. O computador mostrará uma notificação solicitando que você a encerre e depois será desligado. A instalação do WaitToKillAppTImeout, por outro lado, mata instantaneamente todos os aplicativos em execução no momento do desligamento, reduzindo consideravelmente o processo inteiro. Felizmente, depois de ler o guia acima, você poderá concluir um registro de desligamento rápido do Windows 10.