Anonim

Thunderbolt, a interface ultra-rápida desenvolvida pela Intel, logo dobrará de velocidade. A Intel demonstrou o controlador Falcon Ridge Thunderbolt na segunda-feira na NAB, feira anual da Associação Nacional de Emissoras em Las Vegas. O novo design, chamado Thunderbolt 2, promete dobrar a velocidade atual do Thunderbolt de 10 Gbps para 20 Gbps, o que equivale a uma taxa de transferência máxima teórica de 2.560 megabytes por segundo.

O salto no desempenho é necessário para acomodar o setor de produção de vídeo, que está rapidamente migrando para as resoluções 4K para edição e distribuição. A 20 Gbps por canal, os sistemas Thunderbolt compatíveis com Falcon Ridge poderão transferir e exibir conteúdo 4K de resolução total em tempo real.

Os consumidores sofisticados também terão benefícios, já que as matrizes RAID de SSDs rápidos já estão chegando perto do limite de 10 Gbps das implementações atuais do Thunderbolt. Uma mudança para 20 Gbps dará aos fluxos de trabalho exigentes espaço para crescer à medida que as velocidades do SSD continuam a aumentar.

A Intel também demorou um tempo para revelar mais sobre Redwood Ridge, a pequena atualização Thunderbolt que chegará antes de Falcon Ridge. O Redwood Ridge oferece suporte ao DisplayPort 1.2, permitindo saída com resolução 4K, além de pequenas melhorias no consumo de energia. Ele também apresenta as mudanças necessárias para ser compatível com a microarquitetura Haswell da Intel, prevista para lançamento neste verão.

O Redwood Ridge será lançado em breve em duas configurações: DSL4510 e DSL4410, com 4 canais / 2 portas e 2 canais / 1 porta, respectivamente. Esses novos controladores provavelmente serão incluídos na próxima linha de MacBooks da Apple, que serão atualizados em junho ou na Conferência Mundial de Desenvolvedores da empresa ou em torno dela. Os poucos fabricantes de componentes de PC que até agora suportam o Thunderbolt também se moverão rapidamente para implementar o novo controlador à medida que os sistemas mudam para a plataforma Haswell.

O mais emocionante Falcon Ridge entrará em produção limitada até o final de 2013 e aumentará a disponibilidade ao longo do primeiro semestre de 2014. Há poucos detalhes sobre quais novos recursos o controlador trará para além do aumento da largura de banda ou como se encaixam no cronograma de lançamento da Intel para Broadwell, a microarquitetura de 14nm que segue Haswell.

Falcon cume raio 2 próximo final do ano com o dobro da velocidade