O Android é um ótimo sistema operacional, mas, infelizmente, pode hospedar vários problemas ao longo dos anos de uso. Como o telefone é o dispositivo que você usa com mais frequência, você pode encontrar bugs e outros problemas que acabam impedindo o seu uso diário, esteja você com problemas de Bluetooth, problemas de reprodução de música ou bateria com falha.
Para aqueles que possuem o Moto Z ou o Moto Z Force da Motorola, convém saber como corrigir problemas com a câmera do seu dispositivo. Não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Como um carro-chefe único, há muito o que amar sobre o Moto Z, que vem com vários ótimos recursos com os quais nenhum outro smartphone pode realmente competir. Do suporte ao Moto Mod a uma tela indestrutível, tanto o Moto Z quanto o Z Force são dispositivos excelentes que valem a pena se agarrar. No entanto, alguns usuários relataram problemas ao usar a câmera no dispositivo, o que pode causar alguns problemas reais quando você está tentando capturar um momento inesquecível com sua família e amigos. Se você continuar recebendo uma notificação de que sua conexão com a câmera falhou, veja algumas etapas para corrigir o problema.
Reinicie o dispositivo
É um clichê, mas o primeiro passo quando você está enfrentando problemas com o telefone deve sempre ser o mesmo: reinicie o dispositivo. Embora seja uma piada entre a comunidade tecnológica - "Você tentou desligá-lo e ligá-lo novamente?" - reinicializar qualquer dispositivo com problemas ou interrupções com o uso diário pode ajudar a corrigir vários problemas. Quando você reinicia o dispositivo, o cache da RAM é limpo e um aplicativo com comportamento inadequado pode retornar à sua função normal. Portanto, se o seu dispositivo tiver problemas com a usabilidade ou a conectividade, reiniciar o dispositivo é uma das correções mais simples e rápidas do seu dispositivo.
Embora você possa normalmente usar a função de reinicialização incluída no seu Moto Z para ajudar a corrigir os problemas da câmera, você deve desligar totalmente o telefone. Depois que o telefone for desligado, mantenha pressionado o botão liga / desliga para ligá-lo novamente. Em alguns casos, pode ser tudo o que é necessário para começar a usar sua câmera novamente. Obviamente, se você ainda tiver notificações de falha no aplicativo da câmera, tente limpar o cache no aplicativo da câmera.
Limpando o cache
É um pouco de processo, mas siga as etapas abaixo para limpar seu cache no menu de configurações.
- Ligue o seu Moto Z ou Moto Z Force.
- Vá para a tela inicial e selecione o ícone do aplicativo.
- Em seguida, selecione o ícone de configurações.
- Procure o Application Manager.
- Exibir todas as guias deslizando para a direita ou esquerda.
- Selecione Câmera.
- Forçar a parada do aplicativo.
- Agora limpe o cache.
- Selecione limpar os dados da câmera.
- Selecione OK no menu de opções.
- Reinicie o Moto Z ou o Moto Z Force.
Limpar sua partição de cache
A seguir, em nossa lista de redefinições: limpando a partição de cache do seu Moto Z. Em suma, este é um procedimento bastante técnico. Se você nunca limpou a partição de cache do seu telefone, continue com cuidado e siga este guia atentamente. Limpar a partição de cache do seu Moto Z não limpará nenhum dado ou aplicativo de usuário do seu dispositivo. Em vez disso, sua partição de cache mantém todos os dados temporários salvos pelos aplicativos e software do telefone, permitindo que o telefone carregue os dados do aplicativo mais rapidamente. Infelizmente, essas informações às vezes podem levar a problemas ou problemas no seu telefone, se algo der errado com seu cache. A limpeza da partição de cache deve corrigir pequenos problemas com a usabilidade ou a conexão do seu dispositivo.
Comece desligando completamente o telefone. Quando o dispositivo estiver desligado, mantenha pressionado o botão Diminuir volume e o botão liga / desliga. Quando as palavras "Inicialização de recuperação" aparecerem na parte superior da tela, você poderá soltar esses botões. Uma tela azul com a mensagem "Instalando a atualização do sistema" pode aparecer por até trinta segundos; a tela alertará você que a atualização do sistema falhou. Isso é normal, então não se estresse. Deixe o telefone descansar por mais alguns segundos e o visor mudará para um fundo preto com texto amarelo, azul e branco. Na parte superior da tela, as palavras "Recuperação do Android" serão exibidas; você inicializou com sucesso no modo de recuperação no Android. Usando as teclas de volume para mover o seletor para cima e para baixo, mova para baixo até “Limpar partição de cache” no menu.
Na foto acima (tirada de um Galaxy S7; as opções permanecerão as mesmas), ela está abaixo da linha azul destacada - não selecione essa opção a menos que queira limpar todo o telefone. Depois de destacar “Limpar partição de cache”, pressione a tecla Liga / Desliga para selecionar a opção e use as teclas Volume para destacar “Sim” e a tecla Liga / Desliga novamente para confirmar. Seu telefone começará a limpar a partição de cache, o que levará alguns instantes. Segure firme enquanto o processo continua. Quando terminar, selecione “Reiniciar o dispositivo agora” se ainda não estiver selecionado e pressione a tecla Liga / Desliga para confirmar. Depois que o telefone reiniciar, verifique seu dispositivo para verificar se você corrigiu os problemas da câmera. Caso contrário, é hora de seguir para o passo final mais drástico.
Redefinir o telefone de fábrica
Como na maioria dos problemas, a etapa final para consertar o dispositivo geralmente envolve uma redefinição completa dos dados de fábrica do telefone. Embora este não seja um processo divertido, é também um método comum para corrigir problemas baseados em software com o seu Moto Z.
Antes de redefinir completamente o dispositivo, no entanto, convém fazer backup do telefone na nuvem, usando um serviço de backup de sua escolha.
Depois de fazer o backup dos arquivos, abra o menu de configurações e selecione "Backup e redefinição", encontrado na categoria "Pessoal" no menu de configurações padrão e em "Gerenciamento geral" no layout simplificado. Dessa vez, selecione a terceira opção de redefinição, “Redefinição de fábrica”. Isso abrirá um menu que mostra todas as contas em que você entrou no telefone, juntamente com um aviso de que tudo no seu dispositivo será apagado.
Depois de confirmar que o dispositivo está sendo carregado ou carregado, selecione "Redefinir telefone" na parte inferior do seu scree e digite seu PIN ou senha para verificação de segurança. Depois disso, seu telefone começará a redefinir. Deixe o dispositivo descansar e concluir o processo; não mexa no seu Moto Z durante esse período. Quando a redefinição estiver concluída - o que, novamente, pode demorar trinta minutos ou mais -, você será inicializado na tela de configuração do Android. Se a redefinição de fábrica resolveu os problemas da sua câmera, você poderá carregar o aplicativo da câmera sem problemas. Caso contrário, pode ser necessário entrar em contato com a Motorola ou sua operadora de celular para uma substituição.