Anonim

Nem todos os sistemas em um chip (SoC) entram no mercado com o objetivo de serem os mais poderosos.

Consulte também o nosso artigo Snapdragon 660 vs.

Às vezes, pode ser fácil esquecer que também existem modelos intermediários. Os smartphones, que ficam cada vez mais fortes, são um ótimo exemplo disso. A maioria dos telefones Android de gama média, bem como alguns carros-chefe, usam os processadores Snapdragon da Qualcomm, com os modelos Kirin da Huawei e Exynos da Samsung sendo notáveis ​​exceções.

No final de janeiro de 2019, a Samsung anunciou um processador de médio porte chamado Exynos 7904. Ele é voltado para o mercado indiano e parece ser um dos concorrentes do Snapdragon 636. O Snapdragon 636 é um SoC de gama média muito conhecido, mas pode ser comparado aos Exynos muito mais recentes?

As similaridades

Links Rápidos

  • As similaridades
  • As especificações
    • CPU
    • GPU
    • Resoluções da tela
    • Suporte da câmera
    • Carregamento de Bateria
    • RAM e armazenamento
  • Comparando as vantagens

À primeira vista, esses dois modelos são bastante semelhantes. Ambos têm oito núcleos, usam a arquitetura clássica de 64 bits e são fabricados usando o processo de fabricação de 14 nm.

Suas velocidades de modem também são as mesmas. Ambos os SoCs têm limites de velocidade de download e upload de 600Mbps e 150Mbps, respectivamente.

No entanto, apesar dessas semelhanças, há mais do que aparenta.

As especificações

CPU

O modelo da Samsung possui apenas dois núcleos de alto desempenho, o que significa que os seis restantes destinam-se a tarefas mais básicas. Os núcleos ARM Cortex-A73 de alto desempenho também têm clock de 1, 8 GHz, enquanto os núcleos ARM Cortex-A53 têm clock de 1, 6 GHz, um tanto decepcionante. No entanto, isso significa que o Exynos é muito mais fácil na bateria do telefone do que no 636.

O Snapdragon 636 é o vencedor com sua CPU Kryo, que possui quatro núcleos baseados em ARM semi-personalizados e de alto desempenho e alta eficiência. Seus núcleos de alta eficiência são baseados na arquitetura ARM Cortex-A53, enquanto os núcleos de alto desempenho são baseados na arquitetura ARM Cortex-A53. Todos os oito núcleos têm clock de 1, 8 GHz.

GPU

Na parte frontal da GPU, o Exynos 7904 possui o Mali-G71 MP2, um antigo processador baseado na arquitetura de 16 nm. Sua frequência de clock de 770 MHz deve garantir um desempenho decente nos jogos, apesar da idade avançada (foi lançado em 2016).

O Snapdragon 636 possui um Adreno 509. É um GPU de 14 nm com uma velocidade de clock em torno de 720 MHz.

Fazer uma comparação é realmente difícil aqui, porque as duas GPUs são muito próximas do desempenho. O Adreno 509 é o vencedor de alguns testes do 3DMark e sua data de lançamento mais recente certamente é uma vantagem, mas acabou com a GPU AnTuTu mais baixa e algumas outras pontuações nos testes do 3DMark. É perto do ponto em que a GPU não é o fator decisivo. Em vez disso, tudo se resume a quem criou um SoC melhor como um todo.

Resoluções da tela

O SD 636 suporta uma proporção de aspecto máxima de 18: 9 e resoluções de tela de FHD + (Full HD +) de até 2160 × 1080 pixels. A reprodução de vídeos em Full HD a até 120 qps (quadros por segundo) e 4K, vídeos em Ultra HD a 30 qps não é problema para este modelo Snapdragon.

O Exynos 7904 consegue superar isso com uma tela que suporta uma admirável resolução FHD + de 2400 × 1080 e uma proporção de 20: 9. Este modelo Exynos tem os mesmos recursos de reprodução de vídeo que o modelo SD, mas sai como vencedor, mostrando mais uma vez que os monitores são o ponto forte da Samsung.

Suporte da câmera

O SoC da Qualcomm possui uma resolução máxima suportada de 24 megapixels (MP). A resolução máxima de lente dupla suportada é de 16 MP para ambas as lentes.

O SoC da Samsung supera isso completamente com a oportunidade de suportar resoluções de câmera frontal e traseira de até 32 MP. Ele também possui uma resolução máxima de lente dupla de 16 MP, mas, ao contrário do SD 636, o Exynos 7904 ainda possui suporte triplo para câmera, com a terceira câmera servindo como uma lente de ângulo ultra amplo.

Carregamento de Bateria

A Samsung também possui sua própria tecnologia de carregamento chamada Adaptive Fast Charging. No entanto, essa tecnologia, que é suportada pelo chip Exynos, é baseada em uma obsoleta tecnologia Quick Charge 2.0.

A Qualcomm fez um ótimo trabalho aqui, pois a tecnologia Quick Charge 4.0 é a mais recente e a melhor do mercado. Eles afirmam que, em minutos, você poderá carregar o telefone o suficiente para durar horas. Sem surpresa, esta é a tecnologia de carregamento que o chip Snapdragon suporta.

Vale ressaltar que, além de o Snapdragon 636 ser usado com freqüência, você provavelmente precisará comprar um adaptador Quick Charge 4.0 certificado separadamente para experimentar sua potência total.

RAM e armazenamento

Ambos os SoCs suportam RAM LPDDR4X (memória de acesso aleatório com taxa de dados dupla de baixa potência). No entanto, o Snapdragon é vitorioso novamente, graças ao seu suporte ao UFS (Universal Flash Storage). Ele também suporta LPDDR4 e uma RAM máxima de 8 gigabytes.

O Exynos oferece apenas um armazenamento eMMC (MicroMemoryCard incorporado) mais lento. Destina-se a dispositivos eletrônicos mais baratos, que expulsam este modelo Exynos da série Galaxy A. Isso significa que você não verá o Exynos 7904 entre os modelos de telefone de classe alta e média.

Comparando as vantagens

O Exynos tem alguns truques próprios, pois possui melhor suporte de câmera, a opção de ter três lentes, além de uma maior resolução de tela e proporção de tela suportadas.

No entanto, o SoC da Qualcomm prova ser o recém-chegado da Samsung, pois possui uma CPU muito mais poderosa, uma tecnologia de carregamento superior, mais suporte à RAM e suporte de armazenamento mais rápido, o que o torna muito mais poderoso que a concorrência.

Qual dos dois chipsets você planeja usar? Você acha que ter uma câmera melhor é importante o suficiente para realmente ir para o Exynos? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.

Exynos 7904 vs snapdragon 636