Quando você fala sobre a memória de acesso aleatório (RAM) do seu dispositivo, na verdade você está falando de duas partes - seu módulo de RAM e seus slots de RAM. Cada slot encaixa um determinado módulo em at, o que significa que certos tipos de módulos simplesmente não cabem.
Para entender os diferentes tipos de slots de RAM, precisamos examinar quais tipos de módulos de RAM existem e como eles diferem. Depois que você souber disso, será fácil descobrir por que os slots de RAM também são diferentes um do outro.
O que é um slot de RAM?
Slot de RAM, soquete ou slot de memória é um espaço na placa-mãe do computador, onde você pode inserir sua RAM. Dependendo do tipo de placa-mãe, pode haver até quatro soquetes de memória. Se você possui uma placa-mãe de alto nível, pode ter ainda mais.
Existem três tipos mais comuns de RAM:
- SDRAM (DRAM síncrona): um tipo de memória que sincroniza usando o relógio do sistema do seu computador.
- DDR (Double Data Rate): usa a borda crescente e decrescente do relógio, o que pode dobrar a memória do computador. Você encontrará a versão mais recente da tecnologia DDR nos mais novos cartões de vídeo e memória.
- DIMM (Módulo de memória dupla em linha): Este módulo contém uma placa de circuito e um chip de RAM adicional. SO-DIMMs são a versão mais recente do DIMM e geralmente fazem parte de laptops.
O que torna os slots de RAM diferentes?
Ao longo da história da RAM, a forma física dos módulos mudou. Essas modificações físicas são o que tornou os módulos mais rápidos. Ao mesmo tempo, as alterações também afetaram a aparência dos soquetes de RAM. Algumas das mudanças incluem:
- Um número diferente de pinos - Os módulos de RAM mais novos têm um número maior de pinos que os mais antigos. É por isso que você não pode inserir módulos de RAM mais novos em soquetes mais antigos.
- Diferença entre pinos
- Os slots de chaveta estão em locais diferentes no espaço do conector
- Altura e comprimento diferentes - O comprimento é mais problemático, pois se encaixa no soquete de RAM ou não. A altura pode variar mesmo entre os mesmos tipos de módulo, pois não precisa caber em lugar nenhum.
- Recuos e formas - Os módulos mais recentes têm um recuo nas bordas para que você possa removê-los facilmente, e a forma deles também varia dependendo da versão.
Diferentes tipos de módulos de RAM explicados
Existem vários slots de RAM, dependendo do módulo. Vamos começar do começo:
- SDRAM: Este módulo tinha um barramento de 64 bits e precisava de 3, 3V para funcionar. O importante é que ele tinha 168 pinos DIMM, então o slot SDRAM tinha 168 soquetes vazios.
- DDR1: A primeira memória de taxa de dados dupla possuía 184 pinos. Era popular entre o final do século XX e 2005. Sua capacidade máxima era de 1 GB e foi para o AMD Socket A e 939, Intel Socket 478 e LGA 775 e Socket 756.
- DDR2: Este módulo possui 240 pinos por DIMM e uma capacidade de até 4 GB. Substituiu o DDR 1 em 2005 e ficou popular por alguns anos. Ele suportava o Intel LGA 775 e o AMD Socket AM2.
- DDR3: fisicamente, este módulo tem uma forma semelhante ao seu antecessor. Possui 240 pinos, mas uma faixa de frequência mais alta e uma capacidade de até 8 GB. Os soquetes de RAM que podem suportá-lo incluem o LGA 775, 1150, 1151, 1155, 1156 e 2011, além do AMD AM1, 3, 3+, FM1, FM2 e FM2 +.
- DDR4: A quarta geração tem 288 pinos e pode subir até 16 GB. Atualmente, ele está no topo do espectro e é compatível com os soquetes Intel LGA 2011-E3, 1151 e AMD AM4.
Os slots de RAM são realmente importantes?
Embora os slots de RAM sejam a última coisa que vem à sua mente quando você compra seu computador, seria bom verificar isso também. Às vezes, uma placa-mãe pode ser um pouco mais antiga, o que significa que você não pode conectar os módulos de RAM mais recentes nela.
No entanto, a coisa mais importante que você deve observar é a capacidade da sua placa-mãe. Se estiver na camada intermediária ou na baixa, é provável que os slots suportem versões mais antigas dos módulos de RAM.
Caso não tenha certeza se sua placa-mãe suportará o módulo de RAM que você está comprando, consulte um especialista em tecnologia. Eles geralmente poderão dizer exatamente qual módulo de RAM obter com base nas especificações da placa-mãe que você fornece.