Muitos detalhes sobre o Windows 8 vazaram antes do lançamento do sistema operacional no final de 2012 e, embora a comunidade tecnológica tenha apreciado as informações avançadas, o indivíduo responsável por vários vazamentos importantes agora está enfrentando acusações criminais federais pelo incidente. O arquiteto de software Alex Kibkalo, um ex-funcionário da Microsoft, foi preso quarta-feira em Seattle por acusação de roubo de segredos comerciais.
Alex Kibkalo supostamente vazou vários arquivos relacionados ao Windows 8 para um blogueiro francês no verão de 2012. O blogueiro postou capturas de tela dos materiais vazados que rapidamente se espalharam online e até entrou em contato diretamente com a Microsoft para verificar a autenticidade das informações. .
Mas a Microsoft não estava interessada principalmente em informações vazadas sobre os recursos de seu próximo sistema operacional. Em vez disso, a empresa estava preocupada com outra coisa que Kibkalo teria roubado: Kit de Desenvolvimento de Software para Servidor de Ativação da Microsoft. Esse software é a espinha dorsal da tecnologia de ativação de software da empresa, e sua distribuição on-line pode permitir que hackers façam engenharia reversa da proteção contra cópia dos produtos da Microsoft, levando à pirataria. Segundo os investigadores, Kibkalo não apenas enviou o Kit de Ativação ao blogueiro, como também incentivou sua distribuição on-line.
Após o contato do blogueiro francês com a Microsoft, a equipe de "Investigações de computação confiáveis" da empresa o localizou através do Hotmail e das contas de mensagens instantâneas. Essas contas revelaram as comunicações do blogueiro com Kibkalo, e a Microsoft entregou as informações ao FBI.
Depois que Alex Kibkalo foi identificado como suspeito, outros vazamentos semelhantes foram rapidamente rastreados para ele também, incluindo vários lançamentos relacionados ao Windows 7. Então, por que Alex Kibkalo fez isso? Depois de sete anos na Microsoft, ele aparentemente ficou bravo com a empresa após uma avaliação de desempenho ruim.
O caso é US v. Kibkalo , Processo nº 2: 14-mj – 00114-MAT, Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Oeste de Washington em Seattle.