Anonim

Estou escrevendo isso no Ubuntu 8.04 em uma sessão ao vivo (inicializada a partir do pendrive). Essa distribuição * nix funciona bem, faz o que eu quero e funciona muito bem sem reclamar. Vamos esquecer o fato de que é super-legal-legal. Eu posso simplesmente colocar um pendrive, inicializar o Ubuntu, executá-lo, conectar-se a uma rede sem fio sem problemas e fazer o meu trabalho. Você não pode fazer isso com o Windows ou o OS X. Vamos esquecer também, por um momento, que eu uso as distribuições * nix desde o Red Hat 5 (Apollo).

Pequena observação antes de continuar: "* nix" significa Linux ou Unix. O asterisco existe como um "curinga" para significar ambos, ou basicamente qualquer coisa que termine em "nix".

Os fãs do Linux vêm discutindo - muito alto - há anos que todos nós deveríamos estar usando o Linux. Eles dizem que é melhor, mais rápido etc., e você pode escapar facilmente dos grilhões corporativos dos sistemas operacionais de varejo usando-o. Finalmente surge o Ubuntu, que é uma das distros * nix mais fáceis que você já utilizou. Tem suporte mundial fanático. Também possui suporte corporativo de empresas como a Dell.

Para todos os efeitos, esta é uma vitória. Os fãs do Linux finalmente conseguiram o que procuravam, sendo uma distração que as pessoas podem realmente usar como SO principal, se assim escolherem. Muito suporte, muitos aplicativos, tudo de graça e total frescor. E reconhecimento onde conta.

Aqui está o que eu não entendo: Existem muitos fãs * nix que dizem que se você usa o Ubuntu, é um sistema operacional "apenas para noobs".

É essa atitude que, disse sem rodeios, me irrita com a comunidade Linux como um todo. Mesmo que você tenha coragem, baixe o Ubuntu e diga "Ei, nada mal. Acho que vou usar isso", fãs fervorosos do * nix dizem que você não está executando um "Linux real" - mesmo que sim, o Ubuntu é uma verdadeira distribuição Linux e sempre foi.

É verdade que a própria comunidade do Linux destrói praticamente qualquer sucesso alcançado fora dos aplicativos de servidor. Vocês conseguiram o que queriam e mais pessoas do que nunca estão usando o Linux, mas reclamam. Você sente que se o sistema operacional não é "difícil" de usar, não vale a pena o tempo de ninguém para usá-lo. Você acredita que, se tudo puder ser feito a partir da GUI, sem precisar ir ao prompt do terminal, isso é "fácil demais".

Eu nunca briguei com ninguém por usar qualquer distro * nix em particular. Mesmo se eles tentassem e não gostassem, eu diria "Bem, pelo menos você tentou e não há mal nisso".

Por que qualquer fã do * nix gritaria com alguém por usar o Ubuntu, eu nunca vou saber.

Meu conselho para qualquer fã * nix que se queixa do Ubuntu: corra o lixo. Você tem coisas muito melhores a fazer do que se envolver em discussões em sua própria comunidade sobre suas próprias ofertas. Esses argumentos são o que matam as pessoas de volta à Microsoft - e ficam lá.

Mesmo quando os fãs do Linux ganham, eles perdem