Anonim

A internet tornou-se crítica para comunicar e fazer negócios no mundo moderno. A disponibilidade de Internet de alta velocidade suficiente pode influenciar profundamente o crescimento econômico de uma comunidade ou nação.

Além da tecnologia sem fio, existem duas maneiras principais de transmitir a largura de banda de dados para nossas residências e empresas: através de cabos Ethernet contendo fios de cobre que transmitem dados com impulsos elétricos e cabos de fibra óptica que transmitem dados usando a luz.

Quais são as diferenças entre o cabo Ethernet e o cabo de fibra óptica para transmitir dados pela Internet? E quanto mais rápido é a fibra óptica? Reunimos este guia para responder a essas perguntas e muito mais.

Cabos Ethernet

O padrão Ethernet já existe há algum tempo. Foi desenvolvido pela Xerox pela primeira vez na década de 1970 e lançado comercialmente em 1980. A Ethernet usa cabos de cobre para fornecer dados por impulso elétrico, e tem a reputação de ser muito mais lenta que os cabos de fibra ótica. Isso ainda é verdade, mas a Ethernet percorreu um longo caminho para se tornar um meio mais rápido de fornecer acesso à Internet.

Houve um tempo em que a velocidade da Ethernet tinha um limite de 10 Mbps (Megabits por segundo). Agora, no entanto, a “Ethernet rápida” oferece taxas de até 100 Mbps, enquanto a Gigabit Ethernet pode oferecer velocidades de 1000 Mbps. Atualmente, os cabos Ethernet Cat 6 podem transportar até 10 Gbps em massa. Enquanto isso é extremamente rápido, as fibras ópticas ainda são muito mais rápidas.

Os cabos Ethernet enviam dados por impulsos elétricos, e a maioria dos cabos Ethernet se enquadra no Cat 5 - que usa oito fios individuais de grupo de cobre de calibre 24 em quatro pares dentro do cabo. Na realidade, os fios de cobre transmitem dados diretamente - uma combinação de 1s e 0s representa todos os dados e, nos fios de cobre, isso significa uma variação de tensão.

A Ethernet tem suas desvantagens. Por usar sinais elétricos, é vulnerável à interferência eletromagnética e os dados transmitidos dessa maneira são vulneráveis ​​a serem interceptados por hackers no nível do hardware. Isso pode ser um risco de segurança e privacidade.

Além disso, existem limites inerentes à rapidez com que os dados podem ser transmitidos por fios de cobre muito mais baixos do que os limites inerentes à transmissão de dados usando luz (isto é, fibra ótica).

Fibra ótica

Embora os cabos de fibra ótica sejam um método relativamente novo de fornecer Internet para residências e empresas, os princípios por trás dos cabos de fibra ótica datam de mais de 100 anos.

As câmeras de televisão usadas na missão da NASA Apollo 11 à Lua em 1969 usavam tecnologia de fibra óptica. Atualmente, os cabos de fibra ótica são frequentemente usados ​​para transferência de dados em velocidade extremamente alta para empresas que precisam da largura de banda e para transferência de dados a longas distâncias.

Então, como os cabos de fibra ótica funcionam? Os cabos de fibra ótica são compostos de pequenos fios de vidro puro que transportam dados através da luz em vez de impulsos elétricos. Eles também vêm em dois tipos diferentes - modo único e multimodo.

Os cabos de modo único usam luz laser para enviar sinais, enquanto os cabos de modo múltiplo usam diodos emissores de luz (LEDs) para enviar sinais. Como mencionado acima, os dados são representados por uma combinação de 1s e 0s. No cabo de fibra óptica, isso significa que a luz está ligada ou desligada, piscando extremamente rápido, representando 0 quando a luz está apagada e 1 quando a luz está acesa.

Os cabos de fibra ótica padrão transferem dados em algum lugar entre 10 Mbps e 10 Gbps, mas foi provado que um único fio de cabo de fibra ótica é capaz de transportar dados até 100 Tbps extremamente rápidos (Terabits por segundo). Os cabos de fibra óptica geralmente incluem muitos fios, cada um multiplicando a quantidade de dados que o fio que contém o cabo pode transmitir.

Os cabos de fibra ótica também são mais seguros que os cabos Ethernet, pois os hackers não podem interceptar os dados no nível do hardware, protegendo seus dados em trânsito.

As fibras ópticas podem transmitir mais dados de maneira mais rápida e confiável do que os fios de cobre, criando uma Internet mais segura, rápida e confiável para residências e empresas.

Conclusão

As diferenças entre os cabos de fibra ótica e ethernet são numerosas e, embora seja provável que, eventualmente, os cabos de fibra ótica se tornem mais comuns, por enquanto, os cabos ethernet ainda são a maneira dominante de transmitir dados. Funciona bem na medida em que vai.

Ainda assim, à medida que as demandas de dados aumentam cada vez mais, a tecnologia de fibra ótica se tornará uma parte crítica da infraestrutura da Internet, estimulando as comunidades a implantar a fibra ótica para atrair empresas que buscam largura de banda rápida e confiável que atenda às necessidades das empresas em crescimento.

O crescimento do uso de fibra ótica está se aproximando de um dia em que o acesso à Internet usará fibra ótica para fornecer a Internet à maioria das residências e empresas. Todos terão uma Internet extremamente rápida, fornecida por cabos de fibra óptica, transmitindo dados com segurança.

Ethernet versus cabos de fibra óptica: qual a diferença e como eles funcionam?