Anonim

O LucasArts, o popular estúdio de jogos fundado pela Lucasfilm em 1982, foi fechado. A decisão de fechar o célebre estúdio foi tomada pela Disney, que adquiriu a empresa como parte de sua compra da Lucasfilm em outubro passado.

As notícias do destino da LucasArts chegaram quarta-feira depois de meses de especulações sobre seu futuro. Os 150 funcionários da empresa foram informados da decisão na quarta-feira de manhã e a Disney forneceu essa declaração à imprensa logo depois:

Após avaliar nossa posição no mercado de jogos, decidimos mudar o LucasArts de um desenvolvimento interno para um modelo de licenciamento, minimizando o risco da empresa e, ao mesmo tempo, alcançando um portfólio mais amplo de jogos Star Wars de qualidade. Como resultado dessa mudança, tivemos demissões em toda a organização. Estamos incrivelmente agradecidos e orgulhosos das equipes talentosas que vêm desenvolvendo nossos novos títulos.

Embora os fãs de videogame de longa data lembrem-se da LucasArts com carinho por seu incrível portfólio de títulos na década de 1990, incluindo as séries X-Wing e Full Throttle, o estúdio produziu recentemente vários jogos abaixo do esperado, como o medíocre Kinect Star Wars e Star Guerras: a força desencadeada .

Full Throttle, lançado em 1995 durante o auge do sucesso da LucasArts, tornou-se um clássico cult.

Os problemas de gestão e a incapacidade de manter funcionários importantes contribuíram para o declínio da LucasArts, e sua falha em entregar um produto sólido durante os últimos anos selou seu destino. Nem tudo está perdido, no entanto. Com a declaração da Disney de que planeja adotar um modelo de licenciamento para a valiosa propriedade intelectual da empresa - que inclui Star Wars, Indiana Jones, Sam & Max, Monkey Island, Grim Fandango e muito mais -, os fãs desses jogos clássicos podem finalmente ter a devida resposta. - lançamentos e sequências que eles esperavam anos pela LucasArts para fazer.

Jogos recentes da LucasArts como The Force Unleashed foram uma decepção.

Alguns especialistas chegam a argumentar que a decisão da Disney de fechar a LucasArts pode ser a melhor notícia em anos para quem se lembra dos anos dourados do estúdio. Como Luke Plunkett, do Kotaku, argumenta:

Quando você percebe que essa demora e má administração levou a um êxodo de funcionários e vê o estado de lamentação em que o outrora grande estúdio estava, a decisão da Disney não é um crime. É uma piedade. LucasArts de 2013 não era o mesmo lugar atrás de jogos como Monkey Island e Tie Fighter. Era o lugar por trás do Star Wars Kinect. O que nos leva ao lado positivo: a LucasArts não pode mais desperdiçar suas próprias propriedades.

Embora seja triste ver os funcionários da LucasArts perderem seus empregos, a indústria agora pode esperar um futuro incerto, mas emocionante, que poderá reviver adequadamente algumas das melhores franquias de jogos de todos os tempos.

RIP LucasArts: mais de 130 jogos ao longo de 31 anos.

O fim ou um novo começo? lucasarts fecha suas portas