O Safari 12, incluído no macOS Mojave e no iOS 12 (e disponível como uma atualização para versões mais antigas do macOS), adiciona suporte aos favoritos. Esses pequenos ícones, chamados de "ícones do site" da Apple, são usados por sites para ajudar a identificar o site nas guias e nos favoritos do navegador, mas eles estão ausentes do Safari.
Um site deve criar e hospedar seu próprio favicon, mas, enquanto isso, você o verá em navegadores como Chrome, Firefox e agora Safari. Veja como ativar os favoritos no Safari 12 para macOS.
Habilitar Favicons no Safari
Primeiro, verifique se você está usando pelo menos o Safari 12.0. Se você estiver executando o macOS Mojave, já o terá e verifique a Atualização de Software para o macOS Sierra e High Sierra. Você pode verificar sua versão do Safari escolhendo Safari> Sobre o Safari na barra de menus.
Se sua versão do Safari estiver atualizada, inicie o aplicativo e escolha Safari> Preferências na barra de menus. Navegue até a seção Guias das preferências do Safari e marque a opção Mostrar ícones do site nas guias .
Para verificar a alteração, feche as preferências do Safari e carregue um ou mais sites em guias no navegador. Se esses sites usarem ícones favoritos, você verá seus ícones na barra de guias ao lado do nome do site.
Favicons de Safari em Guias Fixadas
A ativação de favoritos no Safari também exibe esses ícones nas guias fixadas. Quando a Apple introduziu guias fixadas no Safari em 2015, exigiu que os proprietários de sites criassem um ícone exclusivo para esse recurso. Se nenhum ícone estivesse disponível, uma guia fixada mostraria simplesmente a primeira letra do nome do site.
Quando você ativa os favoritos no Safari 12, esses favoritos substituem os ícones desenvolvidos especificamente para as guias fixadas do Safari. Se você desativar os favoritos mais tarde, o Safari voltará à exibição padrão do ícone da guia fixada.
O Favicons no Safari é um recurso muito atrasado que atualiza o navegador da Apple em comparação com o suporte a esse recurso em outros navegadores como Chrome e Firefox. No entanto, nem todos os favicons de sites são bem projetados, e sua aparência colorida pode ser uma distração para os usuários que se acostumaram à interface de estilo mais moderada do Safari. Portanto, é bom ver a Apple adicionar suporte para esse recurso, mas também é bom que os ícones do site sejam opcionais e possam ser desativados.