Uma tela brilhante do iPhone ou iPad em um quarto escuro pode ser uma experiência dolorosa. Recursos como o brilho automático podem ajudar, mas não há nada tão chocante quanto acordar para verificar um e-mail importante no meio da noite e ser recebido por uma tela branca brilhante. Os usuários do iOS que desejam diminuir o tom podem usar um dos recursos de acessibilidade da Apple chamados "cores invertidas" que, você adivinhou, inverte as cores da tela para proporcionar um melhor contraste para quem precisa.
Por padrão, a opção de inversão de cores do iOS é tudo ou nada. Você precisa navegar profundamente no menu de configurações do iOS para encontrá-lo e ativá-lo e, embora possa tornar a visualização da tela do iPhone no escuro muito mais agradável, aqueles sem requisitos especiais de visão não desejam deixá-la ativada o tempo todo. Portanto, não seria bom se você pudesse ativar rapidamente a configuração de cores invertidas do iOS quando precisar, mas desabilitá-la rapidamente quando terminar? Com certeza seria, e é por isso que a Apple fornece exatamente esse fluxo de trabalho por meio de "Atalhos de acessibilidade". Veja como configurar um para inverter cores na tela do iPhone ou iPad.
Pegue seu iPhone, iPad ou iPod touch e vá para Configurações> Geral> Acessibilidade e role até o final da lista. Lá, você verá uma opção denominada Atalho de acessibilidade . Toque nele para abrir a lista e você encontrará seis recursos de acessibilidade para iOS que a Apple permite que um usuário defina como atalho. Para nossos propósitos, escolha Inverter cores . Depois que seu atalho é selecionado, você pode ativá-lo ou desativá-lo a qualquer momento clicando três vezes no botão home. Observe que há uma diferença entre um clique e um toque . Um toque é apenas entrar em contato com o botão principal usando o dedo ou o polegar, mas sem força suficiente para pressionar o botão. Um exemplo de desencadear uma ação com um toque no botão de início é o novo recurso de acessibilidade para o iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Um clique, por outro lado, pressiona com força suficiente para pressionar o botão home.
Então vá em frente e clique três vezes no botão home do seu iPhone ou iPad. Você verá imediatamente as cores invertidas, com o branco se tornando preto, o preto se tornando branco e todo o resto mudando de acordo. O efeito pode ser um pouco avassalador no início e, se o seu aplicativo já tiver muitas cores em preto, a tela poderá ficar mais brilhante do que antes, quando tudo se transformar em branco. Se isso acontecer, convém usar o Smart Invert em vez do Classic Invert, que permite que o dispositivo procure estilos de cores escuras nos aplicativos e ignore a inversão. A maioria dos aplicativos, no entanto, usa fundos de cores claras com mais frequência do que as escuras, e tarefas como e-mail e navegação na Web no Safari serão muito mais fáceis para os olhos em uma sala escura com cores invertidas.
A melhor parte é que você ativa e desativa rapidamente esse recurso, conforme necessário, o que será útil durante as sessões noturnas de navegação ou (como passageiro) usando o iPhone durante uma viagem noturna. Se você realmente odeia a opção de inversão de cores do iOS ou deseja definir um recurso de acessibilidade diferente como atalho do botão home, volte para o local em Configurações identificado acima e toque em Inverter cores novamente para desmarcá-la. Observe que você pode configurar várias opções de acessibilidade como atalho do botão home. Se você fizer isso, um menu aparecerá quando você clicar três vezes no botão home, perguntando qual das opções ativadas você deseja ativar.
Ainda assim, se você acha que ativará e desativará bastante o recurso, considere usar apenas o Smart Invert. O recurso é mais recente que o modelo invertido clássico experimentado e verdadeiro e funciona muito melhor que o recurso antigo.