Anonim

O melhor conselho sobre anexos de e-mail que eu poderia dar é simplesmente nunca abri-los. Mas isso não é razoável, considerando que muitas pessoas trocam arquivos por e-mail hoje em dia, sejam documentos, videoclipes ou similares.

Existem certos tipos de arquivos com os quais não vou abrir, ou utilizarei um método alternativo para abri-los.

E aqui estão eles:

.EXE

Felizmente, a maioria dos servidores de e-mail proíbe totalmente o envio de arquivos .exe e acho que é um bom julgamento. Este é um arquivo executável no Windows. Você não tem ideia do que isso fará. E pode não ser algo que o seu antivírus / spyware / malware possa detectar. Nunca se sabe.

Nas raras ocasiões em que recebo um desses, só o abrirei em um ambiente de máquina virtual. E se isso explodir, não é grande coisa, porque eu posso simplesmente matar a sessão e criar outra.

.FECHO ECLAIR

Quando não é possível enviar um .EXE, eles o arquivam com ZIP e o enviam dessa maneira. Bem, é tão ruim.

.PDF, .DOC, .XLS

Os DOCs e XLSes podem conter qualquer coisa, desde simples vírus de macro (relativamente inofensivos, mas apenas incomodam você) a códigos maliciosos completos.

Eu não os abro localmente. Em vez disso, eu os trago para o Google Docs.

História engraçada, verdadeira e um tanto triste:

Anos atrás, em um trabalho de suporte técnico, o gerente entra e nos diz tudo que há um candidato em particular (precisávamos de um cargo) que absolutamente não estará conseguindo o emprego. Por quê? Porque ele enviou seu currículo como um Word DOC e tinha um vírus de macro nele.

Veja a ironia aqui. O cara estava se candidatando a uma posição de ajuda técnica, mas enviou seu currículo com um vírus. Simplesmente triste.

.WMV, .ASF, .ASX, .MOV

WMV é o Windows MediaVideo. ASF é Advanced Systems Format. ASX como Redirecionador de Fluxo Avançado (ainda possui um X e não sei por que, nem me importo). MOV é o formato Apple Quicktime Movie.

Todos esses são formatos de vídeo. E todos rotineiramente contêm malware. Não vou abrir nenhum enviado para mim.

Solução alternativa: se for algo que eu precise visualizar, carregarei no YouTube como um vídeo privado e assisto dessa maneira. Sim, é uma ação muito longa apenas para assistir a um vídeo, mas garante que nenhum código de malware será lançado no meu sistema local.

Existe um formato de vídeo seguro? Sim. MPEG ou apenas MPG. Mas ninguém mais usa isso infelizmente. Não ao negociar arquivos por email de qualquer maneira.

Formatos de arquivo Não tenho problemas ao abrir

Qualquer imagem (BMP, GIF, JPG / JPEG, TIF / TIFF)

Que eu saiba, não há código malicioso que possa ser executado a partir de um formato de imagem estática. Com arquivos de projeto (como projetos do Adobe Photoshop), não tenho certeza.

Email formatado em HTML

Eu costumava ser muito anti-HTML quando se trata de email, mas não tanto hoje em dia. Tanto os clientes de email locais quanto os baseados na Web tornaram-se "inteligentes" o suficiente para não carregar imagens ou quaisquer outras coisas "ruins" automaticamente como costumavam fazer.

Arquivos de áudio (MP3, WAV)

Eu nunca recebi um vírus ou fui infectado com malware de um arquivo de áudio estático.

Desconhecidos?

Se eu receber um e-mail com um anexo com um formato que eu nunca vi antes, procurarei no Google primeiro para ver o que é e decida se deve abri-lo ou não.

Exemplo: recebi um arquivo de um amigo que era 3G2 e não fazia ideia do que era. Eu pesquisei no Google e achei que era um arquivo de vídeo. Em particular, o formato 3GP. Quando alguém envia um vídeo para você a partir do celular, é provável que seja esse tipo de arquivo. Você pode usar o Quicktime para visualizá-lo ou simplesmente fazer upload para o YouTube em particular para conferir.

Sendo enviado para o meu e-mail a partir de um telefone celular, eu sabia que não havia vírus ou malware nele e era seguro abri-lo.

Eu recomendo isso para quem recebe arquivos onde você simplesmente não sabe o que é. Pesquise no Google primeiro e faça sua ligação a partir daí.

Existem anexos que você absolutamente não abre?

Deixe-nos saber nos comentários.

Anexos de arquivo de e-mail que você não deve abrir