Então, você acabou de atualizar seu Mac para o OS X El Capitan e está ansioso para experimentar todos os novos recursos que a Apple incluiu na atualização do sistema operacional deste ano. Mas você percebe rapidamente que um dos principais recursos, talvez o que mais ansiava, não está funcionando. Se esse recurso for Vista dividida, poderemos ter uma solução rápida e fácil para você.
O Split View no OS X El Capitan permite que os usuários coloquem lado a lado dois aplicativos em tela cheia (ou duas instâncias do mesmo aplicativo em tela cheia, como duas janelas do Safari), permitindo que os aplicativos tirem proveito de todo o espaço da tela do seu Mac enquanto ainda permite referência ou cópia para aumentar a produtividade entre aplicativos. Mas, depois de atualizar para o El Capitan nesta semana, muitos usuários relatam que não conseguem fazer com que o Split View funcione.
Embora possa haver outros problemas mais sérios na instalação do Mac ou OS X que explicam essa dificuldade do Split View, descobrimos que a maioria dos usuários simplesmente precisa fazer uma alteração na maneira como o Mission Control funciona. Para verificar se é isso que está causando o problema, vá para Preferências do sistema> Controle da missão e localize a caixa Monitores com espaços separados .
Essa opção, que é ativada por padrão em novas instalações do OS X, permite que um aplicativo de tela cheia diferente ocupe cada exibição em uma configuração de vários monitores. Os usuários de Mac que estavam presentes para a introdução do modo de tela cheia no OS X Lion lembram que não era mais assim. Em sua primeira versão, a exibição de um aplicativo em tela cheia no OS X Lion colocaria o aplicativo no modo de tela cheia apenas na tela principal e, em seguida, mostraria apenas o plano de fundo cinza de marca registrada nos outros monitores do usuário. Isso tornou o modo de tela cheia ótimo para aqueles com um único monitor, mas absolutamente inútil para os proprietários de Mac que usam vários monitores.
Felizmente, quando o Mavericks apareceu, a Apple introduziu o recurso "Os monitores têm espaços separados", que permitem ao usuário executar um aplicativo em tela cheia em um monitor, enquanto ainda tem acesso a outros aplicativos em tela cheia ou à área de trabalho nos monitores restantes.
Mas espere! Você pode estar pensando, eu nem tenho vários monitores. O que isso tem a ver comigo? Bem, parece que a Apple está aproveitando alguma tecnologia ou processo desse recurso "Os monitores têm espaços separados" porque ele deve ser ativado, mesmo em Macs com apenas um único monitor , para que o Split View funcione.
Portanto, se essa caixa estiver desmarcada nas Preferências do sistema, é quase certamente esse o motivo pelo qual não é possível fazer o Split View funcionar. Porém, antes de verificar, salve todos os arquivos abertos e feche seus aplicativos, pois a alteração desse recurso requer que o usuário efetue logout a cada vez para que a troca entre em vigor.
Se todo o seu trabalho estiver salvo, vá em frente e marque a caixa Displays have Spaces separado e efetue logoff manualmente da sua conta de usuário conforme as instruções. Quando você efetua login novamente, tudo deve parecer o mesmo (especialmente para aqueles que possuem apenas um único monitor), mas agora você deve poder usar o Split View sem problemas.
Portanto, se a solução é simples e esse recurso melhora as coisas para os proprietários de Mac com vários monitores, por que ele existe? O problema é que, embora a opção "Espaços separados" torne os aplicativos em tela cheia para usuários de Mac com vários monitores muito melhores, ela impede que o usuário redimensione manualmente um aplicativo em janelas em vários monitores.
Se você tiver vários monitores, vá em frente e tente o seguinte: Com a opção “Monitores com espaços separados” marcada , pegue uma janela, por exemplo, essa janela do Safari e tente redimensioná-la para que ela se estenda pelo espaço entre dois de seus monitores. Você notará que pode ver um destaque da janela enquanto clica e arrasta para redimensioná-la, mas assim que solta o botão do mouse ou do trackpad, toda a janela que estava visível no seu segundo monitor desaparecerá, deixando você com apenas metade de uma janela de corte na tela principal. É claro que isso significa que um aplicativo, a menos que tenha duas janelas ou instâncias separadas, nunca poderá viver em mais de uma exibição - no modo de tela cheia ou não - com a opção "Espaços separados" marcada.
Reunindo tudo isso, todos os usuários que possuem apenas uma única tela conectada ao seu Mac desejam ativar a opção "Espaços separados" nas Preferências do Sistema, dando a eles acesso total à Split View do El Capitan, e a maioria dos usuários de Mac com várias telas deseja fazer a mesma coisa. Mas se você é um dos poucos usuários que ainda precisa ou deseja expandir um único aplicativo em vários monitores, precisará escolher entre ter esse recurso e a exibição dividida. Você sempre pode alternar conforme necessário, alterando a opção nas Preferências do Sistema, mas, como exige um logout sempre que é alterado, não acreditamos que muitos usuários desejem passar por várias rodadas de “salvar, sair, registrar sair, fazer login, reabrir ”todos os dias.