Anonim

À medida que a indústria de jogos para dispositivos móveis cresce cada vez mais, os desenvolvedores começaram a usar pop-ups para incentivar os jogadores a deixar comentários e classificações para seus jogos nas lojas de aplicativos iOS ou Google Play, com a esperança de que mais críticas se traduzam em mais downloads. Mas uma nova tática da EA pode ter levado essa tendência muito longe, empregando artifícios para afastar jogadores insatisfeitos da Google Play Store oficial, onde suas críticas poderiam ser vistas publicamente.

Os jogadores de Android notaram na semana passada que o Dungeon Keeper da EA tinha um pop-up de design incomum que buscava classificações de jogadores para o jogo. Em vez de um prompt simples, incentivando os jogadores a visitar a Google Play Store e deixar uma classificação em uma escala de 1 a 5, o pop-up de Dungeon Keeper perguntou aos jogadores: "Como você avaliaria o Dungeon Keeper? ”E forneceu dois botões, um para um perfeito 5 estrelas e outro para algo menos do que isso. Tocar no botão "5 Estrelas" leva o jogador à página da Google Play Store do jogo, onde o jogador provavelmente deixaria sua classificação de 5 estrelas. Mas tocar no botão “1–4 Estrelas” levou os jogadores a uma janela de feedback privada com a opção de enviar um e-mail à EA e informá-los “o que seria necessário para tornar o Dungeon Keeper um jogo de 5 estrelas?”

Imagem via Gamasutra

O resultado final é que jogadores menos experientes, que não estão familiarizados com o funcionamento da Google Play Store, são efetivamente proibidos de atribuir ao jogo algo menos que uma classificação perfeita. Aqueles que sabem acessar a Google Play Store independentemente do jogo, no entanto, ainda podem deixar feedback negativo manualmente, algo que cerca de 25.000 pessoas já fizeram.

Enquanto muitos veem essa situação como um excelente exemplo de censura corporativa, a EA defende a prática como algo que ajuda a empresa a obter feedback importante e abordar as preocupações dos clientes em um nível mais pessoal. Os representantes da empresa explicaram sua lógica a Gamasutra na sexta-feira:

Estamos sempre procurando novas maneiras de obter feedback dos jogadores para que possamos continuar melhorando nossos jogos. O recurso 'classifique este aplicativo' na versão do Google Play do Dungeon Keeper foi projetado para nos ajudar a coletar comentários valiosos de jogadores que não sentem que o jogo vale uma classificação superior. Queríamos facilitar para que mais jogadores nos enviassem feedback diretamente do jogo, se não estivessem tendo a melhor experiência. Os jogadores sempre podem continuar deixando a classificação que desejam na Google Play Store.

A posição da EA tem mérito e é provável que a empresa tenha recebido um feedback mais detalhado e acionável dos emails dos jogadores do que dos comentários enigmáticos deixados na Google Play Store. Mas o fato de o jogo impedir ativamente os usuários que desejam deixar um feedback negativo na loja não pode ser esquecido.

Agora que a EA foi convocada para essa situação, é possível que a empresa mude essa prática. Do SimCity , ao NBA Live e ao Battlefield 4 , a EA começou recentemente a responder aos comentários dos clientes de uma maneira mais construtiva do que na década passada. Uma série de críticas negativas na Google Play Store, deixadas por jogadores que descobrem o pop-up enganoso da EA, também podem levar à ação da empresa.

Atualmente, o Dungeon Keeper possui uma pontuação de 4.2 em 5, com base em quase 97.000 classificações, uma pontuação relativamente alta na qual os críticos da EA dão muito pouco peso.

Ea causa controvérsia, desencorajando críticas negativas aos detentores de masmorras