Anonim

Dizer que Dolby Digital é o mesmo que DTS seria como dizer que Guerra nas Estrelas e Star Trek são a mesma coisa. Essa afirmação enfureceria os fãs de ambos os shows, e o mesmo vale para os audiófilos que discutem um dos formatos mencionados de som surround.

Ambos os formatos são suportados pela maioria dos sistemas de áudio de qualidade. Ambos são muito bons e proporcionam uma excelente experiência de som surround. A diferença está principalmente nos detalhes, porque ambos usam a mesma configuração de canal - 5.1, o que é típico para os home cinemas. O número cinco representa cinco alto-falantes e 1 é para o subwoofer.

Para mais detalhes sobre as diferenças, continue lendo.

Onde você pode encontrar esses formatos de som

O DTS e o Dolby Digital são amplamente aceitos e arraigados na tecnologia moderna. Você os encontrará em todos os tipos de dispositivos, incluindo computadores, consoles de jogos de última geração, sistemas de cinema em casa, Blu-ray players, computadores, smartphones e decodificadores.

O formato do canal 5.1 é o mais comum para os dois formatos de som. No entanto, existem versões avançadas de ambos os formatos, denominadas Dolby Atmos e DTS: X, respectivamente. Esses formatos são fornecidos com som surround HD e alto-falantes na configuração de 7.1 canais. Eles são usados ​​principalmente em sistemas de som de cinema.

Informações básicas do DTS

DTS é uma abreviação de Digital Theater Systems. Está em concorrência direta com a Dolby Labs desde 1993, quando foi fundada. Esses dois estão constantemente competindo pelo primeiro lugar na indústria de som surround.

A empresa não era tão popular até Steven Spielberg usar a tecnologia DTS durante as filmagens de Jurassic Park. Depois disso, seus números de vendas dispararam e o DTS se tornou um nome familiar.

Eles ainda não eram tão populares quanto o Dolby Digital, mas estavam chegando lá. A DTS inventou muitos formatos modernos de som surround ao longo dos anos. Um deles é o formato sem perdas DTS-HD Master Audio.

Outro é o formato DTS-HD de alta resolução, com suporte de canal de alto-falante de 7, 1 para sistemas de som surround HD. Finalmente, eles também lançaram o DTS: X, que é um rival direto do Dolby Atmos.

Informações básicas sobre o Dolby Digital

A Dolby Labs desenvolveu o Dolby Digital, um codec de áudio com vários canais. A Dolby foi a primeira a oferecer a experiência de cinema com som surround e ainda é o padrão do setor nesse ramo.

Dolby está no jogo há muito mais tempo que o DTS. A Dolby Labs foi fundada em 1965 por Ray Dolby, que patenteou muitos sistemas de áudio inovadores. O primeiro filme que usou a tecnologia Dolby Digital foi Batman Returns, em 92.

Dolby percorreu um longo caminho desde então; eles criaram codecs como Dolby Digital Plus para som HD para sistemas surround, canais de alto-falante 7.1 suportados e muito mais.

Seu formato sem perdas é o Dolby True HD, que visa replicar a qualidade da gravação principal de um estúdio de cinema e faz um ótimo trabalho. O sistema de áudio mais moderno e inovador que a Dolby inventou é o Dolby Atmos, que é um sistema baseado em objetos.

As principais diferenças entre DTS e Dolby Digital

DTS e Dolby Digital são incríveis e proporcionam uma excelente sensação de som surround. No entanto, existem diferenças entre os dois que podem ser usadas como fator determinante na escolha de um sobre o outro.

As taxas de bits e a quantidade de compactação diferem bastante entre os dois. O DTS possui um suporte de taxa de bits mais alto e quantidades menores de compactação. Para o sistema 5.1 padrão, o DTS usa taxas de bits de até 1, 5 megabits por segundo para Blu-ray ou 768 kilobits por segundo para DVD.

Por outro lado, o Dolby comprime o mesmo áudio de 5.1 canais muito mais. Para ser exato, são 640 kilobits por segundo para Blu-ray e 448 kilobits por segundo em DVD. A diferença é ainda mais óbvia nos formatos HD, onde o DTS-HD High Resolution suporta no máximo 6 megabits por segundo, enquanto o Dolby Digital Plus suporta apenas 1, 7 megabits por segundo.

Quem é o vencedor?

Dolby afirma que seus codecs são de melhor qualidade e mais eficientes que o DTS, apesar da menor taxa de bits. A DTS afirma que sua qualidade é obviamente superior e apóia a afirmação com os números. O Dolby possui uma calibração de alto-falante um pouco melhor e uma relação sinal / ruído, mas ainda é uma combinação difícil.

No entanto, ambas as empresas oferecem som surround de alta qualidade para vários dispositivos. As empresas e os fãs sempre argumentam que seu lado é melhor, mas honestamente, a diferença é praticamente inaudível para um usuário casual.

Você tem um favorito? Quais são os seus argumentos para tomar partido do DTS ou Dolby? Deixe-nos saber nos comentários logo abaixo.

Dts vs dolby digital: qual a diferença?