Anonim

Dropbox e Google Drive são dois dos principais serviços de armazenamento em nuvem. Com eles, você pode salvar seus arquivos na web em vez de ficar restrito a um disco rígido. Ambos também têm aplicativos móveis e de mesa com os quais você pode organizar arquivos em uma pasta sincronizada com o armazenamento em nuvem. Existem vários serviços de armazenamento em nuvem, mas o Google Drive e o Dropbox têm as mais extensas bases de usuários. Juntamente com o OneDrive da Microsoft, eles formam os três grandes fornecedores de armazenamento em nuvem. É assim que o Dropbox e o Google Drive se comparam.

Veja também o nosso artigo Melhores complementos Kodi

Valor da conta

Em primeiro lugar, vale a pena observar como as assinaturas das contas do Google Drive e do Dropbox se comparam. Ambos os provedores de armazenamento em nuvem oferecem armazenamento gratuito. O Google Drive fornece 15 GB de armazenamento gratuito em comparação com os dois GB do Dropbox. Portanto, a esse respeito, o Google Drive certamente oferece melhor valor; mas os usuários do Dropbox podem obter armazenamento gratuito extra com referências e ativando o upload da câmera em celulares. Cada indicação que se inscreve no Dropbox oferece 500 MB extras e a ativação do upload automático de fotos expande o armazenamento em três GB. O armazenamento máximo gratuito do Dropbox pode chegar a 16 GB, então 28 referências sobre o armazenamento inicial o levarão até lá.

O preço da assinatura anual do Dropbox e do Google Drive pode parecer semelhante. Ambos oferecem um TB de armazenamento com uma assinatura anual de US $ 99. Além disso, ambos têm as mesmas taxas de assinatura mensal de US $ 9, 99 para um TB. Mas os planos de armazenamento do Google Drive são mais flexíveis, pois você também pode obter 100 GB de armazenamento por apenas US $ 1, 99 por mês (US $ 19, 99 por ano). O Google Drive também oferece até 30 TB de armazenamento por mês. Portanto, o Google Drive geralmente oferece um valor melhor da conta do que o Dropbox.

Compatibilidade da plataforma

O Google Drive é compatível com as plataformas de desktop Windows e Mac OS X. Você não pode usar seu aplicativo de desktop no Linux, mas ainda pode usar o Web client pelo menos. É obviamente compatível com o sistema operacional Android do Google, com o qual vem pré-instalado, e com o iOS. Observe também que são necessárias mais versões de atualização dos navegadores Chrome, Firefox, IE e Safari para o GD.

O Dropbox é compatível com mais plataformas que o Google Drive. Você pode usar o armazenamento em nuvem com Windows, Mac (OS X Snow Leopard e macOS Sierra) e Linux (mais especificamente, Fedora e Ubuntu). Além disso, o Dropbox também é compatível com as plataformas móveis e tablets iOS, Android, Blackberry, Kindle Fire e Windows Phone. O aplicativo Dropbox para Windows está disponível até para o Xbox One e permite que os usuários exibam suas fotos e vídeos favoritos na TV. Portanto, o Dropbox é provavelmente uma aposta melhor se você precisar usar o armazenamento em nuvem em vários dispositivos.

Os clientes da web do Dropbox e do Google Drive

Os clientes da web do Dropbox e do Google Drive permitem organizar e editar arquivos de armazenamento em nuvem no seu navegador. O cliente Web do Google Drive tem a vantagem notável de seu próprio pacote de escritório para você editar arquivos, mas agora o Dropbox também permite que os usuários editem documentos de texto, planilhas e apresentações com o pacote Microsoft Office Online. Você também pode editar arquivos do MS Office com os aplicativos móveis Android e iOS Dropbox. Os usuários do Dropbox podem editar os formatos de arquivo .ocx, .xlsx e .pptx com as ferramentas online do MS Word, Excel e PowerPoint e seus aplicativos móveis.

No entanto, o pacote de escritório do Google Drive, mais especificamente o Google Docs, Forms, Drawings, Sheets and Slides, ainda é melhor para editar documentos do que o Dropbox. Para iniciantes, você pode editar uma variedade muito maior de formatos de documento no Google Drive. Além disso, você também pode criar novos documentos do zero no Google Drive. Portanto, se você precisar editar documentos, o Google Drive é sua melhor aposta.

O Google Drive se integra a vários aplicativos e serviços da web do Google, como Gmail, Calender, editor Pixlr, Bloco de notas do Drive, YouTube, Google Plus e Google Maps. Por exemplo, o Google Fotos está quase embutido no GD, pois compartilha o mesmo armazenamento. O Fotos permite salvar imagens no GD sem usar nenhum espaço de armazenamento com a opção Alta qualidade (armazenamento ilimitado gratuito) . Os usuários do Gmail também podem salvar rapidamente anexos de e-mail no Google Drive.

O Dropbox possui ampla integração de aplicativos de terceiros. A API aberta do Dropbox garante que os desenvolvedores possam desenvolver aplicativos facilmente para o serviço de armazenamento em nuvem. As estimativas destacam que existem mais de 100.000 aplicativos de terceiros para sincronizar com o Dropbox. Com alguns desses aplicativos extras, os usuários podem hospedar um site no Dropbox, coletar recortes de URL no Dropbox e sincronizar o Google Docs no Dropbox. Este post sobre Tech Junkie mostra algumas das coisas extras que você pode fazer com o Dropbox.

O cliente da web do Google Drive possui ferramentas de pesquisa melhores que o Dropbox. Isso não é totalmente surpreendente, pois vem com as próprias ferramentas de pesquisa avançada do Google. Clicar na seta à direita da caixa de pesquisa da GD abre as ferramentas e opções no instantâneo diretamente abaixo, que permitem pesquisar tipos de arquivos mais específicos com filtros adicionais na parte superior.

Aplicativos cliente para computador e dispositivos móveis

O Dropbox e o Google Drive têm aplicativos para computador e dispositivos móveis com os quais você pode sincronizar e compartilhar arquivos. No geral, os aplicativos clientes de desktop são pacotes de software bastante semelhantes; mas, como já foi mencionado, o Dropbox é compatível com mais plataformas de desktop e móveis. Assim, os aplicativos clientes do Dropbox permitem uma sincronização mais ampla do dispositivo.

O cliente da área de trabalho do Dropbox geralmente possui um gerenciamento de arquivos mais flexível. Uma limitação do cliente de área de trabalho do Google Drive é que ele abre apenas documentos no Google Docs; portanto, você precisa exportar arquivos do Docs para editá-los em outro software. Outra vantagem dos aplicativos móveis e de mesa do Dropbox é que eles não têm limite máximo de tamanho de arquivo para uploads (mas o limite de upload de arquivos do site é de 10 GB). O Google Drive tem um limite máximo de upload de cinco TB, mas isso ainda deve ser mais do que suficiente na maioria dos casos.

Como o Dropbox é parceiro da Microsoft, seus aplicativos clientes também têm uma melhor integração do Windows. Por exemplo, o aplicativo nativo do Dropbox para Windows 10 é desenvolvido na Plataforma Universal do Windows. Conseqüentemente, os usuários podem arrastar e soltar arquivos do File Explorer no aplicativo para salvá-los na nuvem. Você também pode aceitar convites para pastas compartilhadas com notificações do Windows 10 e o aplicativo também oferece suporte ao Windows Hello, oferecendo uma maneira alternativa de entrar no Dropbox.

Criptografia

O Dropbox possui um nível de criptografia AES de 256 bits, de nível militar. Em comparação, o Google Drive possui criptografia AES de 128 bits mais fraca. No entanto, o Google Drive possui uma criptografia SSL de 256 bits mais alta para transferência de arquivos. Isso é melhor do que a criptografia SSL de 128 bits do Dropbox. O GD e o Dropbox também têm opções de login duplo para verificação em duas etapas, mas nenhum deles possui uma opção de chave de criptografia pessoal.

Suporte ao tipo de arquivo

O Google Drive suporta até 30 tipos de arquivos para você visualizar no navegador. Os usuários do Google Drive podem visualizar os tipos de arquivo de imagem, vídeo, áudio, documento, texto, marcação, arquivo morto, MS Office, Apple e Adobe (PDF, Photoshop e Illustrator) em vários formatos. Além disso, existem aplicativos de terceiros para o GD que podem lidar com outros tipos e formatos de arquivo.

O número de tipos de arquivo que o Dropbox visualiza é um pouco mais limitado. No Dropbox, você pode visualizar os tipos de arquivo de documento, apresentação, planilha, texto básico, link, vídeo e áudio em vários formatos. Quando se trata de editar os arquivos, você só pode modificar os formatos de arquivo do MS Office no Dropbox com a integração do Office Online. Além disso, você terá que baixar qualquer outro formato de arquivo para editá-lo.

Suporte ao cliente

O Google Drive oferece um serviço de suporte melhor que o Dropbox. O suporte por telefone é oferecido com as assinaturas do Google Drive, e você também pode obter suporte técnico por e-mail, chat ao vivo, fórum do GD e tutoriais no site. O Dropbox não possui os serviços de chat e telefone ao vivo, mas ainda possui fórum, site e suporte por email para o armazenamento em nuvem.

Considerando tudo, não há muito entre o Google Drive e o Dropbox. Com seus pacotes de assinatura mais flexíveis e maior armazenamento gratuito, o Google Drive possui melhor valor da conta e seu cliente da Web possui mais recursos, maior suporte ao tipo de arquivo e uma ferramenta de pesquisa melhor que o Dropbox. Portanto, a esse respeito, o Google Drive é o melhor provedor de armazenamento em nuvem. No entanto, os aplicativos cliente de desktop e móvel, mais flexíveis e simplificados, o amplo suporte a aplicativos de terceiros e uma maior compatibilidade de plataforma tornam-no ideal para o compartilhamento básico de arquivos em vários dispositivos.

Dropbox vs google drive - qual é o melhor?