Após sofrer o fim do suporte ao Windows XP em abril passado, houve um alarme recente sobre um prazo mal interpretado do Windows 7. Com a nova direção da Microsoft para o Windows 8 se mostrando impopular e o Windows 10 ainda a vários meses, muitos usuários antigos do Windows optaram por permanecer no Windows 7, e algumas informações erradas os levaram a acreditar que um evento de "fim da vida" semelhante ao Windows XP ocorre hoje, 13 de janeiro de 2015. Antes de entrar em pânico e começar a planejar uma mudança para o Linux, no entanto, é importante observar que o prazo de hoje, embora real, não afeta as correções de segurança do Windows 7 do usuário final. O prazo de final de vida útil do XP para o Windows 7 SP1 não ocorrerá até 14 de janeiro de 2020 .
Conforme explicado por Mary Jo Foley, da ZDNet , a confusão se resume às definições da Microsoft para suporte "Mainstream" e "Extended" dos sistemas operacionais da empresa. Suporte Mainstream é o período durante o qual a Microsoft fornece correções de segurança e correções de bugs, além de suporte por telefone, para a maioria dos clientes, incluindo consumidores médios. Durante a fase de suporte estendido, na qual o Windows 7 SP1 agora se encontra, a Microsoft continuará fornecendo correções de segurança gratuitamente a todos os usuários, mas não necessariamente corrigirá bugs que não estão relacionados à segurança ou fornecerá suporte telefônico aos clientes.
Aqui está um exemplo do que isso significa para o usuário típico do Windows 7: digamos que os usuários encontrem um bug do Windows 7 que faça com que o papel de parede de uma determinada resolução não apareça; existe apenas um grande fundo preto onde a imagem do papel de parede deve estar. A partir de hoje, a Microsoft provavelmente não emitirá uma correção para esse bug, e aqueles que usam o Windows 7 precisarão lidar com isso, evitando as características da imagem do papel de parede que acionam o bug. Por outro lado, se uma nova vulnerabilidade de segurança for descoberta, permitindo que usuários mal-intencionados executem código não autorizado através do uso de uma imagem de papel de parede infectada, a Microsoft emitirá uma atualização que corrige esse bug e continuará corrigindo outras vulnerabilidades de segurança até janeiro 14, 2020.
Portanto, não há necessidade de entrar em pânico, usuários do Windows 7. E a boa notícia é que muitos dos erros não relacionados à segurança já foram identificados até agora, o que significa que aqueles que optarem por permanecer no Windows 7 devem se sentir confortáveis em fazê-lo por mais cinco anos.
Uma observação final, no entanto: o suporte estendido da Microsoft se aplica apenas ao Windows 7 SP1, uma atualização gratuita lançada em julho de 2010. Novos patches de segurança provavelmente serão entregues apenas aos usuários que executam a versão mais recente do Windows 7, portanto, verifique se os PCs com Windows 7 estão atualizados para garantir que você veja os patches mais recentes no Windows Update.
Para usuários curiosos do Windows 8, o prazo de suporte ao Windows 8.1 Mainstream é 9 de janeiro de 2018, enquanto o prazo de suporte estendido não ocorrerá até 10 de janeiro de 2023, momento em que definitivamente deveríamos ter carros voadores.