Ao longo dos anos, passei por alguns roteadores sem fio, mas surpreendentemente muitos não tendem a permanecer trabalhando por pelo menos 3 a 4 anos no mínimo antes de desconectarem.
Com os roteadores Wi-Fi, existem razões óbvias e não tão óbvias para a falha na conectividade de rede.
Exemplos de questões óbvias: Em um roteador que eu tinha, ele começou a emitir um ruído agudo e agudo, que ficava cada vez mais alto; isso é fácil de diagnosticar porque indica fortemente que um capacitor está prestes a explodir. Por outro lado, foi atingido por um raio e parou de funcionar (isso foi anos atrás antes de eu começar a usar um no-break).
Para problemas não óbvios, às vezes um roteador Wi-Fi para de funcionar aleatoriamente. A unidade permanecerá ligada, mas todas as conexões de rede serão interrompidas, forçando a reinicialização manual do roteador (geralmente desligando fisicamente a coisa e ligando-a novamente) e, em seguida, comece a trabalhar novamente.
Quanto à razão pela qual isso acontece, isso geralmente acontece por duas razões.
1. Um dispositivo com fio tem um cabo de rede ruim ou uma placa de rede ruim
A maioria das pessoas que executa roteadores sem fio tem pelo menos um dispositivo de rede com fio conectado (geralmente um PC sem placa sem fio). Não estou me referindo à porta WAN, também conhecida como “Internet”, mas às portas 1, 2, 3, 4 ou superior, nas quais você tem um dispositivo de rede com fio conectado.
Se o cabo de rede estiver com defeito, o roteador será invadido por tráfego de "lixo". E se o roteador for bombardeado com lixo suficiente, ele travará.
Se a placa de rede para a qual o cabo de rede do roteador está ruim ou está começando a ficar ruim, isso pode resultar em muitas conexões / desconexões em uma sucessão de disparo rápido, fazendo com que o roteador desista e bloqueie.
Substitua o cabo de rede primeiro.
Se isso não funcionar, troque as portas no roteador. Se o dispositivo estiver conectado à porta 1, tente a porta 2. É possível que portas individuais em um roteador não funcionem, pois elas geralmente não fazem o modo "tudo ou nada" de ter uma falha na porta.
Se isso não funcionar, desconecte o dispositivo do roteador e verifique se o problema está resolvido. Se isso acontecer, substitua a placa de rede no dispositivo, pois provavelmente ocorrerá uma falha completamente relativamente breve.
Se depois de tudo isso você ainda tiver desconexões aleatórias, consulte o item 2 abaixo.
2. Outros roteadores sem fio trocam de canal aleatoriamente e "iniciam o seu"
Se você tem vários outros roteadores sem fio em sua área (como em um complexo de apartamentos), provavelmente é verdade que seu roteador é periodicamente "iniciado" e você não pode se reconectar a ele sem realizar uma redefinição definitiva.
Quando seus dispositivos sem fio são inicializados abruptamente na rede por causa de outros roteadores que acessam as frequências, o fator decisivo para saber se o seu roteador trava ou não depende de quão barato ou não é barato.
Roteadores baratos básicos não lidam com dispositivos sem fio que estão sendo desconectados abruptamente muito bem. O que normalmente acontece é que, quando ocorre uma desconexão abrupta e você tenta se reconectar com uma máquina Windows, o ícone de status será a "conectividade limitada" muito familiar ao ponto de exclamação ao lado. A conexão é estabelecida, mas não pode ser roteada para lugar nenhum, portanto, você não possui conectividade externa à Internet.
Roteadores melhores podem lidar com desconexões abruptas e falhas de rede com muito mais eficiência, geralmente devido a um firmware melhor programado que possui um recurso de rede de correção automática. Você não precisa de um roteador de nível profissional para ter esse recurso, mas precisa de um que não foi comprado porque estava à venda ou na lixeira, por assim dizer.
E não, o uso de firmware de terceiros como o DD-WRT geralmente não resolverá o problema de um roteador que não consegue lidar muito bem com desconexões abruptas. Você pode tentar isso se desejar (supondo que seu roteador seja suportado), mas é um acerto ou um acerto se realmente ajudará ou não. O DD-WRT existe principalmente para obter recursos extras e não necessariamente melhorar a estabilidade da rede após uma falha na rede.
Em outras palavras, se você tiver um roteador porcaria (ou antigo) que exija uma reinicialização forçada a cada poucos dias ou mais, apenas para funcionar, e o firmware OEM foi atualizado para a versão mais recente, substituí-lo pelo DD-WRT não é a “mágica”. pílula ”cura tudo. Às vezes, não há nada que possa ser feito para um roteador Wi-Fi que funcione com você, e ele deve ser substituído.
Como sempre, use o inSSIDer para verificar o uso do canal de frequência. Para Windows, o inSSIDer é o melhor utilitário gratuito que você pode usar. Com esse aplicativo, você pode facilmente ver se outro roteador invadiu o canal que o seu está usando, informando rapidamente se você precisa mudar de canal ou não para um que esteja aberto.