O Whatsapp é um dos aplicativos de bate-papo mais populares do mundo. Possui milhões de usuários diários que trocam mensagens por meio de bate-papos particulares ou em grupo. Infelizmente, você não recebe uma notificação quando alguém tira uma captura de tela da sua mensagem. Após um grande debate, o último patch de segurança permitiu aos usuários banir as capturas de tela de seus chats. Vamos ver o que aconteceu e por que essa é a melhor coisa a fazer.
Captura de tela de conversas sem restrições
Muitas pessoas usam o WhatsApp para conversar com seus amigos e familiares todos os dias. O aplicativo é gratuito e você só precisa de uma conexão Wi-Fi para poder enviar e receber mensagens. Ao contrário de outros aplicativos populares de bate-papo, o WhatsApp permitia que os usuários fizessem capturas de tela de suas conversas particulares.
Isso significava que você tinha que observar o que dizia se queria manter seus bate-papos privados. Vimos muitos casos de bate-papos privados no WhatsApp se tornando virais porque alguém publicou capturas de tela on-line. Isso certamente deixou algumas pessoas muito infelizes. Há uma razão pela qual essas conversas são privadas. Algumas coisas devem permanecer privadas, longe dos olhares indiscretos do público.
Nem todas as capturas de tela foram feitas para tirar sarro de outras pessoas. Alguns usuários gostam de fazer com que momentos especiais durem para sempre, então eles fazem uma captura de tela para sua coleção particular. Essas pessoas não estão felizes com o novo recurso de segurança que bloqueia todas as capturas de tela completamente.
No entanto, essa nova medida de segurança é inteligente porque você não precisa se preocupar com o fato de seus segredos estarem disponíveis para todos. A única maneira de alguém compartilhar suas palavras é mostrando o bate-papo em seus telefones e é isso. Os dias em que você podia acordar e ver suas mensagens de bate-papo em toda a web terminavam.
Novos recursos de segurança
Os novos recursos de segurança permitem impedir que outras pessoas e você capturem capturas de tela de conversas particulares. No entanto, não está ativado por padrão. Você precisará navegar pelas configurações para ativar esse recurso. Caso contrário, as pessoas poderão tirar capturas de tela de suas conversas.
O WhatsApp deve receber uma atualização de notificação para resolver esse problema em primeiro lugar. O Instagram adotou essa abordagem e parece que a atualização está funcionando bem.
O novo recurso está atualmente em fase de teste, mas deve ser lançado em breve. Isso permitirá que os usuários adicionem uma camada extra de segurança a cada conversa privada, configurando o acesso às impressões digitais. Isso significa que somente você e a pessoa do outro lado do bate-papo poderão ver as mensagens.
O recurso de segurança bloqueia a captura de tela, para que você não consiga capturar suas mensagens de bate-papo. O fato de esse recurso ficar disponível para todos os usuários ou ser descartado depende do feedback do usuário atualmente dividido.
O que dizem os usuários
Muitos usuários do WhatsApp estão confusos com o novo recurso. Alguns gostam de como ele funciona e o fato de permitir que eles evitem tirar capturas de tela completamente enquanto os outros não ficam impressionados com a autenticação de impressões digitais. O recurso de bloqueio de impressão digital já está disponível para usuários do iOS, mas isso não impediu que outros usuários fizessem capturas de tela.
Segurança aprimorada não é suficiente
Parece que o WhatsApp não pensou nas atualizações de segurança por tempo suficiente. O novo recurso de bloqueio de captura de tela não está funcionando como prometido, mas ainda está na fase de teste. O ponto principal é que os desenvolvedores de aplicativos estão cientes dos problemas de privacidade ao capturar capturas de tela das conversas e estão trabalhando na correção. No entanto, resta saber se o recurso de bloqueio de impressão digital chegará ao próximo lançamento oficial.
Você já compartilhou uma captura de tela de uma conversa privada com amigos? O que você acha dos novos recursos de segurança? Diga-nos o que você pensa na seção de comentários abaixo.