Por anos, ouvi dizer que a pasta de dente tornará um disco óptico riscado legível novamente. Eu nunca acreditei nisso.
Eu tinha um CD que gravei há 6 anos que falharia em todas as tentativas de uma unidade óptica lê-lo, mas o mantive assim mesmo, na esperança de que algum dia eu pudesse encontrar uma maneira de torná-lo legível novamente. O disco foi arranhado levemente e eu definitivamente vi outros em muito pior condição. De fato, uma vez eu consegui ler um CD que estava quebrado - embora eu não o recomendasse, porque ele pode se quebrar na unidade e espalhar bits por todo o lugar, arruinando completamente o interior da baía óptica. Isso não aconteceu comigo, mas poderia ter acontecido.
Como um esforço de última hora, tentei o método de pasta de dente porque, malditamente, quero os dados f ** king deste disco e, se não, está sendo jogado fora. Seis anos é tempo suficiente para esperar por qualquer coisa. Eu espalhei a pasta para cobrir completamente o lado dos dados do disco, deixe secar por alguns minutos, depois lavei-a bem e sequei com toalhas de papel.
Eu esperava que isso não fizesse nada, mas deixasse o disco realmente limpo e nada mais, pensando: "Isso será um bom artigo para a PCMech, porque provará totalmente, sem sombra de dúvida, que isso nunca funciona ".
Depois que o disco foi completamente seco, coloquei-o na baía e esperei alguns segundos.
Nada.
Mas o padrão de leitura era um pouco diferente em comparação com o anterior (eu percebi pelo som) e a luz da atividade piscava rapidamente.
Tudo bem então … vou deixar na unidade por um ou dois minutos e desistir porque sei que isso vai falhar novamente.
Cerca de 90 segundos depois, o Windows exibe um prompt perguntando se eu quero ver o conteúdo do disco. O que? Este disco está agora legível ? De jeito nenhum!
Maneira.
Fiquei surpreso, feliz, chocado e qualquer outro sentimento descritivo que você queira colocar lá.
Não apenas o disco foi lido, mas eu consegui copiar todos os arquivos dele, a uma velocidade incrivelmente lenta, mas funcionou. Também não há arquivos corrompidos!
CONTUDO..
Ainda não estou convencido de que foi a pasta de dente que salvou o disco. Pelo que sei, poderia ter sido pura sorte que o disco tenha sido lido desta vez e não todas as outras.
Artigos, alguns dos quais remontam a anos como este, afirmam que a pasta de dente funciona em discos ópticos como um polimento suave. O que supostamente ocorre é que, quando você polir o suficiente, isso remove uma pequena camada de plástico, preenche as áreas causadas pelos arranhões e torna os discos ópticos arranhados legíveis novamente.
Mas ainda não sei se compro também.
O que você acha? Eu tive sorte ou a pasta de dente realmente funcionou?