A Netflix pode parecer tudo para todas as pessoas, mas há algumas que não serão feitas. Uma dessas coisas é oferecer serviços de TV ao vivo. Mas por que? Considerando que está ganhando mais dinheiro do que poderia gastar em novos conteúdos e conta seus assinantes aos milhões, por que a Netflix nunca oferece TV ao vivo?
Veja também o nosso artigo 25 Melhores Filmes de Ficção Científica e Fantasia Streaming na Netflix
Aparentemente, o Netflix já está disponível em mais de 150 países em todo o mundo. Somente lugares como China, Coréia do Norte e Síria não têm acesso ao Netflix, a menos que eles usem uma VPN. Portanto, com tanto alcance e tantos usuários, por que a empresa não se ramifica no maior número possível de serviços?
Quando a Netflix começou em 2007, era o primeiro e único serviço de streaming desse tipo. Começou lentamente, mas de repente pareceu disparar em popularidade. Com essa popularidade veio dinheiro, muito dinheiro e depois veio a competição. Amazon, Hulu, HBO e outros queriam um pouco da ação e se juntaram ao espaço de streaming.
A Netflix mudou a maneira como consumimos mídia, assim como o iTunes mudou a maneira como ouvimos e compramos músicas. A TV ao vivo segue o mesmo caminho, com mais pessoas cortando o fio todos os dias. O que levanta a questão de por que a Netflix não quer entrar na TV ao vivo.
Netflix e TV ao vivo
Para entender por que a Netflix não planeja fazer TV ao vivo, precisamos voltar a uma entrevista do CEO da Netflix, Reed Hastings. Ele conversou com a mídia em julho e disse muitas coisas interessantes. Um assunto que ele abordou foi a TV ao vivo e se a Netflix seguiria a Amazon e o Hulu.
Ele disse; “Seguir um concorrente, nunca, nunca, nunca. Temos tantas coisas que queremos fazer em nossa área, por isso não estamos tentando copiar outras pessoas, seja por cabo linear, há muitas coisas que não fazemos. Não fazemos notícias ao vivo, não fazemos esportes ao vivo. Mas o que fazemos, tentamos fazer muito bem. ”
Havia duas razões aparentemente aparentes para ele não querer levar a Netflix à TV ao vivo. A antipatia por quebras de anúncios e o desejo de não ampliar e, portanto, diluir a marca.
Quebras de anúncio e TV ao vivo
Uma das coisas que a maioria de nós ama na Netflix é a falta de quebras de anúncios. Os EUA têm piores que a maioria dos outros países, com mais minutos por hora de comerciais do que em qualquer outro lugar. A ascensão dos players de DVR pode nos salvar do pior, mas eles ainda estão por toda parte.
Inicie o Netflix e você poderá assistir à TV o quanto quiser, sem um único intervalo de anúncio. Não há edições de colisão nos comerciais, não é preciso esperar por um momento difícil até que o intervalo do anúncio termine e nem gritar com a TV dizendo para ele se apressar e voltar ao programa. Certamente, assinamos a Netflix por causa do conteúdo, mas também adoramos o fato de não termos de suportar comerciais.
Adicione TV ao vivo à mistura e isso desaparece. Com a TV ao vivo, vêm direitos comerciais, licenciamento e quebras de anúncios. Se você mostrar o feed ao vivo de uma rede, também precisará mostrar seus comerciais ou uma versão dele. Se a rede ficar escura por cinco minutos para comerciais, a Netflix precisará exibir os anúncios ou substituí-los por outra coisa. Isso dá muito trabalho ou muita irritação para os espectadores.
Atenha-se ao que você sabe
A outra coisa que tirei daquela entrevista com Reed Hastings foi o desejo dele de se ater ao que a Netflix é boa. Embora ele não tenha mencionado nomes, ele mencionou que alguns serviços estão se espalhando muito e oferecendo um conjunto muito diversificado de recursos.
Hastings disse que o conteúdo está no cerne do que a Netflix está oferecendo. Ele disse; "Nosso conteúdo é nossa jóia da coroa", disse ele, "e cabe a nós pegar esse dinheiro e transformá-lo em um ótimo conteúdo para o benefício da visualização dos usuários".
A Netflix oferecerá TV ao vivo?
Embora a intenção seja manter o conteúdo no momento e não oferecer TV ao vivo, a tecnologia é um daqueles setores em que você nunca diz nunca. É uma indústria em movimento rápido e o que é certo para os negócios agora pode não ser adequado para os negócios mais tarde. Claro, a Netflix ainda está crescendo e desenvolvendo conteúdo de qualidade crescente, mas isso não quer dizer que sempre será assim.
A ascensão do streaming de conteúdo verá o fim do modelo de cabo tradicional em algum momento. Seja dirigido por esportes, notícias ou conteúdo geral, tudo será transmitido em breve. As forças do mercado podem convencer a Netflix a oferecer TV ao vivo, mas acho que não será tão cedo.